Aluna da UNIP relata experiência em intercâmbio virtual na Universidad de Piura (Peru)

Stephanie Freitas Pinheiro cursa Ciências Econômicas na Universidade Paulista – UNIP, modalidade Ensino a Distância (EaD), e realizou intercâmbio virtual pela Universidad de Piura – UDEP (Peru), durante o segundo semestre de 2020.

“Foi incrível, recomendo o intercâmbio. Tanto pela excelência acadêmica, quanto pela oportunidade de aprender dois idiomas ao mesmo tempo. Acredito que, assim como foi para mim, muitos alunos não teriam a condição de fazê-lo presencialmente. Essa chance virtual foi perfeita. Agradeço mais uma vez a UNIP por ter me proporcionado a oportunidade!”, destacou a aluna.

Confira a experiência vivenciada por Stephanie Pinheiro.

Sobre a Universidad de Piura

“Fiquei encantada com a universidade mesmo sem nem tê-la conhecido pessoalmente.”


Contato com a universidade parceira

“A pessoa responsável pelos alunos de intercâmbio foi extremamente atenciosa. Organizou uma reunião no início do semestre e sempre nos convidou a participar de palestras oferecidas pela UDEP ou organizações parceiras, estando sempre à disposição para tirar dúvidas ou nos orientar. Também criou um grupo no WhatsApp com todos os participantes do intercâmbio, incluindo alunos da UDEP responsáveis por nos dar suporte na jornada do intercâmbio. Eles foram nosso suporte ‘informal’ e extremamente dedicados.”

Organização

“A universidade era muito organizada! Tudo muito bem estruturado e transparente. Os alunos de intercâmbio tinham acesso a dois sites oficiais e um aplicativo. A universidade utilizou essas três ferramentas para postar conteúdos, agendas, cronograma, avisos, tudo! O aluno de intercâmbio não foi prejudicado de forma alguma em relação aos comunicados.”   


Os professores

“Os dois professores que conheci tinham um nível de excelência altíssimo. Mestres com formações incríveis, extremamente didáticos e muito comprometidos. O canal de contato com eles foi por e-mail e sempre estavam prontamente à disposição para responder a qualquer dúvida sobre a aula, trabalhos, conteúdos, etc.”

Aulas

“Todas as aulas foram gravadas e se, por algum motivo, eu não pudesse estar presente, podia assisti-la depois, até o fim do semestre. Mas meu conselho pessoal é estar sempre presente. Faça o possível para sanar suas dúvidas na hora e caso você, assim como eu, tenha uma matéria na qual o professor faça prova oral em todas as aulas, será importante que esteja presente no momento para não perder pontuação. Além disso, as aulas foram todas com muito conteúdo e enriquecedoras.”

Ensino/avaliação

“O nível de excelência da UDEP é altíssimo! É uma universidade séria e muito exigente. Como eu disse, os professores são muito capacitados, as matérias são muito bem estruturadas e, com isso, a exigência segue o mesmo patamar. Na UDEP, as notas variam de 0-20 e para a aprovação você precisa de pelo menos 10,5. Parece fácil, né? Mas não é!!”

Divisão das notas

“Conversei com alguns alunos e descobri que, geralmente, as notas são bem fragmentadas e divididas por peso. Em uma das matérias minha nota estava dividida assim: quatro questionários, um seminário de 30 minutos e uma prova. Em outra: quatro trabalhos, oito questionários, mais teste surpresa e uma prova oral, uma exploração de ideia e um ‘reporte final’, que é algo parecido com a nossa APS. Cada um desses questionários implicou em inúmeras leituras, cada um tinha pelo menos um artigo com cerca de 50 páginas (alguns em espanhol e outros em inglês). E cada etapa dessa é pontuada de 0 a 20 e tem um peso pequeno. Imagina ler vários artigos, responder questionário, prova oral e no final receber um 10? E esse 10 ter um peso de 1 ponto! Sim, você fará um montão de coisas e terá bom 0,5 ponto na média, ou seja, esteja preparado para ler muito, para entregas semanais de trabalhos e ralar para ser aprovado.”


Oportunidades

“Além de todos os pontos citados, tivemos a oportunidade de participar de várias palestras de dentro da UDEP e, principalmente, de parceiros da universidade. Palestras interessantíssimas sobre a carreira profissional, desenvolvimento pessoal, temas do Peru e outros assuntos.”


Alunos

“Muito simpáticos e dispostos a ajudar. Fiz bons amigos, ainda que de maneira virtual.”