A Cultura Brasileira e a Produção em Diferentes Meios e Plataformas de Comunicação

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Noções de cultura, produção midiática e novas plataformas de comunicação no contexto brasileiro: reflexões e fundamentação teórico-metodológica. Reflexões sobre as mídias convencionais, as mídias sociais, inclusive o consumo de informações regidas pelas mobile mídias. Análise das novas características da produção cultural, com ênfase nas tecnologias de comunicação. Compreensão da cultura brasileira a partir do meio rádio, como o grande mediador da cultura brasileira e por onde esta se dissemina, seja no plano regional, local, nacional.

Bibliografia

ADAMI, Antonio; HOHLFELDT, Antonio (Org.). Lusofonia e Interculturalidade. São Paulo: E-Livros Intercom, 2012.
BARBERO, Jesús-Martín. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.
BARROS, José Márcio (Org.) Diversidade Cultural – da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Vale do Rio dos Sinos-RS: Editora UNISINOS, 2008.
BRANT, Leonardo (Org.) Diversidade Cultural. São Paulo: Instituto Pensarte, 2005.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2006.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. A cultura-mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LUCAS, Bambozzi et al. Mediações, tecnologia e espaço público – panorama crítico da arte em mídias móveis. São Paulo: Conrad do Brasil, 2010.
MARTINS, Moisés de Lemos. Crise no Castelo da Cultura. São Paulo: Annablume, 2011.
MELO, José Marques de. Mídia e Cultura Popular. São Paulo: Paulus, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura Brasileira – Utopia e massificação. São Paulo: Contexto, 2006.
RATEG, Petra. O Rádio na Europa: DEUTSCHE WELLE e WDR. Colonia-Alemanha: 26 out. 2006. Entrevista concedida a Antonio Adami.
REVISTA RADIO BARCELONA. Barcelona: setembro de 1924 a dezembro de 1936.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e Artes do Pós-Humano. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SCHAFFER, Murray. A afinação do mundo. El Nuevo Paisaje Sonoro. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1998.
SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.