O presente estudo apresenta as principais idéias e metodologias que têm orientado os trabalhos de Conservação de Têxteis Históricos no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Apresentando através dessa discussão específica questões que propiciem uma reflexão sobre conservação/restauração de bens culturais frente à sensibilidade e ideário do final do século XX. A autora apresenta uma ampla discussão sobre conservação de bens culturais e suas repercussões no que denomina "pensamento politicamente correto". É questionada a transformação do perfil do restaurador-artista para o status de conservador-cientista e também a idéia do "exagero crescente" que segundo Teresa Paula, caracteriza "a atividade de preservação" na atualidade. A autora apresenta ainda, teorias e questões relativas à ética da atividade de conservação de têxteis históricos, apresentando dez estudos de caso. Ao final, são discutidas as possíveis peculiariedades dos trabalhos de conservação no contexto da Universidade de São Paulo. O trabalho apresenta ainda, bibliografia específica e um anexo com desenhos digitais complementares a um dos estudos de caso apresentado no capítulo 3.