- Ementa
- Fatores de proteção e risco à Saúde Mental: conceito. Os determinantes sociais da Saúde Mental: aspectos teóricos e conceituais. Conflitos e violência nas relações interpessoais na Saúde. Habilidades Sociais: conceitos. Competência social e moral em contextos de Saúde. Programa de promoção das habilidades sociais: práticas e evidências científicas. Ações afirmativas e habilidades sociais: questões étnico-raciais e sociais.
- Bibliografia
- ALVES, Ana Alexandra Marinho; RODRIGUES, Nuno Filipe Reis. Determinantes sociais e económicos da saúde mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 127-131, 2010.
- ARGYLE, Michael. Social skills and health (psychology revivals). Routledge, 2013.
- BRONFENBRENNER, Urie; EVANS, Gary W. Developmental science in the 21st century: Emerging questions, theoretical models, research designs and empirical findings. Social Development, v. 9, n. 1, p. 115-125, 2000.
- CAMPOS, L. Resiliência e habilidades sociais: reflexões acerca de suas articulações e seus desdobramentos na escola e na vida. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014.
- EVANS, Gary W. The built environment and mental health. Journal of Urban Health, v. 80, n. 4, p. 536-555, 2003.
- EVANS, Steven W.; AXELROD, Jennifer L.; SAPIA, Jennifer L. Intervenções eficazes de saúde mental baseadas na escola: avançando o paradigma de treinamento de habilidades sociais. Revista de Saúde Escolar, v. 70, n. 5, p. 191-194, 2000.
- COHEN, Sheldon. Social relationships and health. American Psychologist, v. 59, n. 8, p. 676, 2004.
- COIMBRA, S.; FONTAINE, A. M. V. G. Resiliência e habilidades sociais: reflexões conceituais e práticas para uma nova geração. In: DEL PRETTE, Z. A. P. et al. (orgs.) Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática. Novo Hamburgo: Synopsis, 2015. p. 186-220.
- DELL`AGLIO, D. D.; KOLLER, S. H.; YUNES, M. A. M. Resiliência e Psicologia Positiva: Interfaces do Risco à Proteção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 19-447.
- DUTRA-THOMÉ, Luciana et al. O impacto de fatores protetivos e de risco na autoestima e autoeficácia de adultos emergentes nas cinco regiões brasileiras.
- GRESHAM, Frank M. et al. Social skills training for children and youth with emotional and behavioral disorders: Validity considerations and future directions. Behavioral Disorders, v. 30, n. 1, p. 32-46, 2004.
- LAWSON, Gwendolyn M. et al. The core components of evidence-based social emotional learning programs. Prevention Science, v. 20, p. 457-467, 2019.
- LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Habilidades sociais e prevenção do suicídio: relato de experiência em contextos educativos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 284-297, 2019.
- LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade, v. 28, p. 181-193, 2015.
- LOUREIRO, Luís Manuel de Jesus et al. Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: conceitos e desafios. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, p. 157-166, 2012.
- MINAYO, Maria Cecília de Souza. A produção de conhecimentos na interface entre as ciências sociais e humanas e a saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v. 22, p. 21-31, 2013.
- SALLIS, James F.; OWEN, Neville; FISHER, E. Ecological models of health behavior. In: Health behavior: Theory, research, and practice. v. 5, p. 43-64, 2015.
- SANTOS FERREIRA, Edmilson; VIEIRA, José Jairo; DA COSTA VIEIRA, Andréa Lopes. Habilidades socioemocionais e relações étnico-raciais no contexto escolar. Revista Científica do UBM, p. 157-169, 2017.
- SILVA, Manuela; LOUREIRO, Adriana; CARDOSO, Graça. Social determinants of mental health: a review of the evidence. The European Journal of Psychiatry, v. 30, n. 4, p. 259-292, 2016.