Metodologias de Análise de Produtos Audiovisuais Narrativos de Ficção

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa
Esta disciplina se propõe como um laboratório para o desenvolvimento de metodologias aplicáveis à análise de produtos audiovisuais narrativos de ficção (filmes de ficção, séries, novelas, webséries etc.), examinando paradigmas teórico-analíticos da produção audiovisual. Os objetivos são: exercitar variações metodológicas para a análise de produtos audiovisuais; preparar e capacitar os alunos para realizar análises de imagem e som utilizando metodologias que atendam aos seus interesses em trabalhos e projetos de pesquisa; realizar análises metodologicamente consistentes de diversos produtos audiovisuais.
Bibliografia
AUMONT, Jacques et al. L'analyse des films en pratique: 31 exemples d'analyse filmique commentés. Paris: Armand Collin, 2018.
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
______. O olho interminável. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
BAZIN, André. O que é o Cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2013.
BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BORDWELL, David. Making Meaning: Inference and Rhetoric in the Interpretation of Cinema. Cambridge (USA): Harvard University Press, 1991.
______. Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema – Uma introdução. São Paulo: Edusp, 2013.
BRENEZ, Nicole. De la Figure en général et du Corps en particulier. L’invention figurative au cinéma. Bruxelles: De Boeck Université, 1998.
CÂNDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. 5. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
CAÑIZAL, Eduardo Peñuela. O outro lado do sonho em Morangos Silvestres. Revista Galáxia, São Paulo, n. 1, p. 159-169, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1058. Acesso em: 10 jan. 2021.
CARREIRO, Rodrigo. A linguagem do cinema: Uma introdução. Recife: Editora UFPE, 2021.
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
COUSINS, Mark. História do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GAUDREAULT, André. Cine y Literatura: Narración y mostración en el relato cinematográfico. México: Ediciones Educación y Cultura/UNARTE, 2011.
GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. The Kinematic Turn: Film in the Digital Era and its Ten Problems. Montréal: Caboose, 2012.
GENETTE, Gerard. Palimpseste: La littérature au second degré. Paris: Editions Seuil, 1982.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosphere, Mood, Stimmung: On a Hidden Potential of Literature. Stanford: Stanford University Press, 2012.
KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma história psicológica do cinema alemão. São Paulo: Zahard, 1998.
MACHADO, Rubens. Agripina é Roma-Manhattan, um belo quase-filme de Hélio Oiticica. Revista ARS, São Paulo, ano 15, n. 30, p. 161-179, 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/138454. Acesso em: 10 jan. 2021.
OLIVEIRA Jr., Luis Carlos. A mise-en-scène no cinema. Campinas: Papirus, 2013.
SALLES, Cecília A. Crítica genética: uma introdução. São Paulo: Educ, 1992.
TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
XAVIER, Ismail. Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ZIZEK, Slavoj. Lacrimae Rerum. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.