Comunicação, Gênero e Poder

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudo da representação do feminino em produtos midiáticos e entendimento, a partir de categorias dos estudos de gênero, das diversas formas de poder sobre o feminino na sociedade contemporânea e a violência de gênero. Contextualização das formas de resistência nos movimentos sociais e problematização da relação entre mídia e democracia.

Bibliografia

GHILARDI-LUCENA, M.I.(Org.). Representações do feminino. Campinas, São Paulo: Átomo, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher. Permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
SAFFOITI, Heleith. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
TOURAINE, Alain. O mundo das mulheres. Petrópolis: Vozes, 2010.

Bibliografia Complementar
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D.; MESSA, Marcia Rejane. Os estudos de gênero na pesquisa em comunicação no Brasil. In: ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. (Org.). Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. (http://www.pucrs.br/edipucrs/comunicacaoegenero.pdf PDF )