Unip - Universidade Paulista

XXIII Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica UNIP / SANTANDER

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XXIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA UNIP / SANTANDER

    III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR UNIP/PIBIC-EM-CNPq

 

No início deste ano, participamos da ação mais esperada pelos brasileiros desde o início da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2 - causador da Covid-19, o começo da vacinação dos brasileiros. O fato ocorreu após dois anos dos médicos notificarem a Organização Mundial da Saúde (OMS) de casos de uma misteriosa pneumonia, em dezembro de 2019.

A covid-19 espalhou-se com rapidez pelo mundo e forçou as pessoas a ficarem em casa, para não serem contaminadas pela doença de sintomas e efeitos desconhecidos. A situação exigiu que cientistas do mundo todo corressem contra o tempo para conter a pandemia. Assim, em menos de um ano, surgiram as vacinas.

Graças ao investimento financeiro de diversos países, ao uso de novas tecnologias, e ao esforço coletivo dos cientistas que se uniram e trocaram informações, foi possível a criação de vacinas em um curto período de tempo.

Ainda há desafios pela frente, como o estudo sobre a eficácia dos vários tipos de vacina e as variantes do vírus, mas com a continuidade dos investimentos, das pesquisas, e da colaboração entre os cientistas, venceremos o vírus.

Mesmo em meio à pandemia e à crise global, a UNIP organizou-se para que os alunos da graduação continuassem a se empenhar em suas iniciações científicas e pudessem finalizá-las. É com muita satisfação que apresentamos os resumos das pesquisas concluídas em 2021. Elas confirmam o contínuo interesse dos alunos de graduação pela pesquisa científica, mesmo quando as condições de estudo e de trabalho se modificam alterando suas rotinas.

A todos os envolvidos, nossos parabéns pelo empenho, pela busca de desafios acadêmicos, pela superação de limites e principalmente, por manterem suas decisões e finalizarem suas pesquisas nesse momento tão delicado em que vivemos.

Pelo segundo ano consecutivo, nosso Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica será realizado remotamente, com o objetivo de partilhar o conhecimento científico com todo o Brasil.

Convidamos aqueles que tiverem interesse pela pesquisa científica e tecnológica a prestigiarem o sucesso dos nossos jovens pesquisadores, de seus orientadores e de todos os envolvidos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP neste evento.

Até breve!

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.