Gestão Comercial

Curso Superior de Tecnologia   •   Duração: 2 anos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente.

Este curso é oferecido nas modalidades:
PRESENCIAL e DIGITAL (EAD).

Sobre o curso de Gestão Comercial

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Modalidade Digital (EAD)

Reconhecimento Portaria n. 38 de 12/02/2020 publicada em 14/02/2020

Modalidade Presencial

PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI n. 190530/2 de 30/05/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Paulista CST - Gestão Comercial 2018 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.

2. Atividades Principais

  • Conhecimento das operações básicas do varejo;
  • identificação das informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações;
  • estruturação dos produtos em famílias para uso da técnica de administração por categoria de produtos;
  • definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição;
  • analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos;
  • analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra;
  • analisar negociações para definição de planejamento tributário;
  • analisar a concorrência para definição de preços e de promoções;
  • analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Loja
  • Gerente de Operações
  • Analista de Resultados
  • Supervisor de Operações

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenadores

  • Modalidade Presencial: Andréa Marotti
  • Modalidade Digital (EAD): José Carlos R .da Frota

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Corpo Docente

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Disciplinas

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Grade Curricular

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Modalidade Presencial

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Administração do Varejo 60
Administração por Categoria de Produtos 60
Atividades Complementares 100
Capital de Giro e Controle de Resultados 60
Canais de Distribuição e Estoques 60
Comércio Eletrônico 60
Compras e Negociação/Sistema de Precificação 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos do Consumidor 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Mix de Produtos 60
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sistema de Informação em Comércio e Serviços 60
Técnicas de Informática 30

Carga Horária Total: 2.020 Horas-Aula (1.683 horas)

Modalidade Digital (EAD)

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Administração do Varejo 60
Administração por Categoria de Produtos 60
Atividades Complementares 100
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Canais de Distribuição e Estoques 60
Capital de Giro e Controle de Resultados 60
Comércio Eletrônico 60
Compras e Negociação / Sistemas de Precificação 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direito do Consumidor 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 120
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos da Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Introdução à Educação a Distância 20
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Mix de Produtos 60
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócio 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sistemas de Informação em Comércio e Serviços 60
Técnicas de Informática 30
Carga Horária Total 1.860 horas

Acesse: unip.br/regulamentos para consultar o edital, manual e regulamento do Processo Seletivo.