Engenharia Mecânica

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
MANAUS Reconhecimento Portaria n. 794 de 26/07/2017 publicada em 28/07/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Reconhecimento Portaria n. 772 de 29/10/2018 publicada em 30/10/2018
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 923 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Goiânia Engenharia de Produção Mecânica 2011 SC
Manaus Engenharia de Produção Mecânica 2011 3
Ribeirão Preto Engenharia de Produção Mecânica 2011 4
Alphaville Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Araraquara Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Bauru Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Campinas Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Indianópolis  Engenharia de Produção Mecânica 2017 3
Jundiaí Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Limeira Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Manaus Engenharia de Produção Mecânica 2017  
Marquês Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Ribeirão Preto Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Santos  Engenharia de Produção Mecânica 2017 3
São José do Rio Preto Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
São José dos Campos Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Sorocaba Engenharia de Produção Mecânica 2017 4
Tatuapé Engenharia de Produção Mecânica 2017 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

A mecânica é uma área destacada da engenharia, uma vez que explora fundamentalmente quatro áreas técnico-científicas, a saber:

  • térmica, que inclui a termodinâmica e a transmissão de calor, com suas aplicações em máquinas térmicas, em condicionamento de ambientes etc.;
  • de fluidos, apoiada na teoria da mecânica dos fluidos e com aplicações em máquinas hidráulicas e pneumáticas;
  • de fabricação, envolvendo o conhecimento dos processos e equipamentos para tal finalidade;
  • de projeto, reunindo itens, concepção, materiais e cálculos necessários para se chegar ao produto final.

Como qualquer outra área de engenharia, a mecânica também emprega idéias de controle, boa administração, economia, planejamento – enfim, otimização.

Devido ao seu caráter fundamental, diversas especializações derivam da Engenharia Mecânica, tais como as engenharias:

  • Automobilística;
  • Naval;
  • Aeronáutica;
  • Têxtil etc.

Tudo isso garante ao engenheiro mecânico um amplo leque de opções para o uso de seu saber, seja como autônomo (consultor, perito etc.), seja como empregado em empresas dos mais diversos setores.

No curso de Engenharia Mecânica da Universidade Paulista, o ensino tem um enfoque generalista, voltado à compreensão dos conceitos e suas diferentes aplicações, preparando o futuro engenheiro em seu desenvolvimento no enfoque profissional escolhido.

2. Atividades Principais

  • Proteger, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento;
  • definir instrumentos para monitorar processos térmicos e hidráulicos;
  • determinar o tamanho dos equipamentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais;
  • elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos;
  • desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

3. Mercado de Trabalho

O profissional dessa área tem formação para trabalhar em indústrias têxteis, empresas metalúrgicas, siderúrgicas, automobilísticas etc.

Atualmente o setor automobilístico é o que mais absorve esse profissional, que poderá trabalhar, também, no comando de equipes de especialistas, em manutenção de máquinas em geral e no desenvolvimento de novos projetos.

4. Práticas

  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Laboratório de CaD/CaM/CaE com os Softwares AutoCad 14 e Euclides 3.0
  • Laboratório de Física, Química, Desenho, Mecânica dos Fluidos, Eletrotécnica, Metrologia, Refrigeração e ar Condicionado, Motores de Combustão Interna, Processos de Fabricação, Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas e Materiais de Construção Mecânica
  • Laboratório de Informática com Softwares Específicos e Internet
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específicas

5. Duração

5 anos

6. Coordenador

Mauricio Corrêa

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Atividades Práticas Supervisionadas 480
Automação e Instrumentação Industrial 30
Cálculo com Geometria Analítica 75
Cálculo de Funções de Várias Variáveis 60
Ciência dos Materiais 30
Ciências Sociais 30
Cinemática dos Sólidos 60
Complementos de Física 60
Complementos de Processos de Fabricação 30
Complementos de Quimica Aplicada 15
Computação aplicada a Engenharia Mecânica 15
Comunicação e Expressão 30
Desenho Técnico 30
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica dos Sistemas 75
Dinâmica dos Sólidos 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Administração 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Eletricidade Básica 60
Energia Térmica 60
Engenharia Auxiliada por Computador 15
Engenharia da Qualidade 30
Engenharia e Meio Ambiente 30
Engenharia Mecânica Integrada 60
Engenharia Mecânica Interdisciplinar 30
Equações Diferenciais 60
Estágio Supervisionado 480
Estática dos Fluídos 30
Estática nas Estruturas 90
Estatística Descritiva 30
Estatística Indutiva 30
Estruturas Hiperestáticas 45
Estudos Disciplinares 600
Ética e Legislação Profissional 30
Fabricação Mecânica 30
Fabricação Mecânica e Metrologia aplicadas 30
Fenômenos de Transporte 60
Fundamentos de Circuitos Elétricos 30
Fundamentos de Termodinâmica 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Homem e Sociedade 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Manutenção Mecânica 30
Máquinas de Fluxo 45
Máquinas Hidráulicas e Pneumáticas 45
Materiais de Construção Mecânica Aplicada 30
Mecânica da Partícula 75
Mecânica dos Fluídos 45
Mecânica dos Fluídos Aplicada 45
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodos de Pesquisa 30
Noções de Direito 30
Processos de Conformação e Usinagem 60
Processos de Fabricação 30
Programação de Computadores 30
Projetos de Elementos de Máquinas 45
Projetos de Máquinas 75
Projetos Mecânicos 60
Química Aplicada 15
Quimica Básica 30
Refrigeração e Ar Condicionado 60
Relações Étnico Raciais e Afrodescendente (Optativa) 20
Resistência dos Materiais 60
Sistemas Fluidotermicos 60
Supervisão de Estágio 30
Teoria das Estruturas Mecânicas 30
Termodinâmica aplicada 60
Termodinâmica Básica 30
Tópicos de Atuação Profissional - Engenharia Mecânica 30
Tópicos de Física Geral e Experimental 75
Tópicos de Informática 30
Tópicos de Matemática 75
Trabalho de Curso I 30
Trabalho de Curso II 30
Trabalho de Curso II - Práticas Supervisionadas 220
Transferência de Calor 30
Transmissão de Calor 30
Vibrações Mecânicas 90

Carga Horária Total: 4.900 horas-aula (4.083 horas)

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