Sobre o curso de Engenharia Agrícola da UNIP
Atos Regulatórios
1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Modalidade Presencial
| ANCHIETA | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| ARAÇATUBA | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| ARARAQUARA | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| ASSIS | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| BAURU | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| CAMPINAS | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| CHÁCARA SANTO ANTÔNIO | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| GOIÂNIA | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| MARQUÊS | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| RIBEIRÃO PRETO | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| SOROCABA | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
| TATUAPÉ | Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma). |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de Engenharia Agrícola
O curso de Engenharia Agrícola tem como principal objetivo formar profissionais altamente capacitados, preparados para utilizar tecnologias inovadoras que melhorem a produção de alimentos e atendam à crescente demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis no setor agrícola. O engenheiro agrícola integra conhecimentos de engenharia, agronomia e tecnologia para otimizar os processos produtivos, aumentar a produtividade e garantir o uso responsável dos recursos naturais. Em um contexto global de crescimento populacional e mudanças climáticas, a eficiência na produção de alimentos é mais crucial do que nunca. O curso prepara os alunos para enfrentar esses desafios por meio de agricultura de precisão, gestão ambiental, energias renováveis e sistemas de irrigação avançados, com um foco claro em inovação, sustentabilidade e impacto positivo no futuro da agricultura.
2. Atividades Principais
Ao longo do curso, os alunos desenvolvem uma sólida formação prática e teórica em áreas essenciais da engenharia agrícola. Entre as atividades mais importantes, destacam-se a aplicação de tecnologias para o planejamento e gestão de processos agrícolas, a implementação de sistemas de irrigação e drenagem eficientes, e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o manejo do solo e da água. Além disso, os alunos são preparados para implementar energias renováveis no contexto agrícola e para adotar práticas de gestão ambiental que promovem a sustentabilidade e a eficiência no uso de recursos naturais. A formação visa capacitar os alunos para que se tornem líderes em soluções tecnológicas que podem transformar o setor agrícola.
3. Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para engenheiros agrícolas está em expansão, e os egressos do curso podem atuar em diversas áreas, como indústrias agroindustriais, consultorias ambientais, pesquisas em tecnologias agrícolas, setor público e empresas de equipamentos agrícolas. Além disso, a crescente demanda por soluções sustentáveis e tecnologias inovadoras abre um vasto campo de atuação para empreendedores e startups voltadas para agricultura de precisão, automação agrícola e energia renovável. A formação proporciona também uma sólida base para atuar no mercado internacional, com forte ênfase em sustentabilidade, inovação e eficiência no uso dos recursos naturais.
4. Práticas
A formação prática é um pilar central do curso. Durante toda a trajetória acadêmica, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a aplicação dos conceitos aprendidos por meio de estágios supervisionados em empresas e no campo. Além disso, participam de projetos interdisciplinares, que envolvem a integração de diversas áreas do conhecimento, e desenvolvem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com temas relacionados às demandas do setor agrícola. Também há práticas supervisionadas em máquinas agrícolas, irrigação e análise de solo, além de desenvolver softwares e soluções tecnológicas que visam otimizar a produtividade e a sustentabilidade no campo.
5. Duração
5 anos, distribuídos em 10 semestres
6. Coordenadores
- Coordenador Geral: Rogério C. Traballi
7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP
Consulte o regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial, no setor de atendimento e nas bibliotecas dos campi.
Disciplinas
Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.
Unidades
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Modalidade SEMIPRESENCIAL
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Modalidade EAD
| Disciplinas | Docente | Contratação |
|---|
Docentes
Encontre o nome de um docente na lista deste curso.
| Modalidade Presencial | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|
| Título | Campus | Nome | Titulação | Formação (Graduação) | Formação (Maior) | Regime de Trabalho |
Grade Curricular
Ingressantes 2025
Modalidade Presencial
| DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
|---|---|
| Algoritmos e Programação para Engenheiros (Phyton) | 45 |
| Ambientes para Animais e Plantas | 45 |
| Atividades Complementares | 100 |
| Atividades Práticas Supervisionadas | 480 |
| Atuação Junto à Pessoa Idosa (Optativa) | 20 |
| Barragens e Estradas de Terra | 30 |
| Cálculo de Funções de Várias Variáveis: Teoria e Aplicações | 60 |
| Características e Proprieddade do Solo | 45 |
| Ciência e Engenharia dos Materiais | 30 |
| Ciências Sociais | 30 |
| Comunicação e Expressão | 30 |
| Construções Rurais para a Produção Animal | 30 |
| Desenho Técnico Assistido por Computador | 30 |
| Design de Software Aplicado a Engenharia Agrícola | 30 |
| Direitos Humanos | 20 |
| Drenagem de Solos Agrícolas | 30 |
| Economia e Administração | 45 |
| Educação Ambiental | 20 |
| Elementos de Máquinas | 45 |
| Empreendedorismo e Inovação | 30 |
| Engenharia Agrícola Integrada | 30 |
| Engenharia Agrícola Interdisciplinar | 30 |
| Engenharia Econômica | 60 |
| Estágio Supervisionado | 480 |
| Estruturas Hiperestáticas | 45 |
| Estudos Disciplinares | 520 |
| Ética, Legislação Profissional e Noções de Direito | 45 |
| Fenômenos de Transporte | 45 |
| Ferramentas de Inteligência Artificial | 30 |
| Física Conceitual para Engenharia | 60 |
| Física do Movimento: Cinemática e Dinâmica da Partícula | 45 |
| Fundamentos de Cálculo Aplicados a Engenharia | 45 |
| Fundamentos de Circuitos Elétricos | 30 |
| Fundamentos de Equações Diferenciais | 60 |
| Fundamentos de Microbiologia e Qualidade de Água | 45 |
| Fundamentos de Termodinâmica para Engenharia | 45 |
| Geometria Analítica e Vetores na Engenharia: Aplicações Práticas | 30 |
| Geotecnologia | 30 |
| Gestão Ambiental (Planejamento Energético), Engenharia e seus Desafios | 60 |
| Hidrologia Ciência e Aplicação | 45 |
| Homem e Sociedade | 30 |
| Instalações Elétricas para Sistemas Agroindustriais | 30 |
| Inteligência Artificial na Indústria | 60 |
| Interpretação e Produção de Textos | 30 |
| Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 20 |
| Manejo e Conservação de Solo | 30 |
| Máquinas Agrícolas | 60 |
| Máquinas Hudráulicas e Pneumáticas | 45 |
| Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
| Materiais de Construção Civil para Engenharia Agrícola | 30 |
| Mecânica dos Fluídos | 60 |
| Mecânica Geral: Cinemática e Dinâmica dos Sólidos | 60 |
| Meteorologia Agrícola | 30 |
| Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
| Métodos de Pesquisa | 30 |
| Modelagem para Engenharia | 60 |
| Pedologia | 60 |
| Planejamento Agrícola | 60 |
| Princípios de Eletricidade Básica | 60 |
| Princípios de Gestão da Qualidade | 30 |
| Princípios de Oscilações, Ondas e Magnetismo | 45 |
| Probabilidade e Estatística | 60 |
| Programação de Dispositivos Móveis (APP Inventor) | 15 |
| Projetos Agrícolas | 60 |
| Química Básica | 15 |
| Química Tecnológica e Ambiental | 15 |
| Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência | 20 |
| Resistência dos Materiais - Engenharia Agrícola | 60 |
| Robótica | 30 |
| Sistema Polo - Planta - Atmosfera | 30 |
| Sistemas de Energias Renováveis | 30 |
| Sistemas de Produção | 30 |
| Supervisão de Estágio | 30 |
| Técnicas de Irrigação | 60 |
| Tecnologia de Processos Pós-Colheita I | 45 |
| Tecnologia de Resfriamento para Produtos Hostícolas | 30 |
| Teoria das Estruturas Mecânicas | 45 |
| Termodinâmica Aplicada | 60 |
| Tópicos de Atuação Profissional - Engenharia Agrícola | 30 |
| Tópicos de Informática | 60 |
| Trabalho de Curso I | 30 |
| Trabalho de Curso II | 30 |
| Trabalho de Curso II - Práticas Supervisionadas | 220 |
| Transferência de Calor | 30 |
| Transmissão de Calor | 30 |
Carga Horária Total: 4.900 horas-aula (4.083 horas)
Localidades
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