Engenharia Civil

Atos Regulatórios

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Engenharia Civil 2014 3
Araçatuba Engenharia Civil 2014 3
Bauru Engenharia Civil 2014
Brasília Engenharia Civil 2014 3
Campinas Engenharia Civil 2014 4
Limeira Engenharia Civil 2014
Ribeirão Preto Engenharia Civil 2014 4
Santos Engenharia Civil 2014 3
São José do Rio Preto Engenharia Civil 2014 3
São Paulo Engenharia Civil 2014 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O engenheiro civil é um profissional que atua como liberal ou como empregado, em empresas de caráter privado ou em estatais. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função.

O engenheiro civil deve apresentar formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe em, por exemplo, incorporação de projetos, quando normalmente é conhecido como “engenheiro de obras”.

Na UNIP, o corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, com destacada parcela de doutores, mestres e profissionais de diversas áreas de atuação na engenharia civil, o que proporciona, portanto, aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Desta forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, à formação ideal em Graduação, que é a do engenheiro generalista.

2. Atividades Principais

  • Definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações;
  • proteger, construir e reformar edifícios;
  • captar e instalar rede de distribuição de água;
  • construir usinas hidrelétricas para produção de energia;
  • proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens etc.;
  • analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo, definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.

3. Mercado de Trabalho

O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:

  • materiais
  • indústrias de concreto, de pré-moldados
  • estruturas
  • edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc.
  • hidráulica e saneamento
  • sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral
  • transportes e geotecnia
  • estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc.

Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.

O profissional formado pela UNIP encontra-se perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia.

O campo de trabalho é bem amplo, muito embora sempre vinculado diretamente à situação econômica do país.

Hoje as especializações ligadas à qualidade, à segurança e à proteção estão em crescimento. além disso, o surgimento de planos populares para a compra de imóveis financiados pelas construtoras implica um aumento do número de obras e, consequentemente, uma maior demanda de profissionais de engenharia civil.

4. Práticas

  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de CaD/CaM/CaE com os Softwares autoCad 14 e Euclides 3.0
  • Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica,
  • Geologia, Mecânica dos Solos, Topografia, Hidráulica e Materiais de Construção Civil
  • Laboratório de Informática com Softwares Específicos e Internet
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas

5. Duração

5 anos

6. Coordenador

Antonio René C. Aranha Paula Leite

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:

MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.

g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

  1. para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
  2. para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
  3. para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
  4. para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
  5. para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Aplicação de Estruturas de Concreto Armado (Edifícios) 75
Arquitetura e Urbanismo 30
Atividades Complementares 100
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Cálculo com Geometria Analítica 75
Cálculo de Funções de Várias Variáveis 60
Ciências Sociais 30
Cinemática dos Sólidos 60
Computação Aplicada a Engenharia Civil 30
Complementos de Estradas e Aeroportos 30
Complementos de Física 60
Complementos de Mecânica dos Solos e Fundações 45
Complementos de Resistência dos Materiais 75
Complementos de Sistemas Estruturais (Madeiras e Metais) 30
Comunicação e Expressão 30
Desenho de Construção Civil 30
Desenho Técnico 30
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica dos Sólidos 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Administração 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Eletricidade Básica 60
Engenharia Civil Integrada 30
Engenharia Civil Interdisciplinar 30
Engenharia e Meio Ambiente 30
Equações Diferenciais 60
Ergonomia, Acessibilidade e Segurança do Trabalho 30
Estágio Supervisionado 480
Estática dos Fluídos 30
Estatística Descritiva 30
Estatística Indutiva 30
Estradas e Aeroportos 45
Estruturas de Concreto Armado 60
Estudos Ambientais e Saneamento Urbano 30
Estudos Disciplinares 600
Ética e Legislação Profissional 30
Fenômenos de Transporte 60
Fundações Profundas 60
Fundamentos de Termodinâmica 30
Geodésia 30
Gerenciamento de Obras Civis 30
Hidráulica e Hidrologia 75
Hidráulica e Hidrologia Aplicada 60
Homem e Sociedade 30
Instalações Prediais Elétricas 30
Instalações Prediais Hidráulicas 45
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Materiais de Construção Civil 45
Materiais Naturais e Artificiais 30
Mecânica da Partícula 75
Mecânica dos Solos e Fundações 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Noções de Direito 30
Obras de Terra 45
Orientação de Estágio 30
Pontes e Grandes Estruturas 75
Portos e Vias Navegáveis 45
Programação de Computadores 30
Química Aplicada para Engenharia Civil 30
Química Básica 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Resistência dos Materiais - Civil 60
Sistemas de Tratamento de Águas e Esgoto 60
Sistemas Estruturais (Concreto) 30
Sistemas Estruturais (Madeira e Metais) 30
Técnica e Economia de Transportes 60
Tecnologia da Construção (Sistemas Construtivos) 30
Teoria das Estruturas 45
Tópicos de Atuação Profissional - Engenharia Civil 30
Tópicos de Física Geral e Experimental 75
Tópicos de Informática 30
Tópicos de Matemática 75
Topografia 45
Trabalho de Curso I 30
Trabalho de Curso II 30
Trabalho de Curso II - Práticas Supervisionadas 220

 

Carga Horária Total: 4.900 horas-aula (4.083 horas)

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