A Cultura Brasileira pelas Ondas do Rádio e Antenas de TV

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Por meio da produção radiofônica em São Paulo e da produção televisiva no Brasil. Exame da programação musical, humorística, esportiva, radiojornalismo, programas de entretenimento, política e costumes (que aparecem tão bem na dramaturgia e no jornalismo audiovisual). Disseminação da cultura brasileira no plano regional, local, nacional por meio das ondas do rádio: PRB-9 Rádio Record de São Paulo, “a rádio da Revolução Constitucionalista de 1932” e o locutor César Ladeira “a voz da Revolução”; Nhô Totico foi um dos maiores humoristas do rádio brasileiro, pela Rádio DKi – a voz do Juqueri (a primeira grande rádio pirata do país), posteriormente denominada PRE-4 Rádio Cultura de São Paulo – a voz do espaço; Luiz Gonzaga “o rei do baião”, sucesso nacional pelos microfones da PRA-6 Rádio Gazeta de São Paulo – a emissora de elite.
Estudo da representação da cultura brasileira por meio da dimensão histórica e das narrativas que demarcaram os principais momentos da televisão, na perspectiva dos avanços tecnológicos, das disputas de poder e da preservação da identidade e da memória nacional.

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