Evento

Encontro Científico UNIP 2021

A Universidade Paulista – UNIP constitui-se em um centro de geração e difusão do saber por meio da articulação das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Para atingir seus objetivos, a UNIP oferece condições que propiciam a busca de excelência na produção científica, artística, filosófica e tecnológica docente e discente.

A promoção do desenvolvimento do potencial dos alunos se dá em contextos que estimulam a solução criativa de problemas e desafiam o conhecimento existente para atender às demandas propostas pela sociedade. Desse modo, a UNIP, ao estimular a formação intelectual de seus alunos, simultaneamente os prepara para uma atuação profissional eficiente e efetiva. O caminho para a excelência inclui um ensino constantemente atualizado, ético e de qualidade, dirigido para o futuro e para o reconhecimento da importância de uma aprendizagem contínua nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde, associado a instituições universitárias de diferentes países.

A Pós-graduação stricto-sensu da UNIP, em seus programas de Mestrado e Doutorado, difunde a pesquisa no ambiente universitário como processo de qualificação do ensino e das práticas extensivas universitárias, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o aluno a descobrir e a entender a realidade, sistematizar e avançar o conhecimento e mudar positivamente o entorno social em que se encontra. O investimento da UNIP em pós-graduação e pesquisa fomenta a procura de revisão contínua dos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, e contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa capazes de enfrentar diferentes desafios.

A política de pós-graduação da UNIP resulta em um ensino atualizado e de alto padrão, atende às normas estipuladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior–CAPES e pelo Conselho Nacional de Educação-CNE e sua Câmara de Ensino Superior-CES. Atualmente, a UNIP tem 65 Grupos de Pesquisa que atingem todas as áreas do conhecimento, cinco Programas de Mestrado e cinco Programas de Doutorado, com avaliações da CAPES significativamente positivas, em Administração, Comunicação, Engenharia de Produção, Odontologia e Patologia Ambiental e Experimental.

Para compartilhar o resultado das pesquisas realizadas nos Programas de Mestrado e Doutorado, Grupos de Pesquisa e demais projetos de atenção ao desenvolvimento científico, a UNIP promove, anualmente, o Encontro Científico. O Encontro é composto de conferências, palestras, mesas redondas, minicursos, workshops e comunicações coordenadas. É aberto a toda comunidade acadêmica e, desde o ano passado, devido à pandemia, está sendo oferecido de forma remota, com o objetivo de atingir todo público nacional e internacional interessado nas temáticas abordadas no Encontro.

XXIII Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica UNIP / SANTANDER
III Encontro de Iniciação Científica Júnior UNIP/PIBIC-EM-CNPq

No início deste ano, participamos da ação mais esperada pelos brasileiros desde o início da pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov-2 - causador da Covid-19, o começo da vacinação dos brasileiros. O fato ocorreu após dois anos dos médicos notificarem a Organização Mundial da Saúde (OMS) de casos de uma misteriosa pneumonia, em dezembro de 2019.

A covid-19 espalhou-se com rapidez pelo mundo e forçou as pessoas a ficarem em casa, para não serem contaminadas pela doença de sintomas e efeitos desconhecidos. A situação exigiu que cientistas do mundo todo corressem contra o tempo para conter a pandemia. Assim, em menos de um ano, surgiram as vacinas.

Graças ao investimento financeiro de diversos países, ao uso de novas tecnologias, e ao esforço coletivo dos cientistas que se uniram e trocaram informações, foi possível a criação de vacinas em um curto período de tempo.

Ainda há desafios pela frente, como o estudo sobre a eficácia dos vários tipos de vacina e as variantes do vírus, mas com a continuidade dos investimentos, das pesquisas, e da colaboração entre os cientistas, venceremos o vírus.

Mesmo em meio à pandemia e à crise global, a UNIP organizou-se para que os alunos da graduação continuassem a se empenhar em suas iniciações científicas e pudessem finalizá-las. É com muita satisfação que apresentamos os resumos das pesquisas concluídas em 2021. Elas confirmam o contínuo interesse dos alunos de graduação pela pesquisa científica, mesmo quando as condições de estudo e de trabalho se modificam alterando suas rotinas.

A todos os envolvidos, nossos parabéns pelo empenho, pela busca de desafios acadêmicos, pela superação de limites e principalmente, por manterem suas decisões e finalizarem suas pesquisas nesse momento tão delicado em que vivemos.

Pelo segundo ano consecutivo, nosso Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica será realizado remotamente, com o objetivo de partilhar o conhecimento científico com todo o Brasil.
Convidamos aqueles que tiverem interesse pela pesquisa científica e tecnológica a prestigiarem o sucesso dos nossos jovens pesquisadores, de seus orientadores e de todos os envolvidos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIP neste evento. Até breve!

Datas Importantes

Encontro Científico

Edição 2022. Aguarde informações.

Encontro de Iniciação Científica UNIP,
III Encontro de Iniciação Científica Júnior UNIP/PIBIC EM-CNPq

Edição 2022. Aguarde informações.

Anais