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Orientação para Solicitação de Serviços

Existem diversos tipos de serviços disponíveis na secretaria virtual que vocês poderão requerer, alguns deles não necessitam de documentação comprobatória, outro para o andamento da solicitação, será necessário a entrega no pólo da devida comprovação.

Há os serviços pré-pagos a partir da segunda solicitação do mesmo serviço no semestre, para isto, após requerer algum serviço nesta condição, basta ir ao menu “Financeiro”, sub-menu “Impressão de Boleto”, para imprimir o boleto correspondente a taxa do serviço solicitado. Vale ressaltar que este boleto de serviço sairá com vencimento para 48 horas e o pedido solicitado somente será atendido após o banco identificar o pagamento.

No item “Solicitação de Serviços”, para requerer algo, procure a denominação do serviço desejado, digite em local próprio a quantidade e caso seja necessário preencha o local “OBSERVAÇÃO” com as informações pertinentes ao serviço. Após concluir seu pedido clique em “ATUALIZAR”.

Qualquer solicitação de serviço realizado fora do prazo estabelecido pela Instituição, ou que não se relacione ao serviço estipulado, será automaticamente indeferida.

Cabe ressaltar que, nos casos de indeferimento de serviço, não haverá restituição dos valores cobrados.

Para facilitar a compreensão das denominações dos serviços, abaixo serão descritas todas as solicitações que poderão ser requeridas. Vale ressaltar que os serviços descritos a seguir possuem prazos para serem requeridos, por isso, fiquem atentos aos avisos disponibilizados na secretaria virtual.

  • • Academia: solicitação para usufruir das instalações da academia da UNIP, para tanto, o aluno deve solicitar o serviço e efetuar o pagamento do boleto bancário que foi gerado.
  • • Atestado de Conclusão de Curso: emissão de documento que comprova o término do curso, só poderá ser emitido após o lançamento de todas as notas e faltas.
  • • Atestado de Matrícula: emissão de documento que comprova o vínculo acadêmico com a Instituição de Ensino Superior. Neste documento, constam o curso em que o aluno está matriculado, o número da Portaria de Reconhecimento ou Credenciamento, duração do curso, possui o carimbo e a assinatura.
  • • Atestado de Matrícula Online: emissão de documento que comprova que o aluno está matriculado na Instituição de Ensino Superior. Não possui carimbo, nem assinatura e é impresso eletronicamente, ou seja, o aluno fará a impressão.
  • • Cancelamento de Matrícula: solicitação a qualquer momento de cancelamento de vínculo com a Instituição, o aluno deverá quitar as parcelas vencidas até a data do efetivo desligamento e a mensalidade do mês da solicitação do serviço. Poderá requerer ainda retirar sua documentação pessoal. O aluno após solicitar cancelamento de matrícula em sua secretaria virtual deverá comparecer ao seu polo de apoio presencial obrigatoriamente para retirar o seu requerimento devidamente assinado. Sem esse requerimento, o procedimento de cancelamento de matricula não poderá ser finalizado.
  • • Cancelamento de Matrícula por não Formação do Curso: cancelamento de vínculo com a Instituição devido ao pólo e/ou curso e/ou metodologia não ter atingido número suficiente de alunos para abertura da turma.
  • • Compensação de Faltas: o aluno que se ausentar por um período superior a quinze dias por motivos previstos em lei (conforme constante nas Informações Acadêmicas), poderá requerer compensação de faltas. A documentação comprobatória deverá ser enviada à central da UNIP Interativa pelo pólo até a data limite estipulada.
  • • Conteúdo Programático: emissão de documento com as ementas do curso.
  • • Dispensa de Disciplina: o aluno que esteja cursando ou já tenha concluído outro curso superior e pretenda solicitar o aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas anteriormente, deverá realizar a matrícula, acompanhar o andamento do serviço e apresentar no polo o Diploma, Histórico Escolar completo (original ou cópia autenticada), contendo notas e as respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas; os programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela IES de origem. A documentação deverá ser postada pelo aluno no link indicado no segundo andamento de sua solicitação de serviço e em seguida deve ser entregue no polo de matricula para que seja validada e submetida à coordenação do curso para apreciação. Só serão analisadas solicitações de alunos matriculados que estejam com documentações devidamente postadas até a data limite estipulada. Esclarecemos que é de responsabilidade do aluno o preenchimento de informações como: instituição de origem, curso de origem, ano grade, semestre em que esta matriculada, disciplinas de origem e carga horária das disciplinas que deseja análise.
    Atenção: A quantidade de disciplinas que desejam a dispensa independe da quantidade de serviços solicitados. Por tanto, se deseja uma disciplina ou várias, a quantidade de serviço a ser solicitado é apenas uma. No link de postagem é que deverão ser informadas quantas disciplinas deseja a dispensa anexando à documentação comprobatória para cada uma delas.
  • • Histórico Escolar: emissão de documento que comprova as disciplinas que foram cursadas, suas respectivas notas e carga horária, bem como as disciplinas nas quais o aluno encontra-se matriculado.
  • • Inscrição em Disciplina Optativa: solicitação para inscrição em disciplinas optativas, o aluno deverá cursar uma disciplina optativa, indicada pela IES, ou solicitar por meio da Secretaria Virtual; também deverá cursar a disciplina Introdução a Educação a Distância.
    Para a disciplina optativa, o estudante tem a possibilidade de selecionar a disciplina que deseja cursar, entre as opções oferecidas.
  • • Inscrição em Dependência: solicitação para cursar disciplinas em regime de dependência (caso o aluno não seja tutelado).
  • • Matrícula Fora de Prazo: o aluno que, porventura não tenha realizado sua matrícula, poderá solicitar este serviço desde que dentro do prazo estipulado para tal.
  • • Pagamento Antecipado de Parcelas: solicitação para antecipar uma quantidade de boletos para pagamento único e a vista.
  • • Parcelamento de débito: solicitação para parcelar mensalidades vencidas e prorrogar acordos pendentes.
  • • Prova Substitutiva: no caso da impossibilidade da realização da Prova Normal, o aluno poderá solicitar este serviço, sempre observando o prazo estipulado.
    Atenção: Não é necessário requerer a prova pela quantidade de disciplinas.
  • • Reabertura de Matrícula: solicitação para retornar ao curso, o aluno que tiver interrompido seu curso por abandono, trancamento, cancelamento ou transferência de IES, pode solicitar seu retorno à Universidade. O retorno aos estudos obrigará o aluno a cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando (artigo 65 do Regimento Geral da UNIP).
  • • Recontagem de Faltas: solicitação para que seja feita uma recontagem em suas faltas. O aluno deverá descriminar na observação, qual disciplina que gostaria que você feita a recontagem das faltas, sempre observando o prazo estipulado para o serviço.
  • • Reopção de Curso/ Metodologia (SEPI/SEI): solicitação para mudança de curso/metodologia.
  • • Reopção de Campus/Pólo: solicitação para mudança de unidade física.
  • • Reopção por não formação de Curso/Campus: solicitação para mudança de curso e/ou unidade física, devido ao pólo/campus não ter atingido número suficiente de alunos para abertura da turma.
  • • Resgate de Cheque Devolvido: solicitação feita para resgatar o cheque que por algum motivo tenha sido devolvido.
  • • Revisão de Nota: solicitação para que seja feita uma revisão na nota obtida na avaliação.
  • • Revisão de Média: Solicitação para que seja feita a revisão da média final obtida na disciplina.
  • • Revisão de Nota do Trabalho do Curso: solicitação para que seja feita uma revisão de nota obtida no Trabalho do Curso (TC).
  • • Revisão de PIM: solicitação para que seja feita uma revisão da nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
  • • Trancamento de Matrícula: é a interrupção temporária das atividades. O não trancamento da matrícula, dentro dos prazos estipulados pela secretaria, implica constituição de dívida até o final do período letivo. O aluno após a solicitação do serviço em sua secretaria virtual deverá comparecer ao seu polo de apoio presencial para assinar o requerimento de trancamento de matricula para seu serviço seja executado em sistema.
  • • Trancamento de Matrícula: é a interrupção temporária das atividades. O não trancamento da matrícula, implica constituição de dívida até o final do período letivo. O aluno após solicitar trancamento de matrícula em sua secretaria virtual deverá comparecer ao seu polo de apoio presencial obrigatoriamente para retirar o seu requerimento devidamente assinado. Sem esse requerimento, o procedimento de trancamento de matricula não poderá ser executado em sistema.
  • • Trancamento de Matrícula por não Formação do Curso/Campus: é a interrupção temporária das atividades. Este serviço deve ser requerido quando o pólo/campus não atingiu número suficiente de alunos para abertura da turma.
  • • Transferência de Faculdade: solicitação de pedido para ingressar em outra Instituição de Ensino. Os documentos (atestado de matricula, conteúdo programático e histórico) serão emitidos e automaticamente o aluno será transferido no sistema.

Observações

Todas as solicitações de serviço possuem período determinado para serem efetuadas. Os prazos são divulgados no menu aviso da Secretaria Virtual do aluno, portanto, sempre que acessar fique atento a todos os avisos inseridos.

Nos casos em que o serviço necessite de documentação comprobatória, o serviço somente será analisado após o recebimento da documentação completa e desde que seja recebida pela Central da UNIP Interativa dentro do período estipulado e divulgado ao aluno.

Cabe ao aluno o acompanhamento do andamento de sua solicitação de serviço, para tanto, basta acessar o item “Serviços Solicitados” e clicar sobre “Situação do Serviço”.