Propaganda e Marketing

Curso Superior Tradicional   •   Duração: 4 anos

O curso de Propaganda e Marketing visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.

Este curso é oferecido na modalidade:
PRESENCIAL.

Sobre o curso de Propaganda e Marketing

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 02/90 de 03/05/1990 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906017 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Propaganda e Marketing 2018 3
Anchieta Propaganda e Marketing 2018 4
Araraquara Propaganda e Marketing 2018 3
Brasília Propaganda e Marketing 2018 SC
Campinas Propaganda e Marketing 2018 2
Chácara Santo Antônio Propaganda e Marketing 2018 3
Goiânia Propaganda e Marketing 2009 SC
Jundiaí Propaganda e Marketing 2009 4
Limeira Propaganda e Marketing 2009 SC
Marquês Propaganda e Marketing 2018 3
Norte Propaganda e Marketing 2018 3
Paraíso / Vergueiro Propaganda e Marketing 2018 3
Pinheiros Propaganda e Marketing 2015 SC
Ribeirão Preto Propaganda e Marketing 2009 4
Santos Propaganda e Marketing 2018 3
São José dos Campos Propaganda e Marketing 2018 3
Tatuapé Propaganda e Marketing 2018 2

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.

Para tanto, habilita o graduando a atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, no que se refere à propaganda, e no gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas, no tocante às atividades de marketing.

Os requisitos básicos para o sucesso profissional desse especialista são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico.

No curso oferecido pela UNIP é dada uma especial atenção às técnicas de criação de mensagens publicitárias, aperfeiçoando e definindo estratégias de lançamento e sustentação de novos produtos, serviços e idéias.

2. Atividades Principais

  • Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados ou lançados na mídia;
  • elaborar publicações para veiculação na imprensa, televisão, rádio, outdoors etc.;
  • definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional atua nos departamentos de marketing das empresas, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas particulares.

As áreas de publicidade e de marketing nas empresas estão em franco desenvolvimento e absorvem muitos profissionais do ramo.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Fotografia
  • Laboratório de Cinema e Vídeo
  • Laboratório de Rádio
  • Laboratório de Produção Gráfica
  • Trabalho Integrado
  • Semana de Propaganda e Marketing
  • Monitoria
  • Iniciação Científica

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

  • Modalidade Presencial: Geraldo Fonseca Filho e Rogério Ruiz de Oliveira

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 540
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Comportamento do Consumidor  30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação de Marketing 60
Comunicação e Expressão 30
Construção de Marcas 60
Criação e Produção Audiovisual 60
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Desenvolvimento de Comunicação e Campanha  60
Direção de Arte Publicitária 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estudos Disciplinares 160
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
Gerência de Produto e Preço 60
Gerência de Vendas e Distribuição 60
História da Arte 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing 60
Marketing Aplicado 30
Marketing de Relacionamento com o Cliente 60
Marketing Digital 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Mídia On e Off Line 60
Pesquisa de Mercado 60
Pesquisa de Opinião e de Mercado 60
Planejamento de Comunicação Aplicado ao PREX 60
Planejamento de Marketing 60
Planejamento de Marketing Aplicado ao PREX 60
Planejamento Financeiro Aplicado ao PREX 30
Políticas Públicas em Comunicação 60
Projeto Experimental - Construção 30
Projeto Experimental - Implementação 30
Propaganda e Marketing Integrada 30
Propaganda e Marketing Interdisciplinar 30
Publicidade e Propaganda 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Relatório PREX 200
Sociologia da Comunicação 60
Storytelling  60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Propaganda e Marketing  30
Trade Marketing 60

Carga Horária Total: 3.440 horas-Aula (2.866 horas)

Acesse: unip.br/regulamentos para consultar o edital, manual e regulamento do Processo Seletivo.