Ano Letivo de 2025 (Primeiro semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
Confira o edital - Mestrado e Doutorado PDF
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração requer a realização do teste da ANPAD (http://www.anpad.org.br/), que avalia a capacitação em português, inglês, além de raciocínio lógico, quantitativo e analítico.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do CPF;
- Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
- Cópia frente e verso do(s) diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
- Cópia frente e verso do diploma do curso de mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Curriculum Lattes atualizado há menos de 6 (seis) meses;
- Documento comprobatório do Teste ANPAD, com validade de 2 (dois) anos - obrigatório para candidatos ao Doutorado;
Os candidatos ao Mestrado que não tiverem o documento comprobatório do Teste ANPAD, poderão apresentar o Pré-Projeto de Pesquisa com até 03 (três) páginas contendo tema, objetivo, pergunta ou problema de pesquisa, referencial teórico e justificativa. Neste caso, os candidatos aprovados deverão assinar, na matrícula, um termo comprometendo-se a realizar a próxima edição do Teste ANPAD.
- Os Candidatos ao Doutorado aprovados para a terceira etapa – avaliação escrita - deverão apresentar o pré-projeto até a data até a data de realização desta etapa. O pré-projeto deverá conter, no máximo, 20 (vinte) páginas (em espaço duplo e fonte Times New Roman tamanho 12); capa com título pesquisa e nome do candidato, e a seguinte estrutura: a) título; b) resumo; c) introdução, apresentando problema de pesquisa; d) justificativa; e) fundamentação teórica; f) procedimentos metodológicos proposto; g) cronograma de execução e h) referências bibliográficas.
- Comprovante de proficiência, para candidatos ao Doutorado, fornecido por órgão oficialmente reconhecido, em língua estrangeira diferente da qual foi avaliado no Mestrado. Na ausência de atestação oficial no ato da inscrição, a proficiência poderá ser comprovada até o Exame de Qualificação;
- Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (*);
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
- Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.
Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração.
O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgadministracao@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
A seleção do Programa de Mestrado e Doutorado compreende:
Etapa I - Inscrição e Entrega de Documentos
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.
Etapa II - Análise de Currículo (Eliminatória)
Os currículos dos candidatos serão avaliados com base nas seguintes dimensões: Formação acadêmica (cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu); Produção Científica (artigos em congressos, artigos em periódicos científicos, projeto de iniciação científica, dentre outros); e Experiência Profissional Acadêmica.
Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado
- com menos de 200 pontos no Teste ANPAD, ou sem a pontuação no mesmo, são submetidos à análise do currículo. Os candidatos aprovados seguem para a Etapa III – Avaliação Escrita.
- com 201 a 300 pontos no Teste ANPAD seguem direto para Etapa III - Avaliação Escrita.
- com mais de 300 pontos no Teste ANPAD, ou que tenham parecer favorável na avaliação do Projeto de Pesquisa, seguem automaticamente para Etapa IV - Entrevista.
Etapa III - Avaliação Escrita (Eliminatória)
Texto em inglês sobre tema da área, com questões a serem respondidas em português.
É permitido o uso de dicionário impresso.
Os candidatos aprovados seguem para Etapa IV - Entrevista.
Etapa IV - Entrevista (Eliminatória)
Entrevista com os aprovados, conforme os critérios das Etapas II e III.
- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado.
- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
ETAPA II – ANÁLISE DE CURRÍCULO
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), a partir das 14 horas – Resultado dos aprovados para a Etapa III (menos de 200 pontos ou sem nota no Teste ANPAD) e para a Etapa IV (mais de 300 pontos no Teste ANPAD).
ETAPA III – AVALIAÇÃO ESCRITA, PARA CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA II
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 10 horas – Prova escrita.
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa IV – Entrevista.
ETAPA IV – ENTREVISTA, PARA CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I, II E III
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 09 horas - Entrevista com candidatos diretamente aprovados na Etapa II (mais de 300 pontos no Teste ANPAD ou parecer favorável na avaliação do Projeto de Pesquisa) e com os candidatos aprovados na Etapa III.
IMPORTANTE: As provas e entrevistas serão realizadas presencialmente no campus Indianópolis, à Rua Doutor Bacelar, 1212 - 4º andar - Vila Clementino - São Paulo - SP.
RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados
As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:
1 - Apresentar os seguintes documentos originais:
- Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
- Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
- Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
- Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
- 2 fotografias 3x4 (recentes);
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
- Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
2 - Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
3 - Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
4 - Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
Endereço da Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP:
Rua Doutor Bacelar, 1212 - 4º andar - Vila Clementino - São Paulo - SP
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min.
Secretária do Programa: Aline Nascimento
Telefone: (011) 5586-4040
INÍCIO DAS AULAS
Dia 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira)
O Programa de Administração disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre de 2025 pode ser acessado na página do Programa, na seção Candidato/Aluno/Egresso > Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES. Para mais detalhes, acesse o link: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/administracao/assets/download/adm_edital_PROSUP_2025-1.pdf.