Aplicação de Novas Tecnologias no Universo da Moda: Estudo exploratório para as bases técnicas da Pesquisa

Artigo

Solange Wajnman

Palavras chaves: novas tecnologias / criação / modelagem / corte /sistema CAD / sistema CAM

O uso de meio informáticos na criação, modelagem e corte estão tornando-se cada vez mais freqüentes já que além de alterar facilmente os desenhos dos modelos, reduzem o tempo de trabalho e o gasto do tecido. Algumas das principais inovações são o sistema CAD (Computer aided design) e o sistema CAM (Computer aided manufacturing). Os principais benefícios consistem na redução do tempo e do gasto de tecido, além da capacidade de alterar facilmente os desenhos dos modelos.

Nas nossas pesquisas em feiras técnicas, cursos e leitura de material deparamo-nos com vários sistemas CAD/CAM. Introduziremos a descrição de alguns tipos exemplares neste primeiro estudo.

1.O Sistema CAD na criação

O trabalho de criação consiste no design dos modelos e na escolha dos tecidos (textura e padrão) com os quais as roupas serão confeccionadas.

Os Sistemas Lectra francês e Kopperman alemão, sistemas por nós investigados, ambos comercializados no Brasil, dispõem de softwares específicos para o trabalho de design assistido pelo computador. Estes softwares podem ser inicializados a partir do "cavalete eletrônico", do trabalho com o "scanner"(figuras prontas que são copiadas e depois manipuladas) ou diretamente partir dos próprios recursos automáticos e semi-automáticos.

a) O cavalete eletrônico:

Uma das possibilidades da entrada de dados para o trabalho de designer assistido pelo computador é o "cavalete eletrônico". Com a ajuda de dispositivos eletrônicos, o estilista pode com uma caneta especial de feltro, simular desenhos em guache, em carvão ou pastel. Como indica o folheto do sistema Léctra "são possíveis todo o tipo de movimentos com a caneta: rotação, pressão, diferentes ângulos, as cores misturam-se, saturam-se, sobrepõem-se e esbatem-se conforme a inspiração do estilista.".

b) O uso do "scanner"

Outra possibilidade é o uso do "scanner" sobre figuras que se quer incorporar ao programa de designer do computador.

O uso do programa de estilos do computador

A partir da utilização de cores e texturas já incorporadas previamente, o operador faz as suas combinações possíveis.

Sejam quaisquer as entradas dos dados no equipamento, pela via do software de design, observa-se a possibilidade das idéias poderem ser experimentadas muito rapidamente. Golas, pregas, costuras, mangas são trabalhadas nas suas várias possibilidades. Diversas combinações de cores, tecidos tramas e urdumes podem ser experimentados na simulação muito antes do aparecimento do "produto real".

Alguns softwares simulam de modo tão realista todo tipo de material, cores e materiais desejados, que reduzem sensivelmente os custos de mão de obra e matéria prima. A coleção pode ser incorporada à uma biblioteca virtual com todas as fichas técnicas desejadas ou ainda impressa, transferida por rede, modem disco óptico ou CD ROM para o cliente.

2. O Sistema Cad/Cam na modelagem

De uma maneira tradicional, o trabalho de modelagem consiste na concretização das idéias do estilista de modo a criar um protótipo a partir do qual serão elaborados os moldes, adequando as proporções do protótipo aos diversos tamanhos das roupas a serem fabricados. Para adequar seu protótipo às solicitações dos tamanhos padronizados (pela empresa ou pelas tendências gerais) o modelista deve proceder assim:

a) separação das partes-base das roupas (mangas, golas, etc)

b) posicionamento dos moldes no tecido, de modo a minimizar o desperdício de sobras deste, aproveitando melhor o tecido. É o sistema de encaixe.

Investigando alguns sistemas Cad/Cam como o Vetigraph e o sistema Investrônica (Pattern Generation.System) pudemos obervar que o processo da modelagem simplifica todo este processo.

A partir de bases prontas ou de um processo de digitalização (com captador ou caneta), entra-se com os dados no computador. Na tela obter-se-á o encaixe interativo automaticamente, com opções para a definição de distâncias mínimas entre os moldes. Todo o processo de modelagem gerado pelo computador, isto é, simulada trará a previsão dos gastos de tecidos de maneira mais econômica possível.

Algumas características podem ser ressaltadas:

-A reversibilidade das transformações

Todas as transformações na modelagem tais como abrir e fechar leque, dar vincos, mover pinça etc... são reversíveis. O sistemas numérico cumprirá a cada momento todos os ajustes possíveis dentro do comprimento e largura estabelecidos.

- A Interatividade

Pode-se criar interativamente os modelos de peças para cada componente do tecido. Pode-se:

Adicionar costuras, inserir piques e marcas, modificar, unir, recortar e duplicar moldes.

Observa-se uma combinação entre recursos "reais" como papéis, tesouras, régua, esquadra etc com recursos de desenho gráfico operados pelo computador.

-A conceituação e mensuração

A geração automática de medidas de padrões é feita a partir de tabelas de medidas, de modo a poder realizar automaticamente as transformações necessárias nos diferentes padrões do modelo para acomodar-se às variações na tabela de medidas. Uma vez definido o padrão, o sistema cumprirá sempre e automaticamente esta condição em todos os tamanhos, sejam quais forem as transformações e as alterações de normas de escalamento que se façam.

-A concretização rápida do modelo

O "plotter" é a impressora que, ao permitir a utilização de uma caneta especial, risca os trabalhos tais como encaixes de modelagem e ampliação e redução dos moldes. Coloca-se em seguida .as figuras de papel desejadas em cima da pilha de tecidos e enfesta-se.

O Sistema CAM no corte

O processo final do desenvolvimento criação e modelagem é o corte. No final dos anos 70 novas técnicas para o processo de corte que substituiram a faca elétrica como o corte a laser por exemplo.No entanto, o desenvolvimento de corte com controle numérico emerge hoje como uma inovação que supera os problemas causados pelo laser : descoloração do tecido, queima das bordas e junção das camadas cortadas.

Conforme estudos efetuados conjuntamente com alunos de moda do terceiro ano da UNIP pudemos reconhecer a atuação do sistema de corte. Segundo estes estudos, compreendemos que o sistema de corte com controle numérico é uma máquina ligada diretamente ao sistema CAD. Ela é utilizada no gradeamento e encaixe, fornecendo as instruções para guiar uma lâmina na mesa de corte onde são fixadas até 300 camadas de tecido (enfesto). Ressalta-se que a vantagem do corte automatizado em relação ao método convencional está no ganho de produtividade obtido graças à grande velocidade da lâmina e ao maior número que podem ser cortadas uma única vez. A melhor produtividade da costura e o melhor aproveitamento do tecido, são dentro deste processo, inegáveis.