Gestão de Turismo

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
CIDADE UNIVERSITÁRIA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
INDIANÓPOLIS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
MARQUÊS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
NORTE Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PARAÍSO Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PAULISTA Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
PINHEIROS Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
TATUAPÉ Reconhecimento Portaria n. 679 de 02/03/2005 publicada em 03/03/2005
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo tem como objetivo desenvolver no aluno competências associadas à utilização de métodos e técnicas no ambiente de gestão, tornando-o um profissional capaz de atuar nos Departamentos de Administração, Finanças, Vendas, Planejamento, Recepção, Marketing e Compras de empresas do mercado turístico do setor privado, público ou de organizações não-governamentais.

2. Atividades Principais

  • Definir objetivos de planejamento estratégico de negócios e de projetos aplicados ao trade turístico;
  • analisar e diagnosticar a infra-estutura turística;
  • planejar, comercializar e executar atividades nos segmentos turísticos;
  • analisar e implementar negócios pelo e para o cliente;
  • definir e implementar diferenciais competitivos em organizações do segmento de turismo e hotelaria;
  • definir e implementar padrões de qualidade no segmento;
  • organizar e administrar os setores internos de estabelecimentos ligados ao turismo, como parques temáticos, pousadas, hotéis, clubes, espaços de eventos, entre outros;
  • definir e liderar equipes de trabalho.

3. Mercado de Trabalho

  • Supervisor/Coordenador de Operações em empresas de turismo e hotelaria
  • Responsável pelo atendimento ao cliente nos departamentos ligados à área do turismo e hotelaria
  • Gestor Operacional em empresas de lazer, entretenimento, eventos, agências de turismo e hotelaria
  • Gerente de setor responsável pelo contato com fornecedores de produtos e serviços e com os clientes de
    empresas de turismo, eventos, lazer e entretenimento e hotelaria
  • Gestor de Estratégias, Planejamento Tático e Operações em setores públicos e privados de turismo e lazer
  • Responsável por treinamento e surpervisão de funcionários das empresas fornecedoras de produtos e serviços nos setores de turismo e hotelaria

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Stolf

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Agências de Viagem 60
Arte, Cultura e Patrimônio 60
Atividades Complementares 100
Cerimonial, Protocolo e Etiqueta 30
Controle de Custos e Formação de Preços 30
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Elaboração de Roteiros Turísticos 60
Estratégia de Marketing e Vendas 60
Estudo de Viabilidade dos Projetos Turísticos e Hoteleiros 60
Estudo das Bebidas 60
Estudos Disciplinares 300
Evolução da Gastronomia 60
Fundamentos de Turismo 60
Gestão dos Meios de Hospedagem 60
Gestão em Serviços de Hospitalidade 60
Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia 60
Lazer, Entretenimento e Recreação 60
Legislação Aplicada a Hospitalidade 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Organização de Eventos 60
Planejamento e Organização em Turismo 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Segmentação de Mercado 60
Sistemas de Transportes em Turismo 30
Tendências em Hospitalidade 30
Turismo Gastronômico  60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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