- Ementa
- Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas à melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.
- Bibliografia
- ABDALLA, M.F.B. O Senso Prático de Ser e Estar na Profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
- ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2003.
- CASTRO, Amélia Domingues de ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Orgs.) Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2002.
- FRANCO, M. A. S. (Org.). O lugar do professor na pesquisa educacional. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2005.
- GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. 1.ed.. São Paulo: Atlas, 2006.
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2009.
- LUCKESI, Cipriano Carlos et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
- MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). Docência na universidade. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.
- MOREIRA, D.A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 2000.
- PIMENTA, Selma Garrido ; ANASTASLOU, Léa das Graças. Docência no Ensino Superior. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
- RIOS, T A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
- TEODORO, A.; VASCONCELOS, M.L. Ensinar e aprender no ensino superior. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.