Gastronomia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Cidade Universitária CST - Gastronomia 2015 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares. Essas empresas podem ser comerciais ou não, autônomas ou integradas aos meios de hospedagem ou a escolas, clubes, parques, empresas aéreas, ferroviárias etc. ou, ainda, à produção para buffet, catering, banquete e distribuidores de produtos vinícolas. A principal função dessas empresas, entretanto, é a de proporcionar o bem-estar, o prazer e a sociabilidade, valorizando os costumes regionais.

2. Atividades Principais

O futuro Gastrólogo deverá estar habilitado a:

  • desenvolver competências gerenciais para elaborar projetos gastronômicos e atuar em consultoria;
  • atuar na área de planejamento específico em técnicas de culinárias, desenvolvendo capital humano especializado;
  • planejar, organizar e implementar eventos gastronômicos;
  • gerenciar cozinhas e empresas de alimentação, além de dimensionar cardápios dentro dos padrões da etiqueta formal;
  • reconhecer e executar as técnicas culinárias básicas nas mais diversas tendências da gastronomia;
  • reconhecer a importância dos protocolos de higiene pessoal, ambiental e de utensílios na manipulação de alimentos.

3. Mercado de Trabalho

Está em expansão em todas as regiões do País, sendo que a empregabilidade se mantém aquecida na Gastronomia pela diversificação cultural e pela necessidade de profissionais especializados. O setor gastronômico ganha espaço nas mídias, valorizando e formando uma cultura dos alimentos, sua apresentação e degustação.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Cidade Universitária/Marginal Pinheiros: Rodrigo Stolf

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Confeitaria  60
Controle de Qualidade e Conservação dos Alimentos  30
Cozinha Fria 60
Cozinha Internacional I 60
Cozinha Internacional II 60
Desenvolvimento Sustentável  30
Dinâmica Das Relações Interpessoais  30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estrutura e Funcionamento da Cozinha  30
Estudo das Bebidas 60
Estudos Disciplinares 300
Gastronomia Regional Brasileira 60
Gastronomia Vegetariana, Funcional e Sustentável 60
Gestão em Negócios Gastronômicos  30
Harmonização e Criatividade em Cardápios 60
Historia da Alimentação 60
Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia 60
Legislação Aplicada a Hospitalidade  30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Nutrição e Segurança dos Alimentos  60
Organização de Eventos 60
Panificação 60
Planejamento e Elaboração de Cardápios 60
Plano De Negócios  30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Serviço Sala e Bar 60
Técnicas de Cozinha Profissional  60
Tendências em Gastronomia  30

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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