IDARGO, Alexandre Bergamo. A Experiência do Status. Dissertação de Mestrado. Departamento de Sociologia, FFLCH, USP. São Paulo: 2000

Banco de Teses

A Experiência do Status

Apresentada ao Departamento de Sociologia da USP para obtenção do título de Mestre em março de 2000.

Palavras-Chave: cultura - consumo - moda - status - experiência social - racionalidade social

Resumo:

O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinados valores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, para o status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante de condições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos e experiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessas coisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica.

Abstract

This thesis analyzes the field of fashion as it is structured nowadays in Brazil, and specially in São Paulo. The possibility of certain beliefs and values get status of reality is a unique feature of the field of fashion. This feature allows people to ascribe a specific meaning to their actions, to their position in the field of fashion and also in the social structure as a whole, as well as to the status and the image they conceive for themselves. The fashion present us, in different ways, that this beliefs and values acquire status of reality only under certain conditions, namely when the reeling involved are attached to a symbolic expression; material conditions are available; the individual investments meet a possibility to the accomplished. Values, beliefs, illusions, dreams and experiences are laid down in fashion. When all this things meet their own material conditions, the fashion begins to acquire power of reality, and to assemble people who share the same expectations and interests. Therefore, the fashion is intrinsically linked to its possibility of allowing to certain feelings a symbolic expression.