Produção Publicitária

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
CIDADE UNIVERSITÁRIA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
INDIANÓPOLIS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MARQUÊS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
NORTE Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
PARAÍSO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
PAULISTA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
TATUAPÉ Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso de Tecnologia em Produção Publicitária tem como objetivo capacitar profissionais com competências que permitam gerenciar equipes de desenvolvimento de projetos, planejar, editar e finalizar trabalhos de produção e de propaganda para diversas mídias por meio do domínio das linguagens e técnicas para a produção publicitária.

2. Atividades Principais

  • Reconhecer e utilizar as diversas linguagens das mídias e suas inter-relações;
  • criar e produzir, em diferentes mídias, peças gráficas e audiovisuais;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • atuar no processo de criação e arte publicitária por meio de estudos dirigidos ao mercado;
  • atuar na direção de arte e na produção gráfica de peças para mídia impressa;
  • criar publicidade para televisão, rádio e planejamento multimídia;
  • produzir filmes publicitários, peças em multimídia e filmes para televisão e vídeo.

3. Mercado de Trabalho

  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Empresas de Marketing
  • Agências de Comunicação
  • Produtoras de Vídeo, Áudio e Web

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação Aplicada 60
Criação Publicitária em Multimídia 60
Criação Publicitária em Televisão e Rádio 60
Direção de Arte em Publicidade 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estética e História da Arte 60
Estratégia em Marketing e Consumo 60
Estrutura de Agência 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Fotografia Publicitária 60
Gestão de Produção Publicitária 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia Científica 60
Novas Tecnologias em Publicidade 60
Oficina de Redação Publicitária 60
Planejamento Estratégico 60
Produção Gráfica Publicitária 60
Produção Publicitária em Televisão 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teoria da Publicidade e Propaganda 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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