Gestão Comercial

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Paulista CST - Gestão Comercial 2015 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.

2. Atividades Principais

  • Conhecimento das operações básicas do varejo;
  • identificação das informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
  • estruturação dos produtos em famílias para uso da técnica de administração por categoria de produtos;
  • definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;
  • analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;
  • analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;
  • analisar negociações para definição de planejamento tributário;
  • analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
  • analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Loja
  • Gerente de Operações
  • Analista de Resultados
  • Supervisor de Operações

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenadora

Andréa Marotti

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Administração do Varejo 60
Administração por Categoria de Produtos 60
Atividades Complementares 100
Capital de Giro e Controle de Resultados 60
Canais de Distribuição e Estoques 60
Comércio Eletrônico 60
Compras e Negociação/Sistemas de Precificação 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos do Consumidor 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Mix de Produtos 60
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sistemas de Informação em Comércio e Serviços 60

Carga Horária Total: 2.020 Horas-Aula (1.683 horas)

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