Esta dissertação tem como objetivo principal fazer uma análise comparativa entre a avaliação da produção sob o ponto de vista do pequeno empresário têxtil e sob o ponto de vista de seus clientes. Possui caráter exploratório na medida em que busca identificar as razões de uma divergência entre as avaliações e em que busca levantar as dificuldades encontradas pelos empresários na melhoria de critérios competitivos da produção cujo desempenho não é satisfatório sob o ponto de vista dos clientes. A pesquisa foi desenvolvida junto a um grupo de pequenas empresas têxteis e de seus clientes situados na região de Americana (SP) e na cidade de São Paulo (SP). As empresas são do ramo da tecelagem plana de fios sintéticos e artificiais e os clientes são confecções voltadas ao mercado feminino. A produção de tais empresas foi avaliada em função dos principais critérios competitivos: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Como ferramenta de avaliação utilizou-se uma matriz de importância-desempenho que permite visualizar o grau de importância dos critérios competitivos para os clientes e o respectivo desempenho da empresa comparado aos concorrentes. Os resultados obtidos mostram uma divergência entre a percepção do pequeno empresário e as reais necessidades de seus clientes, que estaria associada a fatores como a ausência de uma pesquisa de mercado mais apurada bem como à própria dinâmica do setor têxtil. Por outro lado, muitas são as dificuldades apontadas pelos empresários em melhorar alguns critérios competitivos, como o lançamento de novos produtos por exemplo. Entre elas destaca-se a dificuldade na redução dos custos, associada à carga tributária e à própria dificuldade em negociar dentro da cadeia têxtil.
Em relação à concorrência e ainda incentivar futuras pesquisas na área que tenham como objetivo, por exemplo, desenvolver um modelo de planejamento da produção que possa melhorar o posicionamento estratégico da produção da pequena empresa.