Comunicação Visual e Artefatos Urbanos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudo dos objetos urbanos a partir de sua dimensão comunicativa e visual. Tematização da cultura material e visual nas suas interfaces com a Comunicação e a Antropologia, sobretudo quando relacionada ao consumo. Descrição das distintas formas de apropriação e representação visual no período moderno e pós-moderno.  Análise das representações da mídia sobre as diversas formas de apropriação e consumo dos artefatos.

Bibliografia

ARRAES, Marcos Alexandre. Imagem, Consumo e Presença: aspectos de um regime visual americanista no Brasil. MODOS, Revista de História de Artes, Campinas, v.3, n.1, jan. 2019.
CARVALHO, Vania Carneiro de. Gênero e Artefato. São Paulo: Editora EDUSP/FAPESP, 2008.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação. Teresa revista de Literatura Brasileira [10111]; São Paulo, p.386-407, 2010.
LIMA, Solange Ferraz de. As imagens da imagem do SESC: contextos de uso e funções sociais da fotografia na trajetória institucional. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2014.
McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira Hist., v.23, n.45, julho 2003.
MILLER, D. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
MILLER, D. Consumo como cultura material. Revista Horizontes Antropológicos, v.13, n.28, Porto Alegre, jul./dez.2007. MIZRAHI, Mylene. Indumentária Funk: a confrontação da alteridade colocando em diálogo o Local e o Cosmopolita. Revista horizontes Antropológicos, Porto Alegre. jul./dez. 2007.
PEREIRA DE SÁ, Simone. Cultura material, gostos e afetos para além da noção de presença. In: MENDONÇA, Carlos Magno Camargos (Org.) et al. Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2016.
PEREIRA, V. A. Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas da comunicação das novas mídias. Revista Fronteiras, v.8, 2.ed., p..93-101, 2006.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: SIMMEL, Georg. O Fenômeno Urbano. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1976.