Práticas Institucionais nos Diferentes Contextos

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

I - Ementa

Conceito de instituição. Psico-Higiene e Psicologia institucional. Práticas psicossociais em saúde mental nos contextos das instituições de atenção à saúde, de atenção psicossocial, de trabalho e educacionais e psicologia como instituição. O delineamento normativo das práticas. Experiências e relatos de práticas institucionais de saúde mental bem-sucedidas entre os alunos e profissionais convidados. Práticas inovadoras e suas possibilidades em grupos, considerando cada pessoa com suas diversidades físicas, psíquicas e/ou sociais.

II - Bibliografia
Livros:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plinio A.S. Dentzien. Zahar, 2021
BLEGER, J. Psico-Higiene e Psicologia Institucional. Artes Médicas, 1984.
BRUNET, Andrew. 50 Discursos que Marcaram o Mundo Moderno. L&PM, 2017.
CAVALLINI, Flávia M. CAPS, ateliês e oficinas: artes no mundo, mundos na arte. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 1, p. 40-45, jan.-abr. 2020. DOI
ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. São Paulo: Artmed, 2014.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GUIRADO, M. Psicologia Institucional: O Exercício da Psicologia Como Instituição. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 13, n. 12, p. 323-333, jul./dez. 2009.
GUIRADO, M. Psicologia Institucional. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2004.
GULA, P.; PINHEIRO, N. Entre o Limite e a Esperança: Relato de uma Experiência em Psicologia Institucional. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 27, n. 2, p. 358-367, jun. 2007.
JESUS, Kaike C.O.; SANTANA, H.M.; CASTELAR, Marilda. Psicologia e racismo institucional na saúde pública de Salvador- Bahia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 2, p. 142-153, maio-ago. 2020. DOI
KASPER, M.; FORTUNA, C.M.; BRAGHETTO, G.T.; MARCUSSI, T.C.; FELICIANO, A.B.; L'ABBATE, S. Institutional analysis in scientific health production: an integrative literature review. Rev Esc Enferm USP, v. 54, p. 1-13, 2020. DOI
MOREIRA, M.I.C.; BRITO, C.D.; OLIVEIRA, C.M.; ALVES, C.E.R. Mulheres, travestis e transexuais: interseções de gênero em documentos de políticas públicas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 234-242, maio-ago. 2018. DOI
NUNES, J. P. S.; ZANETTI, S. A. S. Limites e alcances do trabalho de um psicólogo em um hospital geral. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v.7, n.2, p.186-192, dez. 2015.
RAMMINGER, T. Políticas públicas em saúde mental e trabalho: desafios políticos e epistemológicos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v, 32, n. 2, p. 374-387, 2012.
ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v.23, n.4, p.64-73, dez. 2003.
SOUZA, Alice de M. P.; RODRIGUES, Heliana B. C. Roubando o Nome aos Bois - Gerações e Inflexões na História da Análise Institucional no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, n. especial, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003263964.
SPINK, M. J. Psicologia social e saúde: prática, saberes e sentidos. Petrópolis: Vozes, 2011.
VERONESE, Lilian A.A.; MACHADO, Adriana M. O pensamento institucionalista e a psicologia escolar: desassossegando as lógicas do cotidiano. Psicologia Escolar e Educacional., v. 26, P. 1-8, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392022225808
VILLA, Marco Antonio. A história em discursos: 50 discursos que mudaram o Brasil e o mundo. Crítica, 2018.