Análise de Conteúdo aplicada aos Produtos Midiáticos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Cenários e modelos comunicacionais. A trajetória da comunicação como campo do conhecimento científico. A linguagem como objeto científico da Comunicação. Análise de Conteúdo (História e Teoria).  Análise de Conteúdo (Práticas). Análise de Conteúdo Método: (organização, codificação, categorização, inferências, tratamento informático.) Análise de Conteúdo: Técnicas: (análise categorial, análise de avaliação, análise de enunciação, análise de expressão, análise de relações, análise de discurso.).

Bibliografia

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
LIMA, Venício de A. de. Breve Roteiro Introdutório ao Campo de Estudos da Comunicação Social no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2001.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (organizadora). Epistemologia da comunicação no Brasil: trajetórias autorreflexivas. São Paulo: ECA-USP, 2016.
ORLANDI, Eni Puccinelli.O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2009.
RÜDIGER, Francisco. A trajetória da comunicação como campo do conhecimento científico. Disponível em:  http://www.robertexto.com/archivo14/a_trajetoria.htm 
WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.