Didática do Ensino Superior

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Ementa:

Fundamentação teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da função docente em nível superior. A análise crítica do papel da Didática na preparação e formação profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino voltadas à melhoria do desempenho docente em sala de aula. Enfoque em habilidades inovadoras com metodologias ativas e ensino à distância, explorando as possibilidades, desafios e oportunidades no ensino superior. Inclusão de temas como Metaverso e Inteligência Artificial na prática educacional.

Ementa específica: Fundamentação teórica. Método Dialético. Construtivismo. Metodologias Ativas. Ensino à Distância. Metaverso e Inteligência Artificial. Outros recursos didáticos.

Bibliografia:

  • ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville (SC): Univille, 2015.
  • GIL, A. C. Didática do ensino superior. 1. ed. 8. reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
  • MARIN, A. J.; SILVA, A. M. M.; SOUZA, M. I. S. (Org.). Situações didáticas (eBook). 2. ed. Araraquara (SP): Junqueira & Marin, 2017.
  • MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade (eBook). Campinas (SP): Papirus, 2014.
  • MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2013.
  • MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas (SP): Papirus, 2016.
  • PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
  • RODRIGUES Jr, J. F. (Coord.). O professor universitário entusiasmado: seis estudos sobre uma espécie em extinção. Brasília: Florencio, 2014.
  • TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. Ensinar e aprender no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
  • VEIGA, I. P. A. et al. Repensando a didática. 29. ed. Campinas (SP): Papirus, 2016.