Ementa
Conceitos relativos ao Meio Ambiente, suas relações com o setor produtivo e sua influência para a competitividade das empresas modernas. Tipologias e perspectivas ambientalistas. Evolução histórica da preocupação ambiental: análise dos impactos decorrentes da produção industrial e as alternativas para mitigar tais impactos. Ferramentas e técnicas para a melhoria da competitividade ambiental das empresas e as possíveis estratégias a serem utilizadas para tal finalidade.
Bibliografia
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1995.
KINLAW, D.C. Empresa competitiva e ecológica. São Paulo: Makron Books, 1997.
ODUM, H.T. Environmental Accouting. Gainesville: University of Florida, 1996.
OTTMAN, J.A. Marketing Verde: desafios e oportunidades para a nova era do Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.
PORTER, M.; MONTGOMERY, C.A. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ROMM, J.J. Um passo além da Qualidade: como aumentar seus lucros e produtividade através de uma administração ecológica. São Paulo: Editora Futura, 1996.
TIEZZI, E.; MARCHETTINI, N. L'economia e il suo rapporto com la natura. Che cos'è lo sviluppo sostenibile? - Le basi scientifiche della sostenibilitá e i guasti del pensiero único. Roma: Donzelli Editore, 1999.
Artigos da literatura especializada (Journal of Cleaner Production, International Journal of Industrial Ecology, entre outros).