Autor(a): Euclides Serafim Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Data: 04/02/2021
Resumo: Esforços com o objetivo de propor alternativas energéticas são amplamente encontrados na literatura, cada um com seus respectivos propósitos e escopos. Focando em transporte público, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do estado de São Paulo realizou um projeto piloto em pequena escala, testando ônibus movidos a hidrogênio produzido por eletrólise da água no próprio local de abastecimento dos veículos. Este trabalho toma como base o estudo de caso da EMTU, com uma simulação, cujo cenário de expansão considera uma frota em torno de 4000 ônibus que integram o transporte público da região metropolitana de São Paulo sob a gestão da empresa. O objetivo do trabalho é estudar o desempenho ambiental do cenário de expansão, comparando o uso do hidrogênio como fonte energética com outras fontes, considerando todas as fases do sistema, que consistem na produção do hidrogênio, seu armazenamento, o abastecimento dos ônibus e seu uso durante a operação de transporte. Os métodos aplicados neste estudo são a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a síntese em emergia (SE). A unidade funcional definida neste estudo é quilômetro percorrido pessoa. Os resultados para as quatro categorias de impactos obtidos na ACV são: energia Incorporada de 2,50E-05 MJeq./km pessoa, potencial de aquecimento global de 6,31E-06 kgCO2-eq./km pessoa, potencial de acidificação de 1,20E-08 kgSO2-eq./km pessoa e material particulado de 2,48E-10 kgPM2.5-10/km pessoa. Para a síntese em emergia (SE) os resultados obtidos são: renovabilidade (%R) de 63,09%; taxa de rendimento em emergia (EYR) de 2,71; taxa de carga ambiental (ELR) de 0,58 e índice de sustentabilidade em emergia (ESI) de 4,63. Os resultados para a ACV mostram que o uso do hidrogênio como combustível na mobilidade urbana causa menor impacto devido às emissões diretas e indiretas no meio ambiente em comparação aos cenários em que o diesel, o biodiesel, a eletricidade e o gás liquefeito de petróleo são utilizados como combustíveis. Quanto aos resultados da SE, embora os dados encontrados em literatura possibilitem a comparação apenas do hidrogênio com diesel e com o biodiesel, o hidrogênio também apresenta melhor desempenho ambiental. Os resultados mostram que, sob uma perspectiva ambiental baseada na ACV e SE, a iniciativa pelo uso do hidrogênio como fonte alternativa de combustível para ônibus urbanos no cenário avaliado deve continuar sendo suportada por políticas públicas.
Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida; Mobilidade urbana; Região Metropolitana de São Paulo; Síntese em emergia.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Projeto: Ecologia Industrial: aplicação de conceitos visando à sustentabilidade
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Produção e Meio Ambiente
Autor(a): Lorivaldo Rodrigues Barbosa
Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Helena Bonilla
Data: 11/02/2021
Resumo: O mundo passa por enormes transformações. O esgotamento paulatino das fontes de energias não renováveis tornou-se uma grande preocupação para alguns países. A solução seria utilizar uma fonte renovável e sustentável de energia para o abastecimento energético. Dentre as diversas opções existentes, encontra-se a energia gratuita, que vem do sol. A pesquisa permitiu compreender a legislação e resoluções adotadas, ao longo dos anos, para estabelecer os critérios e limites da mini e microgeração distribuída. A simulação hipotética da instalação de um sistema de energia solar em uma residência possibilitou reunir dados de consumo médio de energia e dimensionar o sistema, o custo dos equipamentos e a mão-de-obra dos serviços necessários para a instalação e homologação. Dessa forma, foi possível contabilizar os dados dos gastos e chegar ao resultado de retorno do investimento em sucessivos cenários financeiros. O estudo também revelou as barreiras e limitações impostas aos consumidores que desejam implantar o sistema fotovoltaico, principalmente no caso dos condomínios verticais - comerciais ou residenciais - que não comportam a instalação por falta de área útil. Existem também os que não querem arcar com a aquisição, instalação e manutenção. Para contornar as limitações, o ideal é montar os sistemas em outra localidade, por meio de consórcios ou cooperativas, nos quais os participantes beneficiam-se com o autoconsumo remoto e tornam-se prossumidores de energia elétrica.
Palavras-chave: Matriz Elétrica e Energética; Energia Solar Fotovoltaica; Mini e Microgeração Distribuída e Compartilhada; Sistemas On-grid; Payback; Modalidades de Compensação de Energia.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Projeto: Produção e Meio Ambiente: Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade para Tomada de Decisões
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Abelino Reis Guimarães Neto
Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 24/02/2021
Resumo: A ciência vem constantemente levantando o debate sobre os impactos negativos que a produção humana causa ao meio ambiente, e os agravos gerados pela forma linear como a sociedade atual pensa sua economia e produção. A Economia Circular surge no debate sobre Sustentabilidade como uma alternativa para reduzir os impactos socioambientais que o modo linear de produção vem ocasionando. Essa nova forma de se pensar o processo produtivo surge como um guarda-chuva de conceitos. Utilizando de diversos fundamentos originários do desenvolvimento sustentável, possui como objetivo apresentar as possibilidades de se gerar receita, renda e riqueza com processos circulares. A presente dissertação revisa os fundamentos de Economia Circular, e aponta a necessidade da criação e utilização de modelos quantitativos que mensurem os resultados econômicos e ambientais com equidade. O objetivo da presente pesquisa assume a direção de propor um modelo gráfico que aponte concomitantemente esses resultados. O modelo é testado a partir de um Estudo de Caso realizado na Baixada Santista, e analisa os possíveis resultados que a atividade circular de coleta de resíduos sólidos, especificamente, de latas de alumínio para bebidas, pode proporcionar nos âmbitos econômicos e ambientais. O Estudo de Caso avalia a Cadeia Direta da produção dessas latas, para identificar a origem do descarte, e assim os valores gerados em sua Cadeia Circular, ou seja, compreender os resultados produzidos em sua coleta. O negócio circular de coleta de latas de alumínio proporciona saldos relevantes devido ao valor comercial deste material. O modelo apresentou resultados satisfatórios, servindo como uma ferramenta que ilustra os contrastes entre economia linear e circular. Tal apresentação corrobora na tomada de decisão, pois permite a percepção dos cenários que envolvem o negócio circular, indicando sua inclinação para uma condição favorável ou não, em relação a injeção de investimentos nesse negócio.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular, Ecoeficiência, Receita, Descarte, Modelo.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Projeto: Gestão e Qualidade nas Redes de Suprimentos
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Rodrigo Rodrigues
Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 25/03/2021
Resumo: O governo tem incentivado - por mecanismos como: leis, decretos e emendas constitucionais - a parceria de instituições de ensino e indústria quanto a construção de ambientes que permitam o fortalecimento da produção e do próprio conhecimento em detrimento da adaptação de seus produtos às necessidades do mercado, bem como, na inovação de produtos e serviços gerando novas demandas de consumo. Neste trabalho, foram analisados produtos e serviços concebidos a partir do modelo hélice tríplice considerando características relevantes inicialmente para a Economia Criativa – no contexto da criação de produtos e serviços inovadores – e a Economia Circular, a partir da criação de um modelo de negócio que possa atender ao reuso inteligente de resíduos poluentes e ainda gerar negócios a partir destes. O trabalho foi desenvolvido com base em uma revisão literária a partir de um projeto concentrado em um Centro de Inovação Tecnológica alinhado ao contexto do Modelo Hélice Trípliceeaderente a Economia Circular. Foi criado um modelo de négocio viável para a coleta rastreável do óleo de cozinha usado e conversão deste em biodiesel, também foi considerada a quantidade necessária de captação de óleo usado da para a viabilidade de um negocio.
Palavras-chave: Hélice Tríplice; Economia Circular; Biodiesel; Sustentabilidade
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Autor(a): Agnaldo Vieira da Silva
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 31/03/2021
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o processo de desindustrialização da economia brasileira e as transformações da estrutura produtiva brasileira e apontar, a partir da perspectiva da formação nacional, se o Brasil atravessa ou não, um processo de desindustrialização. Para isso, faz-se necessária uma análise empírica, utilizando-se dados extraídos de fontes como IBGE, IPEA data, CNI e Sebrae. Analisa a desindustrialização do Brasil a partir da dinâmica do setor ao longo dos anos, ficando claro que esse processo se dá após a adoção das medidas de liberalização nos anos de 1990, uma vez que nessa época a maioria dos setores da indústria nacional em tecnologia não havia atingido nível de maturidade suficientemente competitivo, à exceção de poucos setores como, por exemplo, o aeroespacial e aeronáutico, que registrou ganhos de mercado; ao contrário, nos demais setores não foi possível evitar o crescimento da utilização de insumos importados na produção, e, o crescimento das vendas para o exterior de produtos não industriais intensivos em recursos naturais, fatores que cooperam para que a indústria perca prematuramente seu protagonismo na economia do país. Podendo se chegar a uma conclusão de que possam existir indícios da ocorrência de desindustrialização na economia brasileira, verifica-se uma ruptura dos principais eixos que caracterizam um processo de industrialização condizente com a formação nacional: a desarticulação do sistema industrial; o deslocamento do eixo dinâmico da economia para o exterior; e a erosão dos centros internos de decisão.
Palavras-chave: Desindustrialização; formação nacional; indústria; trabalho de transformação; centros internos e eixo dinâmico, processo, estrutura, dinâmica e competitivo.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Projeto: O Planejamento e Controle da Produção em Redes de Empresas
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.
Autor(a): Jonatas Santos de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 10/04/2021
Resumo: A introdução de tecnologias, usadas na agricultura, para facilitar o manejo e aumentar a produtividade das culturas, recebe o nome de “Agricultura de Precisão”. Este trabalho procurou desenvolver um protótipo que utilize a plataforma Open-Source Arduino, interligada a um sensor de umidade de solo, com auxílio da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ (Lógica Eτ) para tomada de decisão sobre o Sistema de Irrigação. A metodologia usada, a Design Science Research, permitiu contribuir com novos conhecimentos sobre a construção e materialização do projeto. Como resultado, foi possível gerar artefatos que corroboraram para criação de um protótipo que atendeu aos objetivos deste trabalho e apresentar, como alternativa, um sistema de baixo custo, fácil aprendizagem, acessível a pequenos produtores, com baixo consumo de energia e que ajuda no uso consciente da água, consonante com a realidade da sociedade brasileira. A proposta deste trabalho foi pesquisar e compreender os conceitos de Sistema de Irrigação, Plataforma Arduino e o uso de sensores para o monitoramento de uma Horta Caseira, utilizando a Lógica Eτ, como apoio na tomada de decisão no Sistema de Irrigação.
Palavras-chave: Arduino; Sistema de Irrigação; Lógica Eτ; Horta Caseira; Agricultura de Precisão
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Projeto: Processos Decisórios Baseados em Lógicas Não-Clássicas
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial
Autor(a): Fernanda Alves de Araújo
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 25/06/2021
Resumo: A entrega de última milha (last-mile) atraiu um interesse considerável dos fornecedores de logística e do setor de varejo nos últimos anos. Novas tecnologias e abordagens estão sendo discutidas por especialistas e acadêmicos. Essas tendências não devem parar, e o motivo é o aumento do comércio eletrônico e da compra de quase tudo por aplicativos, de uma caneta a um carro. Portanto, o e-commerce exige grande capacidade, velocidade e flexibilidade em todos os seus processos e operações. Este estudo pretende investigar a literatura e as expectativas dos consumidores e fornecedores de logística na entrega de última milha em relação às tecnologias alternativas disponíveis no mercado. Para tanto, realizamos uma pesquisa estruturada em três artigos para identificar as principais lacunas encontradas na literatura até o momento, com o objetivo de ampliar a literatura atual e explorar novas alternativas. Nossos resultados mostraram que os avanços na entrega na última milha dependerão da capacidade dos fornecedores de logística, empresas de varejo e consumidores em alinhar suas expectativas. Também observou o impacto do COVID-19 nos serviços de entrega de última milha, revelando que o custo não se apresenta como prioridade no cenário atual, indicando um possível novo viés.
Palavras-chave: Logística de Última Milha; Cidades Logísticas; Frete Urbano; Distribuição de Frete de Encomendas; Comércio Eletrônico; COVID-19.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: RESUP – Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos.
Autor(a): Hugo Gava Insua
Orientador(a): Prof. Dr.
Data: 29/06/2021
Resumo: Esta pesquisa propõe desenvolver um estudo para elucidação do delito de roubo de veículo com o auxílio de teorias e técnicas de IA para a tomada de decisão na investigação policial. Utilizou-se da pesquisa exploratória levantando referências teóricas do funcionamento do sistema de segurança pública, da investigação policial, do estado da arte dos modelos de predição criminal e da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ. O estudo do sistema de segurança pública serviu para delimitar as atribuições das polícias, sendo que, a partir dessas atribuições que se dá a persecução penal. O estudo do funcionamento da investigação policial mostrou a importância do modus operandi do(s) autor(es) de crime para a elucidação das infrações penais e os critérios básicos suficientes para conduzir pessoa suspeita ao sistema judicial. O estudo foi feito através de um sistema especialista com o apoio de questionário aplicado a especialistas, juntamente com as informações coligidas das análises dos modus operandi, das bases de dados dos registros de ocorrência e dos antecedentes criminais. Como se sabe, ao utilizar especialistas na tomada de decisões, não raramente, eles possuem opiniões subjetivas e, também, podem perfeitamente ser conflitantes. Assim, optou-se pelo uso da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ como lógica subjacente aos estudos, pois tal lógica permite a representação e manipulação de dados imprecisos, contraditórios e paracompletos (falta de dados) na análise para a tomada de decisão. Assim, este trabalho destina-se analisar o uso dessa Lógica nas informações contidas nas bases de dados da Polícia Civil de São Paulo, relativas à ocorrência de roubos de veículos sob a circunscrição da Delegacia Seccional de Santo André e predizer se determinado suspeito pertence ao crime ora em investigação pelo uso de um sistema especialista baseado na Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ, obtendo-se assim uma análise isenta de vieses subjetivos.
Palavras-chave: Investigação Criminal; Roubo de Veículos; Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ; Predição de Suspeitos.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Autor(a): Arno Pedro Clasen
Orientador(a): Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Data: 30/06/2021
Resumo: Embora reconhecendo a importância do alimento, energia e água (FEW) na sustentação da vida e o bem-estar humano, pouco se entende do nexo existente entre eles, pois encontra-se na literatura científica avaliações não integradas, complexas e em escalas maiores como países, dificultando a tomada de decisões em escalas municipais. Este trabalho propõe um modelo para avaliar quantitativamente e de forma integrada o FEW nexus de municípios. Os fluxos FEW são quantificados e avaliados comparativamente para verificar qual possui maior ou menor influência, direta e indiretamente, sobre a demanda de fluxos FEW do município. Sob uma perspectiva tridimensional das relações entre os elementos FEW, o modelo CUBO é proposto para quantificar essa relação de forma integrada. O município de Santos é considerado como estudo de caso principal, e oito outros municípios brasileiros também são considerados para permitir uma avaliação comparativa. Os resultados mostram que o município de Santos utilizou em 2018 a quantidade de 2,51E+07 m3H2Oeq., 1,20E+10 MJfossil-eq., e 6,87E+08 kgCO2-eq., em que o alimento é o fluxo que mais influenciou na demanda de água e nas emissões de CO2, e o fluxo energia mais influenciou na demanda de energia fóssil. De forma integrada, o FEW nexus para Santos localiza-se na região do CUBO denominada como de segurança, tem condição estável e vetor FEW com comprimento de 0,80, obtendo o melhor desempenho entre os nove municípios avaliados. Para melhorar o desempenho do FEW nexus de Santos sugerem-se políticas públicas focadas à produção local/regional de alimentos, reutilização de resíduos orgânicos, substituição da proteína de carne vermelha por proteína de peixe, viabilização da geração de energia através das marés, utilização de placas fotovoltaicas em obras civis, e captação da água da chuva para fins não potáveis. A avaliação da simplicidade-complexidade do modelo CUBO alcançou a pontuação 7, indicando baixa complexidade, além disso, o modelo CUBO apresenta critérios claros e fortes para o entendimento do FEW nexus em municípios. Espera-se que o modelo CUBO possa ser utilizado em futuros estudos como uma alternativa para subsidiar políticas públicas em busca de municípios resilientes.
Palavras-chave: Aquecimento global, Cidades resilientes, Contabilidade de fluxos materiais, Energia incorporada, FEW nexus, Santos.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Projeto: Ecologia industrial: Aplicação de conceitos visando à sustentabilidade.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente
Autor(a): Samira Sestari do Nascimento
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 01/12/2021
Resumo: Devido à dinâmica, complexidade e alta competitividade do mercado atual da construção civil, o gerenciamento adequado de projetos, corresponde a uma atividade fundamental para as organizações. Nesse caso, o papel do gestor de projeto tornou-se progressivo e significativo, consequentemente as responsabilidades aumentaram, exigindo mais competências dos profissionais. No entanto, ainda é difícil para o mercado mapear, avaliar e desenvolver as habilidades necessárias dos gerentes de projeto. A limitação das competências comportamentais de um gestor de projeto, introduz um maior grau de risco ao gerenciamento, podendo influenciar de maneira negativa nos resultados obtidos. Visando auxiliar na solução deste problema, o trabalho objetivou produzir um instrumento de avaliação de competências comportamentais, avaliando um candidato a gestor de projeto. Especificando os objetivos deste estudo, o constructo foi segmentado na primeira fase considerando a confiabilidade das competências comportamentais, avaliadas pelos juízes, e a distribuição das questões em duas dimensões (μ,); na segunda fase, uma simulação baseando-se no instrumento IACC, e na terceira fase, aplica-se a Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ avaliando os candidatos a gestor de projeto. A aplicação da Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ (Lógica Eτ) oportuna à tomada de decisões, permitiu identificar as regiões e as “tendências”, ou seja, direcionando as competências comportamentais de um gestor de projeto pela Lógica Eτ. Desta forma, o resultado do faseamento deste estudo, foi possivel obter a confiabilidade e verificação do instrumento de avaliação, uma simulação em três grupos de especialistas, considerando o cenário individual da análise e as tendências das competências comportamentais de um candidato. O instrumento de avaliação de competências comportamentais poderá ser utilizado em um processo decisório, numa contratação de gestor de projeto, obtendo o grau de evidência favorável e o grau de evidência desfavorável, eliminado a contradição, sendo um instrumento colaborativo e inovador. Visando auxiliar numa análise de risco de contratação indevida, o instrumento consolida uma análise das competências necessárias de um gestor de projeto e orienta um processo de avaliação.
Palavras-chave: Competências Comportamentais, Simulação, Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Projeto: Automação e Robótica em Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial
Autor(a): Flávio Amadeu Bernardini
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 02/12/2021
Resumo: A Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ vem se destacando ao longo dos últimos anos como uma poderosa ferramenta, utilizada no controle de sistemas dinâmicos. Este trabalho propõe a aplicação dessa lógica no controle de direção de um robô autônomo terrestre, movimentando-se ao longo de corredores em edificações industriais, ou em centros de logística. Para o controle de direção, o robô foi equipado com um servo motor controlado por um microcontrolador com tecnologia embarcada com base na Lógica Paraconsistente Anotada. Seis sensores ultrassônicos informam as distâncias dos obstáculos frontais, as distâncias frontais diagonais e laterais. E foram instalados dois sensores óticos na parte traseira do robô para auxiliar os movimentos durante a navegação. A fim garantir uma sequência satisfatória na elaboração e execução deste trabalho, a metodologia escolhida foi dividida em três etapas. A primeira foi uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa experimental que finalizou com a aplicação dos conceitos estudados. A pesquisa bibliográfica teve como objetivo o levantamento de referências teóricas e estudo de softwares nas áreas de robótica, eletrônica analógica, microcontroladores, Linguagem de Programação C e Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ. Para aprimorar esse conhecimento, foi realizada a leitura de outros trabalhos com o mesmo foco pertencentes a periódicos de grande relevância nacional e internacional. O estudo da área de robótica serviu para conhecer os componentes mecânicos, e estudar as grandezas físicas envolvidas no processo da construção do protótipo do robô autônomo terrestre. Com o estudo das áreas de eletrônica analógica, microcontroladores e Linguagem C, pesquisaram-se sensores ultrassônicos na medição de distâncias, ligações entre a placa principal de controle com os periféricos, e houve um aprofundamento nos conhecimentos em microcontroladores e programação. Já a Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ desempenhou um papel fundamental na elaboração de um algoritmo capaz de garantir o funcionamento satisfatório do protótipo. Na etapa de pesquisa experimental foram realizados testes do robô móvel autônomo terrestre, atuando em um corredor com escala reduzida, e assim analisar a capacidade de desvio dos obstáculos durante a movimentação. Um outro teste realizado foi para verificar a percepção do protótipo do robô em encontrar uma saída lateral. Para finalizar foram elaboradas tabelas para possibilitar uma análise mais detalhada da movimentação do robô e chegar a uma conclusão qualitativa sobre o desempenho do deslocamento, quando comparado a outros trabalhos anteriores com o mesmo foco.
Palavras-chave: Robô Móvel Autônomo Terrestre; Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ Arduino; Servo Motor
Área de Concentração: SGestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Projeto: Automação e Robótica em Engenharia de Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial
Autor(a): Luiz Roberto Forçan
Orientador(a): Prof. Dr. Jair Minoro Abe
Data: 02/12/2021
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a aplicação da Lógica Paraconsistente Evidencial Eτ como apoio na tomada de decisão, em duas subáreas do processo de desenvolvimento de software: Engenharia de Requisitos e Interface Homem Computador. Dentro da subárea Engenharia de Requisitos, os métodos ágeis utilizam, como técnica para elicitar requisitos, a História de Usuário. Entretanto, desenvolvedores e usuários têm dificuldades para entender essas Histórias, o que pode gerar, entre eles, contradições que resultam em métricas inexatas. Este estudo apresenta um modelo de validação da História do Usuário que utiliza o algoritmo Para-analisador, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento do processo de avaliação, estimativa e priorização dessas Histórias. Para chegar a esse modelo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, aplicando um survey, para avaliar Histórias de Usuário obtidas de um time Scrum em uma empresa de tecnologia. O modelo proposto contempla, como fator de análise, o conceito INVEST: Independente, Negociável, Valiosa, Estimável, Pequena e Testável. O estudo apresenta o resultado da análise dos dados, com base na opinião emitida pelos especialistas. Foi constatado que duas histórias possuíam grau de evidências favoráveis satisfatórias para serem trabalhadas em um Sprint. Porém, conclui-se que nenhuma delas podia ser desenvolvida em um Sprint, devendo, portanto, ser enviada para reavaliação dos especialistas. Dentro da subárea Interface Homem Computador, a opinião da experiência do usuário com determinado produto de software é afetada por sua usabilidade, semelhante à experiência do usuário (UX) que determina se um aplicativo atende às expectativas. Assim, a avaliação da usabilidade é necessária, para melhorar a qualidade do software. A Escala de Usabilidade do Sistema afere a experiência do usuário com o sistema, apresentando 10 questões que se contradizem. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar um detalhamento das contradições, utilizando a Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ, por meio da aplicação de um survey, em onze profissionais que aferiram um sistema com o qual trabalham. Foi elaborada uma confrontação dos resultados do índice da escala SUS com o algoritmo Para-analisador, aplicando o par (μ; λ), classificando as questões pares para μ e as questões ímpares para λ. O SUS apresentou um resultado com a Escala de Usabilidade do Sistema (76,59), significando uma avaliação positiva da usabilidade. O resultado do Para-analisador exibiu a média global (0,75; 0,25), apontando um resultado similar ao SUS e, ainda, evidenciando dois itens contraditórios. A avaliação da usabilidade foi aperfeiçoada, demonstrando que os respondentes concordaram em nove atributos da usabilidade. Entretanto, ocorreu uma discordância em um item, uma vez que cinco respondentes atribuíram valores altos a duas questões contraditórias, indicando uma contradição na avaliação. Este resultado pode apontar falta de entendimento do significado das questões do instrumento, o que poderia indicar a necessidade de capacitar os participantes antes do começo do processo. A contribuição principal deste trabalho foi utilizar o Para-analisador junto com a avaliação da usabilidade de um software, pois essa condição permtiu uma análise mais criteriosa, já que ele trabalha com o par (μ; λ), o que possibilita aferir os resultados em duas dimensões.
Palavras-chave: Scrum; Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Eτ; Tomada de Decisão; Escala de Usabilidade do Sistema.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
Projeto: Processos Decisórios Baseados em Lógicas Não Clássicas
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial
Autor(a): Claudia Roberta Carneiro Leão Martins
Orientador(a): Profa. Dra. Cecília Maria Villas Bôas de Almeida
Data: 06/12/2021
Resumo: As exportações de soja, economicamente, apresentam diversas vantagens, como o aumento da lucratividade e da produtividade do agronegócio, a qualidade dos produtos e o panorama brasileiro positivo no cenário internacional. Em contrapartida, o Brasil é, em média, 80% dependente da compra de recursos não renováveis para sua produção, como fertilizantes e agrotóxicos. Nesse contexto, esta dissertação irá avaliar, no período de 2015 a 2019, as trocas nas exportações de soja e na importação de recursos não renováveis para o seu plantio, bem como avaliar se há vantagens em processar os recursos primários e vendê-los por um valor superior. A pesquisa utiliza a metodologia da Contabilidade em Emergia e emprega os indicadores EBR (Emergy Benefit Ratio) para avaliar a relação da emergia recebida em materiais com o dinheiro pago, o EER (Emergy Exchange Ratio) que avalia o benefício de uma relação comercial e o OR (Opportunity Ratio) que estima um potencial aumento de PIB (Produto Interno Bruto) considerando o processamento interno dos recursos como alternativa à exportação de matéria prima bruta. Os resultados mostram que o Brasil se beneficia quando compra/importa fertilizantes do mercado internacional, mas tem desvantagem na compra de agrotóxicos. A exportação de grãos e farelo é, em geral, desfavorável ao Brasil, porém, neste estudo avaliou-se que a comercialização do óleo de soja seria favorável e poderia gerar um potencial aumento do PIB, no setor de agricultura, em até duas vezes. Os resultados obtidos apresentam uma visão quantitativa das trocas comerciais relacionadas à produção de soja e que contribui para pesquisas futuras em busca de trocas comerciais mais justas.
Palavras-chave: Soja, comercialização, emergia.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Projeto: Produção mais limpa e desenvolvimento sustentável: contabilidade ambiental
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Produção e Meio Ambiente
Autor(a): Noella Melo de Vasconcellos
Orientador(a): Profa. Dra. Biagio Fernando Giannett
Data: 19/12/2021
Resumo: A Sustentabilidade é uma preocupação constante dos gestores de políticas públicas, das empresas e dos consumidores, devido ao grau de conscientização atingido, face a relevância e urgência do assunto num mundo cada vez mais interdependente. A Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (LCSA) é uma das maneiras de acompanhar e medir os impactos de processos de produção de produtos e serviços para favorecer as decisões dos gestores. Possui três pilares, o econômico, ambiental e social, sendo o último, a Avaliação do Ciclo de Vida Social (S-LCA) é o mais recente, e considerado o mais qualitativo. O objetivo deste trabalho é aplicar a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP) para fornecer o cálculo dos impactos nas alternativas: Bem-estar, Saúde e Segurança nos países em que foram realizados quatro estudos de caso com a aplicação da metodologia S-LCA em sistemas de produção. Num cenário com diversas variáveis simultâneas, a metodologia AHP, além de ser quantitativa, baseada no método multicritério de decisão, prioriza as alternativas facilitando as decisões. Os resultados encontrados trouxeram os graus de impacto das alternativas citadas considerando um framework de 30 anos para cada país. Foram realizadas simulações para avaliar se haveria mudanças nos impactos das alternativas, caso os valores dos critérios fossem diferentes, o que se constatou ser uma realidade. Os objetivos propostos nesta pesquisa foram alcançados e constatou-se que há oportunidade de desenvolvimento de novas pesquisas nessa área de estudo por meio de outras combinações de metodologias
Palavras-chave: Social. S-LCA. AHP. Simulações. Árvore de decisão. Tomada de decisão
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:Produção e Meio Ambiente