Bolsas de Iniciação Científica UNIP/SANTANDER
Programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica
EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA SANTANDER 2020/2021
PARA ALUNOS DOS CURSOS PRESENCIAIS
EDITAL DA UNIVERSIDADE PAULISTA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UNIP / SANTANDER
A Universidade Paulista promove, anualmente, um concurso de seleção de projetos de Iniciação Científica, realizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, de acordo com as seguintes normas:
Período de inscrições
O período de inscrições de projetos de Iniciação Científica da Universidade Paulista é de 01 a 31 de março. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário disponível na Área do Aluno(a). O formulário de inscrição on-line está disponível no site da UNIP - https://www.unip.br - na Área do Aluno(a).
Concomitantemente, o aluno deverá fazer sua inscrição pelo canal de inscrição para bolsas do Santander Graduação https://www.becas-santander.com/pt-BR/program/santandergraduacao1s2020
Critérios para participação
Para participar, os interessados deverão formar duplas de alunos, regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIP, e ter um professor orientador.
Alunos dos cursos presenciais: as duplas de alunos dos cursos presenciais deverão escolher um tema a ser pesquisado e procurar um professor da UNIP, com o título de Mestre ou Doutor, que possua conhecimentos na área em que pretende desenvolver a pesquisa e solicitar sua orientação, antes do encaminhamento do projeto para o concurso.
O aluno da dupla com o melhor desempenho, constatado pelo histórico escolar, será responsável pela inscrição do projeto e dos integrantes da dupla no Sistema on-line. Não serão aprovados projetos individuais.
Requisitos do aluno
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UNIP (até o penúltimo ano do curso superior tradicional ou primeiro ano do curso tecnológico de curta duração);
- Possuir perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas;
- Não pertencer ao círculo familiar do professor orientador;
- Alunos dos cursos presenciais: ser parte de uma dupla de alunos do mesmo campus e turno. As duplas podem ser formadas por alunos de cursos distintos, desde que estejam matriculados no mesmo campus e turno.
Benefícios ao aluno
Um aluno da dupla será contemplado com Bolsa de Iniciação Científica Santander e o outro desenvolverá a pesquisa de forma Voluntária. O aluno da dupla com o melhor desempenho (constatado pelo histórico escolar) será escolhido como bolsista por um Comitê Institucional e será responsável pela inscrição do projeto e dos integrantes da dupla no Sistema on-line.
O valor da bolsa de IC Santander será estipulado pela Diretoria Executiva do Banco e o pagamento será efetuado diretamente ao bolsista em conta corrente do Banco Santander.
O auxílio é semestral e renovado por mais um semestre, sendo que a renovação do auxílio está condicionada à entrega, qualidade dos relatórios e avaliação do orientador.
Compromissos do aluno
- Desenvolver a pesquisa de forma satisfatória e de acordo com as orientações de seu orientador;
- Assinar contrato de pesquisa, comprometendo-se a entregar um relatório semestral e um relatório final, acompanhados da avaliação do orientador, nas datas estabelecidas no calendário de Iniciação Científica;
- Elaborar e entregar o resumo do trabalho;
- Elaborar pôster de acordo com o modelo fornecido pelo Setor de Pesquisa;
- Fazer referência ao apoio do Programa de Bolsas Santander Graduação em todas as publicações resultantes do projeto e nas apresentações do trabalho em eventos científicos ou acadêmicos;
- Citar a Universidade Paulista – UNIP em todas as publicações resultantes do projeto e nas apresentações do trabalho em eventos científicos ou acadêmicos.
- Alunos dos cursos presenciais: apresentar os resultados da pesquisa na forma de pôster e oral no Encontro de Iniciação Científica da UNIP, com exceção dos alunos dos cursos presenciais de Brasília Goiânia e Manaus, cuja apresentação será por meio de aplicativo da internet (Skype), em data e horário agendados pelo Setor de Pesquisa.
Critérios e requisitos para a participação do professor como orientador
- Ser professor da UNIP com contrato de professor ativo, com título de Mestre ou Doutor, ter produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área e registrada no currículo Lattes e na plataforma da UNIP;
- Ter formação na área em que pretende orientar a pesquisa.
O professor da UNIP, com título de Mestre ou Doutor, que quiser ser orientador, poderá convidar alunos para formar a dupla e, de comum acordo com eles, indicar o tema a ser pesquisado.
Benefícios ao professor
Ao professor orientador, serão pagas 15 (quinze) horas/atividade por ano e por projeto de pesquisa orientado, desde que sejam entregues os relatórios semestral e final e suas respectivas avaliações, nas datas estabelecidas pelo Calendário de Iniciação Científica. Exceção é feita aos professores substitutos.
Caso ocorra a substituição do professor orientador, o professor substituto receberá somente as horas correspondentes ao semestre em que orientar efetivamente os alunos.
Cada professor orientador poderá orientar no máximo 02 (dois) projetos, considerando todas as modalidades de IC.
Compromissos do orientador
- Estar disponível para orientar os alunos nas distintas fases da pesquisa, incluindo elaboração de relatórios e material para apresentação dos resultados para publicação em Anais ou outros veículos científicos, bem como para a exposição e apresentação no Encontro de Iniciação Científica, promovido anualmente pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.
- Incluir o nome dos bolsistas nas publicações e nos trabalhos apresentados em eventos científicos ou acadêmicos;
- Orientar no máximo 02 (dois) projetos.
É vedado ao professor orientador repassar a outro a orientação de seus alunos.
Em caso de impedimento do professor orientador, a coordenação de Iniciação Científica da Universidade analisará a possibilidade de substituição do professor orientador.
Projetos não contemplados com bolsa de Iniciação Científica
Os alunos das duplas, cujos projetos foram aprovados, mas não foram contemplados com bolsa de Iniciação Científica, poderão desenvolver a pesquisa na condição de pesquisadores voluntários, visando à sua inclusão no meio científico e beneficiando-se do apoio pedagógico e institucional.
Nesse caso, as duplas de alunos voluntários deverão atender às mesmas regras e critérios estabelecidos para as duplas contempladas com bolsa de Iniciação Científica.
Avaliação dos Projetos
Os projetos são julgados, classificados e aprovados pelo Comitê Institucional, NÃO CABENDO RECURSO.
Sobre a duração da Bolsa de Iniciação Científica
A duração é de 06 (seis) meses e pode ser renovada por mais 06 (seis) meses. A renovação da concessão está condicionada às normas deste Edital, à pontualidade e qualidade do relatório semestral de pesquisa.
Cancelamento, desistência e substituição de Bolsista
O bolsista terá sua bolsa cancelada em caso de descumprimento do contrato e/ou dos compromissos assumidos com o orientador. O cancelamento e a substituição de bolsista devem ser justificados por escrito e enviados por meio eletrônico, dentro dos prazos operacionais da UNIP. Caso haja desistência de um dos integrantes da dupla, a pesquisa poderá ser mantida pelo integrante remanescente.
Contatos
Alunos cursos presenciais:
- iniciacaocientifica@unip.br - Ciências da Saúde
- pesquisadiscente@unip.br - Ciências Exatas e Tecnologia
- apoiopesquisa@unip.br - Ciências Humanas / Ciências Sociais e Comunicação
- pesquisa@unip.br - Cursos Tecnológicos