Autor(a): Renato Zanuto Pereira
Orientador(a): José Celso Contador
Data da defesa: 10/06/2010
Resumo: Campos e Armas da Competição é um modelo qualitativo e quantitativo que nasceu em 1991 da ideia de separar as vantagens competitivas de acordo com o interesse do cliente e/ou consumidor, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras relacionam-se aos campos da competição e as segundas às armas da competição, que interessam apenas à empresa. O presente estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição gera estratégias aceitáveis pela diretoria da rede de academias Italy. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa descritiva por meio de entrevistas e questionários estruturados junto aos alunos, funcionários e diretor da empresa, para que fossem formuladas as estratégias competitivas de negócio e as estratégias competitivas operacionais; posteriormente, foi feita pesquisa exploratória para verificar o grau de aceitação pela diretoria da rede de academias de ginástica Italy das estratégias formuladas. O trabalho justifica-se pelo fato de que o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição, mesmo já tendo sido testado em algumas empresas, merecer ainda estudos que contribuam para seu aperfeiçoamento. Os resultados da pesquisa revelam que o processo de formulação da estratégia competitiva prescrito pelo modelo de campos e armas da competição realmente gerou estratégias aceitáveis pela diretoria da rede de academias Italy.
Palavras-chave: Estratégia; Academia de Ginástica; Competitividade; Campos; Armas da Competição.
Área de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Experiências estratégicas derivadas de influências ambientais e capacidades próprias.
Autor(a): Carlos Alberto Guimarães Divino
Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira
Data da defesa: 29/06/2010
Resumo: Sob uma perspectiva local e de curto prazo, esta dissertação está fundamentada no âmbito da análise estratégica e estuda a relação entre Opção Tecnológica e Desempenho Financeiro, conforme observado no Setor Manufatureiro Paulista. Partindo de um grupo de firmas inovadoras que operaram nos limites geográficos do Estado de São Paulo, em 2001, este estudo propõe contribuir com uma análise que possa descrever o estado de Fit Organizacional - conforme preconizado por Miles e Snow - de alguns grupamentos estratégicos selecionados, investigando questões que compreendem o alinhamento entre a firma e seu ambiente. Com efeito, trata-se de um trabalho de caráter teórico-empírico que utiliza o banco de dados da PAEP, Pesquisa da Atividade Econômica Paulista, realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADE. Para tal tarefa, lança-se mão das técnicas de Análise Industrial e propõe-se articular algumas teorias que tratam da sobrevivência das organizações e do fenômeno da vantagem competitiva, observados ambos em suas manifestações relativas à questão da inovação tecnológica e sua avaliação em termos de desempenho industrial. Por fim, enfocando a relação organizacional entre a postura estratégica em favor das atividades de inovação tecnológica e o desempenho obtido pela empresa, conclui-se que existe significância estatística na afirmação de que o tratamento com fatores tecnológicos de inovação tem correspondência com um desempenho superior medido em termos de lucratividade.
Palavras-chave: Estratégia; Tecnologia; Desempenho.
Área de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Organizações: teoria, comportamento e gestão.
Autor(a): Carlos Roberto dos Santos
Orientador(a): Ademir Antonio Ferreira
Data da defesa: 29/06/2010
Resumo: A noção de competitividade entre as empresas ganhou importância entre os gestores. O meio acadêmico tem fomentado trabalhos teóricos e empíricos a respeito de temas como vantagem competitiva, reengenharia, estratégia, recursos da empresa etc., que ajudam a entender melhor o funcionamento das empresas, bem como o sucesso e a permanência no mercado. Todo o conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos trouxe aos gestores elevado grau de domínio sobre os negócios, gerando lucros aos acionistas, expansão dos negócios e sucesso das empresas. Contudo, se o conhecimento adquirido promoveu evolução nos padrões de gestão dos negócios, ainda não se tem garantia de que o mesmo conhecimento garanta a existência da empresa por longos anos no mercado; como é possível, com tanta facilidade de acesso à informação e domínio de aspectos teóricos e práticos, não garantir que as empresas permaneçam, cresçam e se perpetuem por anos no mercado? É possível questionar que, talvez, o lucro como grande motivador dos negócios possa não ser, afinal, a principal meta de toda empresa que queira se tornar longeva. Alguns estudos mostraram que as empresas que se mantêm longevas no mercado consideram o lucro apenas um dos objetivos a serem alcançados. O presente trabalho busca identificar quais as características presentes nas empresas longevas e utiliza, como conceito, a noção de competências organizacionais. A pesquisa desenvolve-se no segmento editorial-livreiro, por meio de levantamento das competências organizacionais presentes nas editoras livreiras com mais de vinte anos de existência. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário. Os resultados da análise descritiva mostraram: a) conhecimento do negócio editorial-livreiro, b) necessidade de adaptar-se às contingências do mercado c) criação e manutenção do relacionamento com o cliente são as competências mais importantes para as editoras longevas pesquisadas. Por outro lado, a análise fatorial com correspondência múltipla demonstrou que as editoras microempresas consideram como extremamente relevantes as competências de cultura interna ao cliente, aspectos organizacionais de controle dos recursos e ambiente interno satisfatório; já as empresas de pequeno a médio-grande porte enfatizam aspectos relacionados à produção e distribuição de livros.
Palavras-chave: Longevidade; Competências Organizacionais; Segmento Editorial-Livreiro.
Área de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégia Empresarial.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Organizações: teoria, comportamento e gestão.
Autor(a): Léo Eduardo Pastori Noronha
Orientador(a): Celso Augusto Rimoli
Data da defesa: 30/06/2010
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo descrever a imagem e os reflexos para a gestão de duas marcas mundiais de uma mesma empresa no Brasil no contexto de uma sociedade em rede. De acordo com vários autores, é consenso atualmente que as marcas são parte importante no negócio de qualquer empresa porque se mudou de um mercado de produtos para um mercado de marcas. Isso se deu porque as empresas começaram a diferenciar os produtos não mais pela qualidade, mas pelos aspectos a eles inerentes, embutidos nas marcas. Dois atributos se destacam nesse campo: a imagem da marca, por traduzir o conjunto de atributos e associações que os consumidores reconhecem nas empresas e em seus produtos; e a identidade da marca, por expressar as características e as associações que a empresa gostaria de passar ao mercado. A situação de se ter atualmente no mercado uma grande quantidade de produtos que se diferenciam principalmente em função da marca, ocorre em uma época em que a sociedade tende a se organizar cada vez mais em redes de relações e as empresas em redes de negócios. As marcas escolhidas para o estudo são as das motocicletas Harley-Davidson e Buell, pertencentes à Harley-Davidson Motor Company. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva que utilizou a estratégia estudo de casos múltiplos, analisando informações secundárias, informações primárias informais e entrevistas em profundidade. Os resultados indicaram que a gestão das marcas está adequada a seus contextos atuais e têm considerado proativamente, nessa gestão, aspectos de uma sociedade que se organiza cada vez mais em redes de relações.
Palavras-chave: Identidade da Marca; Imagem da Marca; Redes Sociais.
Área de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócios.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar.
Autor(a): Rodrigo Ramalhosa de de Almeida
Orientador(a): Suzana Bierrenbach de Souza Santos
Data da defesa: 30/06/2010
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o processo de integração de duas redes de instituições financeiras, a partir da fusão dos bancos Itaú e Unibanco, ocorrida em novembro 2008, sob a óptica dos gerentes de agência bancária. O estudo investiga como está sendo processada a integração dessas redes, buscando analisar as semelhanças e diferenças, problemas e conflitos, soluções tomadas ou propostas, e como está sendo trabalhada a questão da cultura organizacional e transferência de conhecimento. A investigação caracteriza-se como um estudo exploratório qualiquantitativo, e o método é o de estudo de caso, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O questionário utilizado para a coleta de dados foi aplicado aos gerentes de agências das duas instituições. Os resultados obtidos indicam que o processo de integração das redes ainda se encontra em curso, mas que, apesar de falhas iniciais quanto à comunicação, a nova instituição dá mostras de alterações de comportamento, além de preocupação crescente com questões relativas à cultura, mudança organizacional e transferência de conhecimentos.
Palavras-chave: Redes de Negócios; Fusões; Transferência de Conhecimento; Cultura Organizacional.
Área de Concentração: Estratégia e seus Formatos Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Gestão em Redes de Negócios.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de negócios: novos conceitos para novas formas de administrar