Ementa:
Os fenômenos e produtos da cultura midiática em sua configuração com as linguagens sonoras; suas consequências nas formas de sensibilidade (fruição e performance) e nas poéticas sonoras e musicais. O papel das trilhas musicais e suas interfaces das linguagens midiáticas (do disco às plataformas de "streaming"), sobretudo as audiovisuais. O valor do ruído como não-cultura; o que diz a semiótica da cultura; ruído sagrado e o ruído de morte. As tecnologias audiovisuais e suas consequências na escuta. As trilhas musicais como construção (artística) da memória midiática. Movência e originais múltiplos: processos de semantização no audiovisual.
Bibliografia:
- Livros:
- ARAÚJO, Denize; CONTRERA, Malena (orgs.) Teorias da imagem e do imaginário. Compós, 2014.
- BAITELLO JR. Norval. Imagem e emoção: movimentos exteriores e interiores. In: BAITELLO JR., N.; WULF, C. (orgs.): Emoção e imaginação: Os sentidos de as imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
- BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1987.
- HOMEM DE MELLO, Chico. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
- IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
- LE GUERN, Philippe (org.). Où va la musique? Numérimorphose et nouvelles expériences d’écoute. Paris : ParisTech ; Presses des Mines Libres Opinions, 2016.
- MENDES, Gilberto. Música, cinema do som. São Paulo: Perpectiva, 2013.
- MC LUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1988.
- OBICI, Giuliano. A condição da escuta. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2008.
- PERPÉTUO; Irineu; SILVEIRA, Sergio A.. O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
- SACKS, Oliver.: Alucinações musicais. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- SCHAFER, R. M. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2001.
- ZUMTHOR, P.Performance, recepção, leitura. São Paulo:Cosac & Naify, 2014.
- Artigos e Capítulos de Livros:
- CONTRERA, Malena. Imagens endógenas e imaginação simbólica. FAMECOS. Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro, março e abril de 2016.
- GONZÁLEZ, JUAN. P. El canto mediatizado: breve historia de la llegada del cantante a nuestra casa. In: Revista musical chilena. Santiago, v. 54, n194. Disponível em: http://www.corosdechile.celo_nueva_art1.htm
- GONZÁLEZ, JUAN. P. Fuentes para el estudio de la música popular del siglo XX en Chile. In: SOTUYO, Pablo. Iconografia musical na América Latina: discursos e narrativas entre olhares e escutas. Salvador: EDUFBA, 2019.
- REZENDE, André; PFUTZENREUTER, Edson. Tendências criativas nas capas de discos do Festival de Sanremo. In: VALENTE, Heloísa (org.) A canção romântica no Brasil dos “anos de chumboâ€: Paisagens sonoras e imaginário na cultura midiática. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
- VALENTE, Heloísa A. D. Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.
- VALENTE, Heloísa A. D. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera; FAPESP, 2003.
- VALENTE, Heloísa A. D. Parlami d’amore Mariù....apontamentos sobre a significação musical na trilha audiovisual. In: SOUZA, Ana G.; CRANMER, David; ROSA, Robervaldo; (orgs.). Musicologia e diversidade Curitiba: Appris, 2020.