Design de Moda

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 180329/3 de 29/03/2018 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 180329/3 de 29/03/2018 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
PAULISTA Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710387. Renovação de Reconhecimento Portaria n. 598 de 13/11/2013 publicada em 14/11/2013.
CAMPINAS Em Processo de Renovação de Reconhecimento – Protocolo 201710386. Reconhecimento Portaria n. 43 de 22/01/2015 publicada em 23/01/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Campinas CST - Design de Moda 2015 2
Paulista CST - Design de Moda 2015 2

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda tem por objetivo preparar um profissional para atuar em empresas do segmento da moda, com atividades de gestão e supervisão dos diversos elementos que compõem a cadeia têxtil.

2. Atividades Principais

  • Gerir produtos ligados ao segmento da moda;
  • preparar estratégias de gestão para empresas do setor;
  • desenvolver estratégias de marketing para as empresas de moda e realizar pesquisas sobre o comportamento do mercado e do comsumidor;
  • desenvolver modelagens para os produtos de moda;
  • acompanhar o processo de criação dos produtos de moda;
  • acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos para o setor;
  • criar produtos para os vários segmentos da moda.

3. Mercado de Trabalho

O profissional atuará em empresas de confecção, de fiação, em tecelagens, malharias e magazines, desenvolvendo estratégias de gestão para os vários departamentos que atuam com o produto moda.

  • Analista de Desenvolvimento de Produtos
  • Gestor de Empresas de Moda
  • Supervisor de Empresas de Confecção
  • Supervisor de Produtos Confeccionados
  • Analista de Mercado da Moda

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Haroldo Souza

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Arte, Cultura e Design de Moda 60
Atividades Complementares 100
Comunicação Aplicada 30
Comunicação Visual do Produto 60
Consultoria de Moda e Imagem 30
Desenho Expressivo 90
Desenho Técnico Informatizado 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Design do Vestuário 90
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Educação Ambiental 30
Estatégias de Administração de Moda 60
Estudo da Forma 60
Estudos Disciplinares 200
História da Moda 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Laboratório de Criação 90
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linhas de Produto 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Moda e Mercado 30
Modelagem Plana 60
Modelagem Avançada 60
Modelagem Computadorizada 60
Moulage e Representação Tridimensional 60
Oficina de Criação 60
Pesquisa de Moda 60
Planejamento, Criação e Coleção 60
Planejamento do Produto de Moda 90
Plano de Negócios 30
Produção de Moda e Estilo 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência 30
Sistema da Moda 30
Técnicas de Corte e Costura 60
Tecnologia da Confecção 60
Tecnologia Textil 60

Carga Horária Total: 2.430 Horas-Aula (2.025 horas)

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