Comunicação Digital: Abordagens Teórico-Metodológicas

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

A disciplina contextualiza teórico e metodologicamente dinâmicas culturais mediadas e atravessadas pelos fenômenos da comunicação e da cultura digital a partir de diferentes contextos sócio-históricos bem como de diferentes abordagens metodológicas. Dedica-se ao estudo e críticas sobre apropriações e usos de diversas Tecnologias da Comunicação, bem como das redes sociais digitais, em termos de configurações e do pensamento sobre suas práticas emergentes em articulação com outros produtos midiáticos. Nesse contexto, destacam-se relações de consumo e de entretenimento e seus desdobramentos nas sociabilidades, identidades e subjetividades contemporâneas. O foco central da disciplina é a investigação das materialidades da comunicacional digital, focando na discussão sobre o papel dos dados, dos algoritmos e das plataformas na atualidade, buscando conhecer processos comunicacionais, suas agências, performances e práticas culturais em suas múltiplas expressões na comunicação contemporânea nas dimensões e mediações humanas e maquínicas.

Bibliografia

BEER, D. Social network (ing) sites... revisiting the story so far: a response to danah boyd & nicole ellison. Journal of Computer: Mediated Communication, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 516-529, 2008. BOOTH, Paul. Digital fandom. New York: Peter Lang, 2017.

CRAWFORD, Kate; JOLER, Vladan. Anatomia de um sistema de inteligência artificial. Comciência, [s. l.], 2020.

FARIAS, I.; BLOK, A.; ROBERTS, C. (ed.). Actor-network theory as a companion: an inquiry into intellectual practices. In: FARIAS, I.; BLOK, A.; ROBERTS, C. The Routledge Companion to actor-network theory. [S. l.]: Routledge, 2020.

HINE, C.; CAMPANELLA, B. Por uma etnografia para a internet: transformações e novos desafios. Revista Matrizes, [s. l.], v. 9, n. 2, 2015.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA, 2012.

MARKHAM, A. Disciplining the future: a critical organizational analysis of internet studies. The information Society, [s. l.], v. 21, n. 4, p. 257-267, 2005.

ROGERS, Richard. Digital methods. Cambridge, United States: Cambridge MIT Press, 2014.

STERNE, J. The historiography of Cyberculture. In: SILVER, D.; MASSANARI, A. Critical Cyberculture Studies. [S. l.: s. n.], 2006. p. 17-28.

TOTARO, P.; NINNO, D. The concept of algorithm as an interpretative key of modern rationality. Culture & Society, [s. l.], v. 31, n. 4, p. 29-49, 2014.

TURING, A. M. Computing machinery and intelligence. Mind, [s. l.], v. 59, n. 236, p. 433-460, 1950 .

VAN DIJCK, José. Seeing the forest for the trees: Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, [s. l.], 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1461444820940293 Acesso em: 02.03.2022