Fotografia

Curso Superior de Tecnologia   •   Duração: 2 anos

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem por objetivo capacitar o aluno, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem, no âmbito da Comunicação, a atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing .

Este curso é oferecido na modalidade:
PRESENCIAL.

Sobre o curso de Fotografia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906084 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 575 de 02/10/2014 publicada em 03/10/2014
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 655 de 11/12/2013 publicada em 12/12/2013
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 276 de 14/12/2012 publicada em 18/12/2012

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem por objetivo capacitar o aluno, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem, no âmbito da Comunicação, a atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais, autônomas e empresas especializadas.

2. Atividades Principais

  • Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
  • produzir peças em multimídia;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • identificar novos nichos mercadológicos;
  • dominar os equipamentos fotográficos: câmeras (convencionais e digitais), lentes, filtros, flashes, fotômetros, filmes, iluminação para estúdio;
  • dominar os equipamentos digitais e os programas de editoração eletrônica da imagem fotográfica;
  • dominar técnicas de revelação e ampliação em preto e branco;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Científica;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Documental;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Artística;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia de Eventos;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Jornalística;
  • coordenar equipes de produção e empreendimentos em sua área;
  • conseguir desdobrar seus conhecimentos para atender às diversas demandas do mercado;
  • ter conhecimento das posturas éticas e da legislação pertinente ao exercício da profissão.

3. Mercado de Trabalho

  • Estúdio – fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda;
  • Curadoria – organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação de eventos;
  • Arquitetura de Interiores – fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração;
  • Fotojornalismo – fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências noticiosas e sites da Internet;
  • Área Pericial – documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.
  • Agência de Publicidade e Propaganda
  • Empresa de Marketing
  • Agência de Comunicação Integrada: Jornalismo, Relações Públicas e Empresas de Fotografia.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 100
Composição e Projeto Visual 60
Comunicação Aplicada 60
Direção de Produção Fotográfica 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Fotografia Aplicada 60
Fotografia Cultural 60
Fotografia e Técnicas de Iluminação 60
Fotografia Jornalística 60
Fotografia para Cinema e Audiovisual 60
Fotografia Publicitária 60
História da Arte 60
Imagética 60
Inovações Digitais 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia Científica 60
Planejamento Estratégico 60
Projeto Fotográfico 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Teorias e Técnicas da Comunicação 60
Tratamento e Pós Produção de Imagem e Vídeo 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)