Jogos Digitais

PRESENCIAL

A modalidade Presencial é aquela em que, pelo menos, 60% da carga horária são ministrados presencialmente no campus, com intenso relacionamento entre os alunos e os professores, permitindo maior convivência no mundo universitário.

FLEX

A modalidade FLEX é uma flexibilização do EAD, com um percentual da carga horária ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

A modalidade Digital (ou EAD) é a modalidade em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
MARQUÊS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
TATUAPÉ Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201801457 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201801458 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
RIBEIRÃO PRETO Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTOS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 - Em processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201801459 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
BRASÍLIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PAULISTA Autorização Resolução CONSUNI n. 200127/2 de 27/01/2020 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso de Jogos Digitais

O curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais da UNIP tem o objetivo de capacitar o aluno a desenvolver produtos como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros. Para tanto, o aluno trabalha com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e no desenvolvimento e na gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados, e conta, ainda, com professores altamente qualificados. Faça sua inscrição no curso de Jogos Digitais EAD ou Presencial da UNIP!

2. Atividades Principais

  • Desenvolver jogos com linguagens de programação utilizadas no mercado;
  • adequar os sistemas de jogos desenvolvidos para plataformas distintas;
  • criar roteiros, animações.

3. Mercado de Trabalho

Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

4. Duração do curso

2 anos

5. Coordenadora

  • Modalidade Presencial: Vanessa Santos Lessa

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.

Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

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Título Campus Nome Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas CELIA CRISTINA MORETTI DECARLI DOUTOR ENGENHARIA MECÂNICA CIÊNCIAS E ENGENHARIA DE MATERIAIS (METALURGIA) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas HIGOR CORREA GIMENES MESTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas JULIANA BAPTISTA DOS SANTOS ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL (PUBLICIDADE E PROPAGANDA) DESIGN DE INTERFACES (ARTE E DESIGN) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas KLEBER ROBSON RIBEIRO ESPECIALISTA DESIGN GRÁFICO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MARKETING T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas MARCELO PASSARO FONTANA ESPECIALISTA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE DE SISTEMAS (ARQUITETURA CLIENTE-SERVIDOR) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas PATRICIA BONEZI NUNES DA MOTA MESTRE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas RODRIGO DI CARLO MATARAZZO ESPECIALISTA ANÁLISE DE SISTEMAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Campinas - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Campinas ROMILDO APARECIDO GODOY ESPECIALISTA AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA MBA EM GESTÃO DE PROJETOS T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista ANDERSON APARECIDO ALVES DA SILVA DOUTOR TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS ENGENHARIA ELÉTRICA (SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista EMERSON JOSE BENETON MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista FABIO FERREIRA DE ASSIS MESTRE ENGENHARIA (ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO) ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista MARCELO HENRIQUE DOS SANTOS ESPECIALISTA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GAMES: PRODUÇÃO E PROGRAMAÇÃO (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) / MBA EM MARKETING E VENDAS T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista RENE MARIA IGNACIO MESTRE ENGENHARIA QUÍMICA TECNOLOGIA BIOQUÍMICO-FARMACÊUTICA (TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 8 - Paulista - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Paulista WELLINGTON FERNANDO BASTOS ESPECIALISTA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MBA - GESTÃO EMPRESARIAL HORISTA
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos ANTONIO CARLOS AIDO DE ALMEIDA DOUTOR FÍSICA ENGENHARIA ELÉTRICA (TELECOMUNICAÇÕES E TELEMÁTICA) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos CARLOS ROBERTO CORDEIRO MESTRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA (ARTES PLÁSTICAS) COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos HELENA BEATRIZ XAVIER LOURENCO MESTRE TURISMO GESTÃO DE NEGÓCIOS (ORGANIZAÇÃO E GESTÃO) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos JOAO CARLOS MARTINS MESTRE TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES ENGENHARIA MECÂNICA T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos LUCAS SILVESTRES ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos RICARDO GOMES DA ROCHA CUPIDO ESPECIALISTA ENGENHARIA QUÍMICA MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS / AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL T P
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos ROGERIO DA COSTA GIAO MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA MECÂNICA T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus: Santos - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 Santos THIAGO SILVA QUINTAO ESPECIALISTA ENGENHARIA ELÉTRICA (COMPUTAÇÃO) AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL / MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé ANDERSON APARECIDO ALVES DA SILVA DOUTOR TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS ENGENHARIA ELÉTRICA (SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé ANTONIO PALMEIRA DE ARAUJO NETO MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA (TELECOMUNICAÇÕES) ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GESTÃO DE SISTEMAS DE OPERAÇÃO) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé EDSON QUEDAS MORENO MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GERÊNCIA DA PRODUÇÃO) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé EDUARDO SEIGE IANAGUIVARA DOUTOR TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES ENGENHARIA BIOMÉDICA (PROCESSAMENTO DE SINAIS E IMAGENS MÉDICAS) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé LARISSA RODRIGUES DAMIANI DOUTOR ENGENHARIA ELÉTRICA (ELETRÔNICA) ENGENHARIA ELÉTRICA (MICROELETRÔNICA) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé MARCELO HENRIQUE DOS SANTOS ESPECIALISTA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GAMES: PRODUÇÃO E PROGRAMAÇÃO (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) / MBA EM MARKETING E VENDAS T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé MICHEL BERNARDO FERNANDES DA SILVA MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA ENGENHARIA ELÉTRICA (SISTEMAS ELETRÔNICOS) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé RENE MARIA IGNACIO MESTRE ENGENHARIA QUÍMICA TECNOLOGIA BIOQUÍMICO-FARMACÊUTICA (TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé RODRIGO RODRIGUES ESPECIALISTA TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO T I
Curso: JOGOS DIGITAIS - Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Censo 2020 e Janeiro/2022 tatuapé VANESSA SANTOS LESSA MESTRE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA (INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À AUTOMAÇÃO) T I

Grade Curricular

Ingressantes 2022

Modalidade Presencial

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Animação para Jogos I 60
Animação para Jogos II 60
Animação para Jogos III 60
Atividades Complementares 100
Banco de Dados para Jogos Digitais 60
Comunicação Aplicada 60
Criação e Desenvolvimento de Personagens 60
Desenvolvimento Sustentável 60
Design de Jogos Digitais I 60
Design de Jogos Digitais II 60
Design de Jogos Digitais III 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estatística 60
Estudos Disciplinares 240
Ética e Legislação Profissional 60
Física Aplicada a Jogos Digitais 60
Fundamentos de Sistemas Operacionais 60
Gestão da Qualidade 60
Gestão Estratégica de Recursos Humanos 60
Hipermídia e Narratividade em Jogos 60
Laboratório de Produção de Games I 60
Laboratório de Produção de Games II 60
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - (Optativa) 20
Lógica 60
Metodologia Científica 60
Organização de Computadores 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 480
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Roteirização para Jogos Digitais 60
Tecnologias de Redes de Computadores 60
Tópicos Especiais em Jogos Digitais 60

Carga Horária Total: 2.520 horas-aula (2.100 horas)

Localidades

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