BARBOSA, Joaquim Carlos da Silva. Marketing de moda na internet: Estudo de casos no segmento de roupas de marca. Dissertação de mestrado, Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 1999

Banco de Teses

Resumo

Abordaremos neste trabalho, a internet como uma poderosa ferramenta a serviço da comunicação em tempo real, faz parte de um novo tempo, uma nova forma de fazer negócios, sendo considerada um poderoso balcão de negócios virtuais. A internet por ser considerada uma nova mídia tem suas caracteríticas próprias, o que requer a aplicação de um novo conceito de marketing e promoção. Consequentemente há necessidade da aplicação de uma nova publicidade adaptada às modernas e novas técnicas de relacionamento com os clientes. Certamente este novo conceito de marketing e de promoção faz da internet um veículo interativo pelo uso de ferramentas exclusivas. Nesta condição às vezes adapta os velhos paradigmas do marketing tradicional de massa aos novos conceitos do marketing digital, outras vezes o exclui. O marketing digital quando aplicado ao segmento de roupas de marcas via loje virtual, transforma a internet num canal de realização de vendas on-line para esses produtos.

Ninguém mais pode duvidar as mudanças de paradigmas que a internet vem incorporando ao relacionamento humano. Surge um novo consumidor mais analítico e conhecedor de seus direitos. Exige um atendimento pós-venda e não aceita a publicidade tradicional de massa persuasiva como única forma de levá-lo à compra.

Os custos para criação e manutenção de "home-pages" bem como os gastos com campanhas publicitárias on-line são acessíveis a alguns empresários que já fazem uso da mídia tradicional de massa que se comparada à mídia digital esta proporciona economia de recursos, fazendo da mídia on-line uma nova opção para realização de seus negócios.

As vantagens dos custos operacionais das lojas virtuais quando comparada com os custos das lojas tradicionais de ruas são visíveis, já que estas últimas necessitam de uma estrutura física para operar requerendo uma mobilização maior de capital, portanto custos operacionais maiores devido a muitas despesas, não requeridas pelas lojas virtuais.

Um estudo elaborado pela IBM a respeito do "e-commerce" ou comércio eletrônico, mostra a importância desta modalidade de negócios. Assim disponibiliza informações importantes a empresas que necessitam de melhores informações para atuar na internet.

Certamente o comércio eletrônico será num futuro próximo a melhor maneira de efetivar uma série de transações em qualquer parte do mundo, como podemos observar pela crescente entrada de empresas no comérico on-line. Fica fácil imaginar o que vai acontecer com as empresas que se mantenham apenas no mercado tradicional e que decidam adiar sua estréia na internet ou não se profissionalizarem nesta área.

Neste trabalho trataremos dos assuntos acima e ainda confrontaremos alguns conceitos da publicidade tradicional de massa com a publicidade interativa, assim veremos que a publicidade interativa se insere dentro deste novo conceito de mídia on-line que têm suas próprias peculiaridades e faz uso de ferramentas próprias.