Propaganda e Marketing

PRESENCIAL

Na modalidade PRESENCIAL, pelo menos 60% da carga horária das aulas é realizada presencialmente no campus, o que permite maior convivência entre alunos e professores.

FLEX

O formato FLEX mescla as modalidades educação a distância (EaD) e presencial, com parte do curso ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

O sistema de ensino DIGITAL utiliza diversas metodologias na modalidade EaD e o aluno tem liberdade para estudar on-line onde e quando quiser.

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 02/90 de 03/05/1990 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906017 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 168 de 25/02/2021 publicada em 26/02/2021
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 948 de 30/08/2021 publicada em 31/08/2021
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 388 de 13/08/2024 publicada em 14/08/2024

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Propaganda e Marketing 2018 3
Anchieta Propaganda e Marketing 2018 4
Araraquara Propaganda e Marketing 2018 3
Brasília Propaganda e Marketing 2018 SC
Campinas Propaganda e Marketing 2018 2
Chácara Santo Antônio Propaganda e Marketing 2018 3
Goiânia Propaganda e Marketing 2009 SC
Jundiaí Propaganda e Marketing 2009 4
Limeira Propaganda e Marketing 2009 SC
Marquês Propaganda e Marketing 2018 3
Norte Propaganda e Marketing 2018 3
Paraíso / Vergueiro Propaganda e Marketing 2018 3
Pinheiros Propaganda e Marketing 2015 SC
Ribeirão Preto Propaganda e Marketing 2009 4
Santos Propaganda e Marketing 2018 3
São José dos Campos Propaganda e Marketing 2018 3
Tatuapé Propaganda e Marketing 2018 2

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do curso de Propaganda e Marketing

O curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.

Para tanto, habilita o graduando a atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, no que se refere à propaganda, e no gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas, no tocante às atividades de marketing.

Os requisitos básicos para o sucesso profissional desse especialista são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico.

No curso oferecido pela UNIP é dada uma especial atenção às técnicas de criação de mensagens publicitárias, aperfeiçoando e definindo estratégias de lançamento e sustentação de novos produtos, serviços e idéias.

2. Atividades Principais

  • Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados ou lançados na mídia;
  • elaborar publicações para veiculação na imprensa, televisão, rádio, outdoors etc.;
  • definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional atua nos departamentos de marketing das empresas, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas particulares.

As áreas de publicidade e de marketing nas empresas estão em franco desenvolvimento e absorvem muitos profissionais do ramo.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Fotografia
  • Laboratório de Cinema e Vídeo
  • Laboratório de Rádio
  • Laboratório de Produção Gráfica
  • Trabalho Integrado
  • Semana de Propaganda e Marketing
  • Monitoria
  • Iniciação Científica

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

  • Modalidade Presencial: Geraldo Fonseca Filho e Rogério Ruiz de Oliveira Moreno

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.

Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

Encontre o nome de um docente na lista deste curso.

Arraste para o lado, para visualizar a tabela completa.

Modalidade Presencial
Título Campus Nome Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 10 - Tatuapé - Referência: Maio/2024 Tatuapé ROGERIO RUIZ DE O MORENO MESTRE PROPAGANDA E MARKETING ADMINISTRAÇÃO T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 2 - Chácara Santo Antonio - Referência: Maio/2024 Chácara DALTON ANTONIO GIOVANNINI MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CULTURA, MEMÓRIA E TEMPO PRESENTE) HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campus Sede - Cidade de São Paulo: Endereço 6 - Norte - Referência: Maio/2024 Norte MIRTES DE MORAES CORREA DOUTOR HISTÓRIA HISTÓRIA (HISTÓRIA SOCIAL) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville CASSIA RITA S MORETTI ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR (EDUCAÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville CASSIA RITA S MORETTI ESPECIALISTA DIREITO FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR (EDUCAÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville DALTON ANTONIO GIOVANNINI MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CULTURA, MEMÓRIA E TEMPO PRESENTE) HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville HECTOR R ARIAS GUINEZ MESTRE DESIGN GRÁFICO COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville ILDA ZULEIKA REGUERA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO (COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville LUIS FELIPE P B DA CUNHA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MBC EM COMUNICAÇÃO E MÍDIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville MARCOS VINICIUS DE SOUSA ESPECIALISTA PROPAGANDA E MARKETING MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (LATO SENSU) HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville NEI MENDES BRISOTTI MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL ADMINISTRAÇÃO HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville ROGERIO RUIZ DE O MORENO MESTRE PROPAGANDA E MARKETING ADMINISTRAÇÃO T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville RONIVON LEAO DA S DELFINO MESTRE ADMINISTRAÇÃO COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA) HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville SOLANGE MARIA S GERVAI DOUTOR CIÊNCIAS SOCIAIS LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville SOLANGE MARIA S GERVAI DOUTOR COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Alphaville - Referência: Maio/2024 Alphaville WELLINGTON P F D OLIVEIRA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Araraquara - Referência: Maio/2024 Araraquara ELIANA C A S GORGATTI MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE (DINÂMICA REGIONAL E ALTERNATIVAS DE SUSTENTABILIDADE) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Araraquara - Referência: Maio/2024 Araraquara ROSANE CARVALHO MESSIAS DOUTOR CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIOLOGIA T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campinas - Referência: Maio/2024 Campinas JOAO BAPTISTA DE A JUNIOR DOUTOR FILOSOFIA EDUCAÇÃO (FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campinas - Referência: Maio/2024 Campinas JOAO BAPTISTA DE A JUNIOR DOUTOR FÍSICA EDUCAÇÃO (FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campinas - Referência: Maio/2024 Campinas REGIANE ELIZA BIGON ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING (MBA) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Campinas - Referência: Maio/2024 Campinas STEFANNIA D P B SUGUITA DOUTOR PSICOLOGIA COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Chácara - Referência: Maio/2024 Chácara EGIDIO SHIZUO TODA DOUTOR TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO DIGITAL, DESING E MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Chácara - Referência: Maio/2024 Chácara FLAVIO NELSON MASO ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MARKETING T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Chácara - Referência: Maio/2024 Chácara ILDA ZULEIKA REGUERA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO (COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Chácara - Referência: Maio/2024 Chácara VANIA DE TOLEDO PIZA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MBA - MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION (MARKETING DE SERVIÇOS) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Goiânia - Referência: Maio/2024 Goiânia CARBIO ALMEIDA WAQUED MESTRE ADMINISTRAÇÃO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE) HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês EDISON RODRIGUES DERITO ESPECIALISTA ADMINISTRAÇÃO FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês EDISON RODRIGUES DERITO ESPECIALISTA ENGENHARIA MECÂNICA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês EGIDIO SHIZUO TODA DOUTOR TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO DIGITAL, DESING E MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês ODETE DA CONCEICAO DIAS DOUTOR EDUCAÇÃO ARTÍSTICA CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês SIMONE CAMACHO GONZALEZ MESTRE LETRAS - TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO - PORTUGUÊS/INGLÊS LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Marquês - Referência: Maio/2024 Marquês VANIA DE TOLEDO PIZA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MBA - MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION (MARKETING DE SERVIÇOS) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso EDISON RODRIGUES DERITO ESPECIALISTA ENGENHARIA MECÂNICA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso EDISON RODRIGUES DERITO ESPECIALISTA ADMINISTRAÇÃO FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso FLAVIO NELSON MASO ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MARKETING T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso LUIS FELIPE P B DA CUNHA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MBC EM COMUNICAÇÃO E MÍDIA (LATO SENSU) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso ROGERIO RUIZ DE O MORENO MESTRE PROPAGANDA E MARKETING ADMINISTRAÇÃO T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso SU GEORGIOS STATHOPOULOS MESTRE HISTÓRIA COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: Paraiso - Referência: Maio/2024 Paraiso VANIA DE TOLEDO PIZA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL MBA - MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION (MARKETING DE SERVIÇOS) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos ANA CAROLINA M F D SANTOS MESTRE TURISMO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL HORISTA
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos ANDREA DE BARROS DOUTOR COMUNICAÇÃO SOCIAL TEORIA E HISTÓRIA LITERÁRIA (HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos CARLOS ALBERTO LEMES MESTRE ADMINISTRAÇÃO ENGENHARIA MECÂNICA (ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos CELINA U F NASCIMENTO ESPECIALISTA LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS GESTÃO AVANÇADA DE RECURSOS HUMANOS (DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS) T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos CLAUDINETE SALVATO LIMA MESTRE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CIÊNCIA - ENGENHARIA AERONÁUTICA E MECÂNICA (PRODUÇÃO) T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos LUCIANO URIZZI TEIXEIRA MESTRE ARQUITETURA E URBANISMO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL T P
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos MARIA JOSEANE M SERPA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL T I
Curso: PROPAGANDA E MARKETING - Campus: São José dos Campos - Referência: Maio/2024 São José dos Campos PRISCILA SOUZA F DA SILVA ESPECIALISTA COMUNICAÇÃO SOCIAL GESTÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA (MBA EXECUTIVO) HORISTA

Grade Curricular

Ingressantes 2024

Modalidade Presencial
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 540
Atuação Junto à Pessoa Idosa (Optativa) 20
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Comportamento do Consumidor 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação de Marketing 60
Comunicação e Expressão 30
Construção de Marcas 60
Criação e Produção Audiovisual 60
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Desenvolvimento de Comunicação e Campanha 60
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Direção de Arte Publicitária 60
Direitos Humanos 20
Educação Ambiental 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estudos Disciplinares 80
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
Gerência de Produto e Preço 60
Gerência de Vendas e Distribuição 60
História da Arte 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20
Marketing 60
Marketing Aplicado 30
Marketing de Relacionamento com o Cliente 60
Marketing Digital 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Mídia On e Off Line 60
Pesquisa de Mercado 60
Pesquisa de Opinião e de Mercado 60
Planejamento de Comunicação Aplicado ao PREX 60
Planejamento de Comunicação Aplicado ao PREX 60
Planejamento de Marketing 60
Planejamento de Marketing Aplicado ao PREX 60
Plano Financeiro Aplicado ao PREX 30
Políticas Públicas em Comunicação 60
Projeto Experimental - Construção 30
Projeto Experimental - Implementação 30
Propaganda e Marketing Integrada 30
Propaganda e Marketing Interdisciplinar 30
Publicidade e Propaganda 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência 20
Relatório PREX 200
Sociologia da Comunicação 60
Storytelling 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Propaganda e Marketing 30
Trade Marketing 60

Carga Horária Total: 3.440 horas-Aula (2.866 horas)

Localidades

Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.

ou