Análise das Redes Sociais

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Estudo dos conceitos de cultura digital, ciberespaço, novas temporalidades e convergência midiático-tecnológica. Análise das práticas midiáticas em processo de produção, circulação e consumo no ambiente digital. Métricas e indicadores para o estudo das redes de publicação (big datas, algoritmos, filtro-bolha, bots e ciborgues). Metodologia para análise das redes sociais.

Bibliografia

CHERVEN, Ken. Mastering Gephi networking visualization. Packt Publishing: USA, 2013.
FERNANDES, Baltazar. Metodologia de análise em representações sociais. Manual do Iramuteq incorporado. Chiado Books: Lisboa, 2019.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RECUERO, Raquel. Discutindo Análise de Conteúdo como Método: O Dia da Consciência Negra no Twitter. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 56, p. 281-309, 2015.
RECUERO, Raquel; BASTOS, Marcos; ZAGO, Gabriela. Análise de redes sociais para a mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RECUERO, Raquel; FRAGOSO, Suely; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SILVA, Leandro Nunes De Castro; FERRAR, Daniel Gomes. Introdução à Mineração de Dados.São Paulo: Saraiva, 2016.
SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016.
SANTOS, M. A.; TAVARES, C. Q.; de Albuquerque, A. Datificação e redes na comunicação política: mapeamento de redes e fluxos no Facebook. ESFERAS, v. 14, p. 37-53, 2019.
SOARES, F. B.; RECUERO, R.; ZAGO, G. Influencers in Polarized Political Networks on Twitter. In: Proceedings for the International Conference for Social Media and Society. Copenhagen, Denmark, 2018.