Objetos, Materialidades e Percepção na Comunicação Visual

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudo da comunicação visual a partir de uma abordagem centrada nos objetos, suas tecnologias, configurações e relações com as mídias. Análise de objetos expressivos da cultura material como moda, expressões visuais do design e arquitetura até dispositivos ópticos e digitais.
Estudo das materialidades a partir do exame da perspectiva de Simondon sobre a gênese e a evolução dos objetos técnicos. Conexão com algumas teorias, entre as quais, o estudo das materialidades, desde a visada alemã até os estudos de antropologia visual e cultura material com o objetivo de se aproximá-los da comunicação.  Comunicação visual dentro de uma discussão com elementos simbólicos, expressivos e suas mediações sociotécnicas.

Bibliografia

GUMBRECHT, Hans Ulrich. O Campo Não Hermenêutico ou a Materialidade da Comunicação. In: Corpo e Forma. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.
MILLER, D. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. RJ, Zahar, 2013.
MÜLLER, Adalberto.  Linhas Imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PEREIRA, Vinicius Andrade. Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas da comunicação das novas mídias. Revista Fronteiras, v.8, n.2, p.93-101, maio-agosto de 2006.
SÁ, Simone Pereira de. Cultura material, gostos e afetos para além da noção de presença. In: MENDONÇA, Carlos Magno Camargos (Org.) et al. Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2016.
SIMONDON, Gilbert. Objeto Técnico Abstrato e Objeto Técnico Concreto. Disponível em: https://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/i-objeto-tecnico-abstrato-e-objeto-tecnico-concreto/.
SIMONDON, Gilbert. Essência da Tecnicidade. Disponível em: https://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/essencia-da-tecnicidade/.
McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.