Grupo de Pesquisa

Laboratório de Produção e Meio Ambiente

Líder do LaProMA

Laboratório de Produção e Meio Ambiente

Prof. Dr. Biagio Fernando Giannetti

(Currículo Lattes)

Docentes

Laboratório de Produção e Meio Ambiente

Profa. Dra. Cecília Maria Villas Bôas de Almeida

(Currículo Lattes)
Docente

Laboratório de Produção e Meio Ambiente

Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho

(Currículo Lattes)
Docente

Pesquisador

Técnico

Discentes

Laboratório de Produção e Meio Ambiente

Pós-Doutorandos

Doutorandos

Mestrandos

Iniciação Científica

O Laboratório de Produção e Meio Ambiente trabalha normalmente com alunos de iniciação científica, alunos de mestrado e doutorado e pós-doutorado. Atualmente o Laboratório está oferecendo vagas em todos os níveis. Projeto onde os alunos podem desenvolver suas atividades de pesquisa:

Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção mais Limpa e Economia Circular
Nome do Projeto: PLANEJAMENTO E GESTÃO EM BUSCA DE CADEIAS DE PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEIS: PROCESSO, PRODUTO, CONSUMO E DESCARTE
Descrição: O projeto ressalta a importância da integração entre cadeias de produção, o meio ambiente e a sociedade, avaliando de forma sistêmica o ciclo de vida de produtos e processos em busca da sustentabilidade. Incluem-se sistemas agropecuários e industriais avaliados sob uma abordagem ampla que inclui desde o design do produto, a origem das matérias primas, os processos de transformação, a entrega do produto final ao consumidor, até alternativas de gerenciamento de resíduos. Ferramentas de planejamento, gestão, e qualidade são consideradas, assim como outras que resultem em indicadores quantitativos para auxiliar em diagnósticos e tomadas de decisão em busca de sistemas de produção mais sustentáveis.

Nome do Projeto: ECONOMIA CIRCULAR E SUSTENTABILIDADE PARA A COMPETITIVIDADE: GESTÃO BASEADA EM VALORAÇÃO SISTÊMICA
Descrição: O projeto de pesquisa visa identificar e/ou propor ferramentas de gestão da produção baseada em valoração sistêmica e objetiva, utilizando-se dos mais importantes conceitos e ferramentas científicas com foco na sustentabilidade como pegada ecológica, contabilidade ambiental baseada em eMergia, análise do ciclo de vida, entre outros. Como objetivo final, busca-se a desejável e necessária transição para a uma economia circular em substituição à economia linear de extração, produção e descarte. Embora os conceitos de sustentabilidade e economia circular tenham origens e fundamentações diferentes, eles estão inter-relacionados e são considerados fundamentais para a viabilização de modelos de gestão baseados em valoração sistêmica, tornando os sistemas produtivos mais competitivos para um mercado cada vez mais consciente e exigente. Mercado de carbono, cidades inteligentes e sustentáveis, ecologia e simbiose industrial são temas discutidos neste projeto frente às exigências sociais, econômicas e ambientais de uma economia circular moderna.