Análises Qualiquantitativas e Estudos da Imagem e do Imaginário

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Análises qualitativas e análises quantitativas: caracterização de objetivos. Análise qualitativa de imagens e métodos: iconologia, mitocrítica, análise de conteúdo. Análise quantitativas de imagens: frequências, recorrências, ressurgências. Fundamentos de Análise Estatística. Instrumentos para análises quantitativas de imagens.

Bibliografia

ALVEZ-MAZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BRYMAN, Alan. Quantity and quality in social research. London: Unwin Hyman, 2004
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CAELLI, Kate; RAY, Lynne; MILL, Judy. ‘Clear as mud’: Toward greater clarity in generic qualitative research. International journal of qualitative methods, v.2, n.2, 2003. Article 1. Retrieved. Disponível em: http://www.ualberta.ca/~iiqm/backissues/2_2/html/caellietal.htm.
FRAGOSO, Suely.; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, v.1, 2011.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman, 2009.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 2011.