Teoria e Estética do Documentário

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Percorrer os pressupostos da teoria da documentário que estabelecem um vínculo mais estreito com a produção contemporânea: a questão ética, o papel da voz, as potências do falso, a performance dos personagens, a configuração política do documentário e sua dimensão subjetiva.

Bibliografia

AUMONT, Jacque; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2010.

BALTAR, Mariana. Engajamento afetivo e as performances da memória em Um passaporte húngaro. Rio de Janeiro, Eco-Pós, vol. 10, nº 2, 2007, p. 96-112.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2011.

GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.
MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.

LINS, Consuelo & MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LISS, Andrea. Trepassing through shadows: memory, photography, and the Holocaust. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.

MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

RAMOS, Clara Leonel. A construção do personagem no documentário brasileiro contemporâneo: autorrepresentação, performance e estratégias narrativas. São Paulo, Universidade de São Paulo. Tese de doutorado, 2013.

RENOV, Michael. Investigando o sujeito: uma introdução. In: LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosac Naify, 2005.