Universidade Paulista https://unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif https://unip.br 154 79 <![CDATA[31/07/2020 - Professores da UNIP participam de webinários promovidos pela Rede de Avanços em Produção Mais Limpa ]]> Por Pos

Os professores Biagio F. Giannetti e Feni Agostinho, integrantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP e do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), realizaram webinários a convite da Rede em Avanços de Produção Mais Limpa (ACPN). Os eventos on-line fizeram parte de uma iniciativa da ACPN chamada Série Sustentabilidade, iniciada pelos professores do PPGEP e na qual pesquisadores convidados abordam temas relacionados à Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial.

No dia 16 de julho, o professor Biagio Giannetti, no webinário intitulado Uma ferramenta combinada para cientistas e tomadores de decisão: Modelo 5SEnSU e Síntese em Emergia, apresentou uma nova metodologia de avaliação que combina a Síntese em Emergia com o Modelo 5SEnSU, mostrando casos reais de sua aplicação.

Já no dia 23 de julho, no webinário Análise de incerteza utilizando a técnica de Monte Carlo: uma abordagem prática em estudos ambientais, o professor Feni Agostinho abordou a utilização da análise de Monte Carlo para a diminuição das incertezas na aplicação das UEV’s (Unidades de Valor em Emergia) na Síntese em Emergia. O professor também apresentou casos reais de aplicação durante sua explanação.

Os webinários foram gravados e disponibilizados, via streaming, pela ACPN. Ambos podem ser acessados no site ACPN – Série Sustentabilidade.

 

]]>
DATA31/07/2020
<![CDATA[30/07/2020 - Trabalho de alunos de Direito é aprovado no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos 2020 ]]> Por Vanessa Sanches

O trabalho “A ‘caça às bruxas’ da lei de alienação parental: ineficiência da lei ou do judiciário”, de autoria dos alunos do primeiro semestre do curso de Direito da UNIP, campus Araraquara, Lucas Consoli Silva e Eduardo Rand Baptista Silva, com orientação da professora mestre Fabiana de Souza, foi aprovado para ser apresentado no Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos 2020, que será realizado on-line, entre os dias 29 e 31 de julho.

Lucas Consoli Silva conta que a ideia do trabalho surgiu depois de uma conversa com Fabiana de Souza sobre alienação parental. “Voltei para casa cheio de ideias e chamei a minha orientadora, a Fabiana, para conversar. O tema inicial que eu tinha sugerido não deu certo e ela comentou sobre a proposta da revogação da lei que trata da alienação parental. Gostei da ideia e mergulhei nos livros para começar a produzir o trabalho. Posteriormente, convidei o meu colega de curso, Eduardo Rand, para trabalhar conosco no projeto”, explicou o estudante.

Para o trabalho ser escolhido, os alunos tiveram que cumprir uma série de exigências, tanto de formatação quanto de conteúdo. “Tive que correr para dar conta de pesquisar e escrever tudo a tempo para enviar antes do prazo. A vantagem é que, por ser um congresso interdisciplinar, pude adequar minha pesquisa a uma área que se encaixa bem, no caso, o Direito Civil com foco em Direito Familiar”, afirmou Lucas Consoli.

Sobre a expectativa para apresentação, o aluno diz que são as melhores possíveis. “Estou muito animado. É muito difícil um aluno do primeiro semestre emplacar um artigo num congresso de nível internacional e ainda tê-lo publicado em livro. Estou muito feliz, pois poderei começar meu Lattes com o pé direito, sei que no meu futuro profissional isso fará a diferença. E espero que quem assistir ao vídeo e ler o trabalho, possa entender um pouco a dimensão dessa questão da alienação parental.”

 

]]>
DATA30/07/2020
<![CDATA[29/07/2020 - Alunos da UNIP são indicados para bolsas internacionais on-line ]]> Por Internacionalização

Os alunos relacionados a seguir foram pré-selecionados pela Universidade Paulista – UNIP para o Programa de Bolsas Diretas On-line 2020/2.

Universidad de Valparaíso – Chile
Aline Marques Marino
Ana Flávia Amaro da Silva

Universidad Abierta Interamericana – Argentina
Ana Paula de Melo
Gabriella de Macedo Silva
Leyla Bastos Paulino
Mateus Cardeal de Oliveira Lima
Rosana Iene

Universidad Peruana Cayetano Heredia – Peru
Alejandra Del Carmen Villanueva Mauricio
Fernanda Braghittoni de Santi
Ludmila Montandon Piros
Viviane Minardi de Oliveira Mateus

Universidad de Piura – Peru
Andréa Yreijo
Ana Carla de Santana Nascimento
Cibele Cristina B. Pereira Dias
Giovanna Vasconcelos Saloio
Janaina dos Santos da Silva
Nataly Santos da Silva
Nathalia Magro Ernica
Priscila Stuani Durello
Rebecca Rodrigues Ferreira
Rikelly Rodrigues Machado
Sthepanie Freitas Pinheiro

Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM) – Chile
Luciana Mildredh Luna Paitan

Os estudantes passarão ainda pela seleção final nas universidades parceiras.


A área de Internacionalização Acadêmica da UNIP parabeniza os alunos pela conquista.

]]>
DATA29/07/2020
<![CDATA[28/07/2020 - Professora do curso de Letras participa de debate on-line sobre sociedade e educação ]]> Por Roseli Gimenes

A professora doutora do curso de Letras da UNIP, Solange Gervai, participou, no dia 9 de julho, da live Sociedade e educação: o que aprendemos com a pandemia. O evento foi realizado no canal do YouTube do Instituto Lego, que oferece atendimento clínico especializado e formação a profissionais da educação e saúde.

Destacando a importância dos professores e gestores em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 e a situação do ensino remoto nas escolas, o debate foi mediado pela pedagoga, mestre em Psicologia e doutora em Educação, Antonia Maria Nakayama, da equipe do Instituto Lego, e contou com a participação da educadora da infância na Prefeitura de Barueri, Damaris Galli; da pedagoga e mestre em Educação, com trabalho no Ensino Fundamental público e privado na perspectiva freinetiana, Ana Flávia Teixeira Buscariolo; da formadora docente nas áreas de Inclusão e Pedagogia Freinet e diretora da Escola Curumim (Campinas - SP), Gláucia Ferreira de Souza; da supervisora Escolar da S. M. Educação da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, Jane Porcino; e da professora da Universidade Paulista – UNIP, Solange Gervai.

As educadoras abordaram o tema sob diferentes contextos, dos pequenos da Educação Infantil aos estudantes do Ensino Superior. Para finalizar, apontaram os aspectos da educação que ficaram evidentes com o ensino remoto, como a importância dos professores e gestores na formação dos alunos, destacando que o essencial é aprender com o atual momento para refletir e melhorar sempre.

]]>
DATA28/07/2020
<![CDATA[22/07/2020 - Coordenadoras de Letras realizam debate on-line sobre contos de fada ]]> Por Roseli Gimenes

A coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, e a coordenadora de Letras do campus Chácara Santo Antônio, Lígia Menna, participaram no dia 6 de julho do debate on-line intitulado Contos de fada: enigmas do destino, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Lego.

O evento propôs uma reflexão sobre os contos de fada, suas raízes mitológicas e seus frutos contemporâneos, com destaque para a obra de Hans Christian Andersen. Os contos de fada, apesar de suas raízes antigas, se perpetuaram na sociedade pós-moderna por meio das mais variadas produções culturais para públicos diversos.

A constante luta entre o bem e o mal, a magia e o encantamento, a trajetória turbulenta do herói e o famoso final feliz, foram alguns dos temas abordados durante a live.

O debate contou com a presença da diretora do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da UNIP, Marisa Regina Paixão, dos professores e alunos do curso de Letras, dos alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia, dos integrantes do Instituto Lego e demais convidados.

]]>
DATA22/07/2020
<![CDATA[14/07/2020 - Pesquisadores da UNIP prestam tributo à obra e legado de Enzo Tiezzi em artigo científico ]]> Por Pós

Os professores Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Feni Agostinho e o doutorando Federico Sulis, todos integrantes do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, juntamente com pesquisadores da Universidade de Siena (Itália) e do Trinity College Dublin (Irlanda), publicaram um trabalho científico no qual discutem as contribuições de Enzo Tiezzi (1938-2010) para os dias atuais. Enzo Tiezzi foi um cientista italiano que promoveu o conceito de sustentabilidade mundialmente e trabalhou em seus fundamentos epistemológicos, adotando principalmente abordagens sistêmicas e transdisciplinares.

Tiezzi forneceu importantes contribuições para novos e mais amplos horizontes, superando as fronteiras entre os diferentes campos científicos e entre as esferas científica e humanística, sem deixar de enfatizar a beleza da biodiversidade e da diversidade cultural, em direção àquela abordagem holística em que a Natureza não é algo fora de nós, mas algo de que fazemos parte, como uma gota de água no oceano. Os conceitos desenvolvidos por ele em suas pesquisas são amplamente utilizados atualmente pelos pesquisadores da área de concentração Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, do PPGEP-UNIP.

A Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), que tem o professor Biagio Giannetti como fundador e diretor global, publicou em sua página uma homenagem a Enzo Tiezzi, relembrando os 10 anos de seu falecimento. O tributo e o link para o referido trabalho científico podem ser acessados por meio do site www.advancesincleanerproduction.net

Biagio Giannetti, em conversa com o professor Federico Pulselli, da Universidade de Siena, prestou depoimento sobre a vida e a obra de Enzo Tiezzi, destacando o impacto de suas ideias na formação do LaProMA. O vídeo está disponível na página do Facebook do Ecodynamics Group.

]]>
DATA14/07/2020
<![CDATA[13/07/2020 - Coordenadora auxiliar de Letras participa de lives sobre Machado de Assis ]]> Por Andrea de Barros

Professora e coordenadora auxiliar do curso de Letras do campus São José dos Campos, Andrea de Barros participou, nos dias 29 e 30 de junho, de duas lives sobre o escritor Machado de Assis, a convite de May Parreira, editora da Ofício das Palavras.

No primeiro evento, a professora falou sobre a recepção crítica da obra de Machado de Assis na Rússia, entre 1960 e 2010, tema de sua tese de doutorado defendida em 2012, na Unicamp. No dia seguinte, o enfoque principal foram os enigmas de Dom Casmurro, obra de 1899, da fase madura de Machado de Assis, portanto, cuja linguagem ambígua e o tema do suposto adultério foram analisados e discutidos com o envolvimento ativo do público durante a live.

Com incentivo da coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, a participação dos professores de Letras da UNIP em eventos on-line de disseminação acadêmica, cultural e artística tem sido intensa no período de pandemia, fortalecendo o convívio e o compartilhamento do conhecimento entre a universidade e a comunidade.

]]>
DATA13/07/2020
<![CDATA[13/07/2020 - Curso de Administração do campus Chácara promove palestra virtual ]]> Por Robson Vieira

Apesar do distanciamento social em tempos de pandemia da COVID-19, alunos e professores do curso de Administração do campus Chácara Santo Antônio não deixaram de participar e promover palestras transmitidas ao vivo.

A carreira do agora! – Conhecimentos, habilidades e comportamentos do futuro que chegou foi o tema da palestra ministrada por Cezar Bellini, professor universitário, cofundador da Desenvolve S.A. e mentor de carreiras com mais de 20 anos de trabalho na empresa Totvs.

O evento foi realizado on-line, nos dias 29 de maio e 6 de junho, e contou com apresentação e mediação de professores e coordenação, além da participação de alunos do curso de Administração.

]]>
DATA13/07/2020
<![CDATA[09/07/2020 - Aluno do curso de Arquitetura da UNIP recebe menção honrosa no Concurso Parklet 4.0 ]]> Por Fernanda Milani

O aluno Matheus Vieira de Paiva, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Norte, conquistou menção honrosa no Parklet 4.0 – Concurso de Ideias em Arquitetura, para estudantes e recém-formados (até 1 ano) em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e áreas afins. Os resultados foram divulgados no dia 15 de junho.

Promovido on-line pelo Portal Projetar.org, o concurso propôs aos acadêmicos e jovens profissionais o desafio de criar um projeto de parklet que explorasse as interseções entre arquitetura e tecnologia. Com livre escolha de local pelos participantes, a ideia consistiu em apresentar um espaço de convivência urbana no âmbito da Indústria e da Cidade 4.0.

O concurso é um dos primeiros da área a abordar o tema do distanciamento social dentro da pandemia da COVID-19. Com isso, um dos focos era como criar um elemento arquitetônico no espaço urbano que pudesse solucionar de modo inteligente essa questão tão importante em nossa realidade atual.

Intitulado Scan Parklet, o projeto do aluno Matheus Paiva propõe “uma arquitetura translúcida e neutra que incentiva as pessoas a interagir com o lugar, criando espaços ligados ao entorno e apresentando as relações humanas e suas interações com a cidade como protagonistas do projeto”. O concurso contou com mais de 180 participantes, confira os resultados.

]]>
DATA09/07/2020