Ementa
Aproximação de dois conceitos correlatos em destaque nos debates sobre o documentário brasileiro: performance e memória. Abordagem do personagem como um ponto de convergência entre essas duas noções, discutidas pelo viés da teoria do cinema e das ciências sociais. Debate sobre a estruturação e apresentação das performances da memória no documentário brasileiro contemporâneo, tomando como método a análise fílmica nos moldes propostos por Aumont e Marie (2010).
Bibliografia
ARFUCH, Leonor. O espaço  biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ,  2010. 
            AUMONT, Jacque; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2010.
            BAKHTIN, Mikhail. Estética  da criação verbal. 4.ed.. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
            BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e as performances da memória  em Um passaporte húngaro. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v.10, n.2, p.96-112, 2007. 
            CARLSON, Marvin. Performance:  uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. 
            CANDIDO, Antonio et. al. A  personagem de ficção. 11.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
            HALBWACHS, Maurice. A  memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003. 
            LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio  de Janeiro: Zahar, 2008. 
            MacDOUGALL, David. Transcultural  cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
            RAMOS, Clara Leonel. A  construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo:  autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. 2013. Tese (Doutorado  em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes da  Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. 
            SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n.12, p.25-50, 2003.
            SOUZA, Gustavo. O personagem no road movie documental brasileiro. e-Compós (no prelo). 
            TAYLOR, Diana. O arquivo e  o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte:  Editora UFMG, 2013. 
            VALLEJO, Aida. Protagonistas de lo real. La construcción de  personajes en el cine documental. Secuencias, Madri, n.27, p.72-89, 2008.
            WATERSON, Roxana. Trajectories of memory:  documentary film and the transmission of testimony. History and Anthropology, Londres, v.18, n.1,  p.51-73, 2007.