Alexandre Bérgamo

Alexandre Bérgamo

Formação: bacharel em Antropologia pela UNICAMP, mestre em Sociologia FFLCH/USP. Professor da Faculdade de Comunicação Social da UNIFRAN Social de São Paulo - IBDC.e da Faculdade de Comunicação.
Linha de Pesquisa: Moda, Consumo e Identidade. O pesquisador é autor da tese A experiência do status que em breve será lançada em livro e também do artigo O Campo da moda, publicado pela Revista de Antropologia social da USP.
Contato: a_bergamo@hotmail.com

Pesquisa

Projeto Memória da Moda no Brasil

O projeto Memória da Moda consiste em um amplo levantamento sobre a formação do campo da moda no Brasil através de entrevistas com os nomes que estiveram diretamente ligados à sua constituição. A finalidade desse levantamento é possibilitar o acesso a documentos históricos, a dados biográficos das pessoas que atuaram e atuam no campo da moda e aos depoimentos daqueles que testemunharam e fizeram a moda no país.

As entrevistas seguem a cronologia de atuação de cada um desses profissionais a partir da década de 50 no Brasil.

Anna Frida
Anna Frida

Veio para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Participou da criação da Revista Cláudia na década de 60 sendo responsável pela área de Produção de Moda da Revista por muitos anos.

Cyro del Nero
Cyro del Nero

Cenógrafo responsável pelos eventos de Moda promovidos pela Rhodia S.A. na década de 60. Ao lado de Lívio Rangin, foi responsável pela associação da moda com a noção de uma beleza expresiva do têxtil.

Carlos Mauro
Carlos Mauro

Ingressou na Rhodia S.A. na década de 60. Na década de 70 tornou-se responsável pelo setor de promoção de Moda junto aos grandes clientes da Rhodia. Era o responsável direto pela transmissão da informação de tendência com até dois anos de antecipação.

Augusto Fernandes de Azevedo
Augusto Fernandes de Azevedo

Trabalhou com Dener na década de 60 e foi um dos principais articuladores para a criação de um órgão de representação da categoria têxtil. Foi, posteriormente, um dos responsáveis pela criação da AbraJeans, que posteriormente transformou-se na Abravest, e editor do Guia Oficial da Moda no Brasil.

Lais Peirson
Lais Peirson

Responsável pela orientação das tendências de moda para os leitores do Guia Oficial da Moda no Brasil. Posteriormente tornou-se e consultora e ajudou a fundar as primeiras faculdades de moda de São Paulo.

Tese

A Experiência do Status

Apresentada ao Departamento de Sociologia da USP para obtenção do título de Mestre em março de 2000.

Palavras-Chave:

cultura - consumo - moda - status - experiência social - racionalidade social

Resumo

O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinados valores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, para o status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante de condições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos e experiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessas coisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica.

Abstract

This thesis analyzes the field of fashion as it is structured nowadays in Brazil, and specially in São Paulo. The possibility of certain beliefs and values get status of reality is a unique feature of the field of fashion. This feature allows people to ascribe a specific meaning to their actions, to their position in the field of fashion and also in the social structure as a whole, as well as to the status and the image they conceive for themselves. The fashion present us, in different ways, that this beliefs and values acquire status of reality only under certain conditions, namely when the reeling involved are attached to a symbolic expression; material conditions are available; the individual investments meet a possibility to the accomplished. Values, beliefs, illusions, dreams and experiences are laid down in fashion. When all this things meet their own material conditions, the fashion begins to acquire power of reality, and to assemble people who share the same expectations and interests. Therefore, the fashion is intrinsically linked to its possibility of allowing to certain feelings a symbolic expression.

Artigo

O Campo da Moda, Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 1998, vol. 41 (2), p. 137-184

Palavras-Chave: cultura - consumo - moda

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um esboço do campo da moda tal como ele se constitui hoje, particularmente no Brasil e tendo como referência principal a cidade de São Paulo. Parte-se do pressuposto de que o sentido da moda deve ser buscado além das suas formas convencionais de apresentação, tais como desfiles e editoriais das revistas especializadas. Deve ser buscado na relação que tanto consumidores quanto criadores e formadores de opinião têm com o vestuário e com sua renovação constante. O sentido da moda está em que a roupa significa algo, e esse significado, além de diferir em função do grupo pesquisado e de sua posição no interior da estrutura social, imprime e direciona diferentes condutas para esses diversos grupos sociais. Há quatro interesses (demandas) diferentes envolvendo o uso das roupas, sendo que cada um deles imprime um sentido particular para tal, estabelecendo diferentes regras de uso, classificação e juízos de valor. Em outras palavras, diferentes certezas de para quê e como deve ser o uso correto ou adequado de uma roupa e, concomitantemente, também a criação. Institui-se com isso um conflito entre os grupos (consumidores, criadores e formadores de opinião) que, ao mesmo tempo em que dá forma ao campo da moda, instaura uma dinâmica própria ao mercado: a segurança de seu funcionamento e a crescente especialização de cada segmento - criador ou formador de opinião - residem na impossibilidade de resolução desse conflito.

Abstract

keywords: cultural studies - consumption - fashion

The present article intends to trace an outline of the field of fashion just as its constituted today in Brazil. The main reference utilized was the city of São Paulo. It presumes that the sense of fashion should be searched beyond of its convencional ways of presentation, as fashion shows and specialized magazines. It is in the relationship that consumers, creators and opinion formers have with the clothes and its constant renewal. The sense of fashion is in the fact that clothes mean something, and that meaning, besides differing in function to the researched group and its position inside the social structure, registers and guides different conducts for those several groups. There are four different interests (demands) involving the use of the clothes, and each one of them registers a particular sense for such, establishing different norms for the use, classification and judgement of value. In other words, different convictions of "what for" and "how" should be the correct or proper use of clothes and, therefore, the creation. It determines a conflict between the groups (consumers, creators and opinion formers) that, at the same time gives form to the field of fashion, it determines one own business dinamic: the securancy of its work and the increasing specialization of each part - creators and opinion formers - is in the impossibility of resolution of this conflict.