Autor(a): MEENA ANJALI DE FALLEIRO
Orientador(a): Antonio Adami
Ao longo da sua história, o rádio no Brasil construiu uma relação radicada com a cultura, tornando-se um importante e poderoso instrumento de comunicação em São Paulo. Atualmente, o rádio continua a ser um considerável recurso tecnológico que passa por inovações, entre elas, o crescimento dos podcasts, formato que surgiu através do rádio e que ganha espaço em outros meios. Esse processo tende a resgatar o formato efetivo de comunicação do rádio aplicado a outros meios de comunicação, como a internet, estabelecendo assim vínculos com a audiência. Outra vertente que faz parte deste estudo é apresentar os elementos do storytelling, visando tê-los como recurso combinado aos interesses do público Sebrae-SP através do podcast. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, baseada em materiais publicados e disponíveis na internet ou impressos, e esteve concentrada no período de Março de 2020 a Fevereiro de 2022. Por meio deste estudo, foi possível observar que o principal meio de contato dos empreendedores com o Sebrae é o canal telefônico 0800 570 0800. Nesse canal, foram identificadas possibilidades de utilização de conteúdos dos podcasts produzidos pelo Sebrae, como forma de comunicação alternativa. Pressupõe também o mapeamento das características e do comportamento do público-alvo, por meio de estudos já realizados pelo Sebrae e o referenciamento de outros estudos sobre empreendedorismo, visando abordar o formato de comunicação e tendo como recurso o uso de storytelling aplicado em podcast, com assuntos relacionados ao empreendedorismo. A pesquisa tem o intuito de contribuir e ampliar os estudos sobre o tema na área de Ciências Sociais Aplicadas. Busca compreender a importância e a evolução dos meios de comunicação e, para isso, partimos da hipótese que o podcast, por meio do áudio telefônico, não tem sido documentado ou mesmo utilizado conforme sua importância. Objetivamos, inicialmente, realizar um levantamento sobre a técnica de comunicação storytelling, para adequar a comunicação ao público do Sebrae, por meio de uma narrativa que aproxime o seu público, utilizando formatos que facilitem o entendimento da comunicação, informações estas oferecidas de forma gratuita e no principal canal de contato utilizado. A desinformação, propagada através do fenômeno dos influenciadores digitais, somada à contribuição que a modernidade líquida (BAUMAN, 2001) estabeleceu, utilizando-se de relações superficiais que constroem e desconstroem a informação será retomada no estudo. Nesse sentido, pretendemos entender como evoluir o empreendedorismo e como o assunto vem sendo abordado nas redes sociais por outros interlocutores que nem sempre dominam o assunto, mas que por utilizarem do recurso de storytelling conseguem se conectar com esse público.
Palavras-chave: Áudio telefônico; Sebrae; Empreendedorismo; Storytelling.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.
Autor(a): José Carlos Lorandi
Orientador(a): Jorge Miklos
Data da defesa: 07/02/2022
O objetivo desta dissertação é investigar a contribuição das redes sociais digitais na constituição do imaginário masculino a partir de um estudo de caso: as postagens que a celebridade Dan Bilzerian publica no Instagram, objetivando a mulher. Parte-se da premissa de que as narrativas midiáticas influenciam a construção do imaginário social que molda a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de conduta estabelecidas pela sociedade. A hipótese se fundamenta na proposição de que as narrativas midiáticas são fenômenos que compõem imaginários que alimentam e são alimentadas pela cultura e atuam, de forma oculta, com arquétipos arcaicos e de forma explícita, com estereótipos midiáticos. O procedimento metodológico adotado é a pesquisa bibliográfica e exploratória orientada pela revisão da literatura. Os resultados apontam que Dan Bilzerian se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o seu marketing pessoal. Bilzerian expressa sucesso, felicidade, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. Bilzerian instrumentaliza o Instagram em prol de seu marketing pessoal objetivando ganhar engajamento, uma vez que, o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar uma grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos de maneira rápida e com alto poder de engajamento. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Bilzerian é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, e objetificação da mulher.
Palavras-chave: Masculinidade Hegemônica; Sociedade de Consumo; Objetificação da Mulher; Redes Sociais Digitais; Dan Bilzerian.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia e Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Fedro Leal Fragoso
Orientador(a): Heloísa de A. Duarte Valente
Data da defesa: 11/02/2022
Este estudo tem por objetivo proporcionar uma análise sobre as capas de discos e as imagens públicas da cantora Édith Piaf, espelhando-se nas imagens da “mater dolorosa” (Nossa Senhora das Dores, para os Cristãos Católicos). Esta análise é sobre as imagens, em sua maioria, da discografia. Como Piaf faleceu em 1963, algumas imagens e álbuns que se seguem são, portanto, do período póstumo da artista. A pesquisa tem caráter exploratório,
com levantamento documental, e corresponde às informações coletadas via web (fontes disponíveis na internet). Este estudo expõe imagens públicas e comerciais da artista Édith Piaf associadas à representação iconográfica da imagem desta Santa. Isso pode ser observado na composição das capas dos discos: a captura dos gestos, os jogos de luzes e sombras e as cores, de modo a descrever aspectos da vida da artista no decorrer da sua carreira. Acreditamos que tal associação contribui para o consumo de sua arte. Nesse sentido, o trabalho de marketing mostra-se competente dada a receptividade do público-alvo: a configuração de códigos se entrelaça ao imaginário coletivo do público consumidor, majoritariamente francês, dirigindo a este a interpretação e a construção simbólica que transcorre em harmonia com o contexto social da época e com a cultura francesa. A seleção das imagens que compõem o corpus desta pesquisa estabelece comparativamente as associações entre sacro e profano, tendo em conta os elementos gráficos presentes nas capas de discos das canções francesas nos anos 1970. As capas se apresentam com os encartes cheios de grafismos, fotografias, textos, desenhos, iluminação e pinturas, posicionadas como uma forma de arte do século XX. Foram utilizados alguns conceitos relevantes para fundamentar esta pesquisa, tais como os referentes: às imagens (Aumont), à maneira e ao ato de ver objetos e pessoas (Berger), à ilusão como algo espetacular (Machado), à forma de analisar a imagem (Joly), observando a performance (Zumthor), aos
conceitos do estudo da produção das imagens: por que existe o estilo? (Gombrich), e à paisagem sonora: os sons da época (Schafer). O trabalho espera contribuir, dessa forma, para a pesquisa dos estudos da arte orientada para a elaboração das capas de discos como expressão artística e componente canção, aqui considerada a cultura midiática.
Palavras-chave: Capas de disco; Édith Piaf; “mater dolorosa”.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Centro de Estudos em Música e Mídia.
Autor(a): Ney Aluxan Perote Vasconcelos
Orientador(a): Jorge Miklos
Data da defesa: 14/02/2022
Esta dissertação tem como objetivo analisar, pelo viés da masculinidade hegemônica, as postagens de ostentação do jogador de futebol Neymar na rede social digital Instagram. A problematização que moveu o estudo foi indagar se havia relação entre as postagens do jogador e os valores propugnados pela masculinidade hegemônica que se alinham com o sucesso e o consumismo. O estudo originou-se a partir da observação de reportagens sobre o jogador Neymar, produzidas e vascularizadas pelos meios de comunicação, em que figuravam constantes aparições do futebolista expondo objetos de alto valor financeiro, ou seja, comportamentos reconhecidos socialmente como ostentação. A fundamentação teórica apoiou-se no conceito de masculinidade hegemônica proposto por Raewyn Connell, que analisa os significados de masculinidade no contexto contemporâneo. Ao lado de Connel, abriu-se um diálogo com os sociólogos Pierre Bourdieu e seu conceito de dominação masculina e Zygmunt Bauman e sua reflexão a respeito da sociedade de consumo. A metodologia foi bibliográfica e incluiu a seleção de diversas fontes de informação coletadas em livros teóricos, bancos de teses e dissertações de universidades, artigos publicados em revistas científicas, documentos midiáticos entre outros. Como recorte, foram escolhidas as publicações a partir de setembro de 2015 e, após a diversas leituras flutuantes, optou-se por um total de quarenta e seis imagens que representassem situações e comportamentos desse período. Os resultados do estudo revelam que as postagens de Neymar aliam-se às práticas do consumo ostentatório e evidenciam que a marca Neymar se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o marketing pessoal. Em suas postagens, Neymar expressa sucesso, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. As redes sociais foram transformadas em espaços de marketing pessoal e, com isso, ganham engajamento, uma vez que o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar - de maneira rápida e com alto poder de envolvimento - grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Neymar é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, entre outros.
Palavras-chave: Masculinidade Hegemônica; Sociedade de Consumo; Ostentação; Redes Sociais Digitais; Neymar.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Karen Gimenez
Orientador(a): Paolo Demuru
Data da defesa: 16/02/2022
O presente trabalho tem como objetivo a análise do discurso terraplanista para, a partir do qual, compreender a estrutura discursiva das teorias da conspiração e a sua relação com outros aspectos sociais na formação da crença. A pesquisa é focada em teorias da conspiração voltadas para o negacionismo científico e a promoção das pseudociências, mas também faz referências a outros tipos de teorias da conspiração. O estudo de caso escolhido - o da Terra Plana – teve como corpus 15 vídeos de postados no Facebook na página @FlatEarthStationary. A escolha do Facebook como rede e a referida página se deram pelo maior engajamento quando comparado a outras redes sociais, perfis e páginas de conteúdo semelhante.
As postagens foram analisadas com base na semiótica greimasiana e da semiose hermética de Eco. Em função da pandemia da covid-19 o período de postagens escolhido para análise foi entre janeiro de 2019 e maio de 2021, cobrindo assim períodos semelhantes antes e durante a pandemia, já que acontecimentos como uma pandemia costumam atrair a atenção dos conspiradores e poderiam influenciar o corpus. A estrutura discursiva foi relacionada com outros aspectos de influência na formação da crença como educação, cultura, acontecimentos sociopolíticos e aspectos comportamentais do indivíduo.
Os vídeos com duração entre aproximadamente dois minutos e uma hora foram analisados individualmente e, posteriormente foi apresentada uma síntese destacando a formação da arquitetura discursiva de uma teoria da conspiração – seus principais elementos textuais, gráficos e sonoros e como eles se relacionam no processo construtivo da crença. Nas considerações finais mostramos o imbricamento dessa estrutura discursiva com os outros aspectos de influência na formação da crença, indicando por meio de um quadro-resumo onde as questões discursivas, comportamentais, educacionais e culturais e sociopolítica se encontram e como se retroalimentam na condução do indivíduo à assinatura do contrato de veridicção.
Palavras-chave: Teorias da Conspiração; Terra plana; Negacionismo científico; Semiótica greimasiana; Semiose hermética.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Semiopol - Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos.
Autor(a): Christiane Mangilli Ayello Nascimento
Orientador(a): Gustavo Souza da Silva
Data da defesa: 21/02/2022
O presente trabalho visa analisar mídias presentes no movimento social de resistência da comunidade de Trindade-Paraty (RJ), que sofreu com a especulação imobiliária nos anos 1970 e travou uma luta pela permanência em seu território durante um período de aproximadamente dez anos. O objetivo com a análise das mídias é provocar a discussão sobre mídia, memória e resistência. É igualmente relevante aproximar do cenário acadêmico o tema das minorias e de grupos sociais pressionados pelo sistema. A hipótese de que a mídia é incorporada à memória que funciona como resistência norteia os caminhos desta dissertação. A metodologia qualitativa de análise e interpretação fílmica, com enfoque no áudio de dois documentários: Vento Contra (Adriana Mattoso, 1979) e Trindadeiros, 30 anos depois (Davi Paiva e Silvio Delfim, 2008); a análise discursiva segundo Mikhail Bakhtin de um documento escrito pela comunidade em questão e a análise de três fotografias significativas dos momentos de luta, apoiada em referenciais teóricos de Vilèm Flusser e Harry Pross, configuram o escopo do trabalho. A análise dessas mídias, amparada pelo referencial teórico de Maurice Halbwachs e Michel Pollak sobre identidade e memória, fundamentou a discussão sobre mídia e memória.
Palavras-chave: Mídia; Identidade; Memória; Resistência.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Análise de Produtos Audiovisuais.
Autor(a): José Antonio de Oliveira
Orientador(a): Clarice Greco Alves
Data da defesa: 24/02/2022
Esta dissertação tem como objetivo investigar o consumo e acesso de bens artísticos e culturais por adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA-SP. O trabalho aqui apresentado se debruça a investigar um grupo de adolescentes na faixa etária entre 12 e 18 anos, excepcionalmente até os 21 anos de idade que se apresentam em contexto social com possíveis marcas de estigmatização, rotulados como pobres, periféricos, violentos, “bandidos”, logo, “irrecuperáveis”. A investigação se deu em duas etapas empíricas: avaliação de questionários que formam a base de dados da Fundação CASA (dados secundários) e entrevista em profundidade com 15 adolescentes (dados primários). O referencial teórico da pesquisa perpassa os conceitos de cultura e socialização (GIDDENS, 2010), habitus e gosto como fatores de distinção social (BOURDIEU, 2007), consumo cultural (CANCLINI, 1999), diversidade cultural e políticas públicas (BRANT, 2005), práticas de consumo juvenis (ROCHA, 2007), e cultura pop e midiática (JANOTTI JUNIOR, 2005, PEREIRA DE SÁ, 2019). Os adolescentes sob tutela do Estado apresentam vulnerabilidades diversas, como relações sociais e familiares de vínculos afetivos fragilizados e possível escassez e exclusão de acesso ao capital material, artístico e cultural. Configuram-se, portanto, como parcela da sociedade hipossuficiente nas suas diversas demandas e necessidades de inclusão, alimentando, assim, a base robusta da pirâmide de desigualdade social, com sua precária distribuição de renda. Por outro lado, é possível observar um grupo de jovens em crescimento e desenvolvimento com potencial de consumo e produção de bens artísticos e culturais, tanto dentro da instituição, em que se encontram tutelados, quanto fora dela, nas suas comunidades de habitação.
Palavras-chave: Adolescentes; Cultura; Fundação CASA; Consumo.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Análise de Produtos Audiovisuais e UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.
Autor(a): Ana Elisa de Souza Assunção
Orientador(a): Gustavo Souza da Silva
Data da defesa: 25/02/2022
O presente trabalho analisou o documentário O Dilema das Redes (2020), de Jeff Orlowski, disponibilizado no Brasill em 2020, pela plataforma digital de streaming Netflix. O objetivo da análise fílmica foi perceber como a obra aborda as plataformas, suas características e efeitos, com o intuito de contribuir para o cenário acadêmico, uma vez que a Comunicação, a partir dessas novas tecnologias, tornou-se essencial na estruturação do que se chama capitalismo de vigilância. A hipótese é que o documentário elabore uma narrativa persuasiva para convencer o espectador sobre os efeitos nocivos das redes sociais digitais, pois as narrativas ficcionais e não ficcionais convergem para fortalecer o ponto de vista do filme, não demonstrando como motor principal a promoção da alteridade e a liberdade interpretativa do espectador. A metodologia qualitativa está centrada na análise fílmica (aspectos da entrevista revigorada, segundo Laécio Ricardo Rodrigues; da retórica, a partir de Bill Nichols; do melodrama docudramático, de acordo com Steve Lipking; e outros). Além da revisão bibliográfica dos aspectos fílmicos, também está presente a revisão bibliográfica sobre as tecnologias digitais: capitalismo de vigilância, segundo Shoshana Zuboff; dataficação da vida e plataformização da sociedade, a partir de André Lemos e Carlos D’Andréa; economia psíquica dos algoritmos, por Fernanda Bruno, Anna Bentes e Paulo Faltay. Como resultado, percebemos a presença da persuasão como fio condutor da narrativa do documentário e que essa escolha deixa de fora discussões que apresentariam outros horizontes frente ao entendimento tecnopolítico das plataformas digitais, como por exemplo, a necessidade de regulação e a soberania de dados frente aos próprios alertas dados pelo filme, que considera a ação individual de desligar as notificações e o design ético como soluções.
Palavras-chave: Documentário; Persuasão; Plataformas digitais; Capitalismo de vigilância; Economia psíquica dos algoritmos.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Análise de Produtos Audiovisuais.
Autor(a): Juliana Conartioli Rodrigues
Orientador(a): Simone Luci Pereira
Data da defesa: 19/05/2022
Esta pesquisa analisa o espaço cultural e ativista Al Janiah (localizado na região do Bixiga/São Paulo) durante a pandemia, buscando compreender os seus múltiplos territórios (físico e on-line). Nos valemos da perspectiva teórica acerca da comunicação urbana que compreende esse espaço cultural como um nó que conecta e articula muitas redes de pessoas, ideias, sentidos de ativismo, imaginários, práticas de consumo, nos fluxos da cidade. Além da perspectiva da comunicação urbana, articulamos como eixos teórico-conceituais a noção de cultura enquanto epicentro da abordagem social e comunicacional; a noção de cultura enquanto recurso; a noção de identidades diaspóricas; a noção de territórios e multiterritórios; e as noções sobre consumo cultural e alternativo. O objetivo central foi compreender os territórios físico e online durante a pandemia em suas práticas de consumo cultural ativista dialogando com as formas de comunicação e culturas urbanas na cidade de São Paulo e no bairro do Bixiga. A metodologia adotada foi a pesquisa de inspiração etnográfica com base em situações de campo que envolveram dados produzidos na investigação na página do Facebook e no site oficial do Al Janiah (conteúdos postados, a articulação dos frequentadores/usuários, os discursos, além dos vídeos de relatos biográficos dos funcionários), como também nos eventos presenciais ocorridos entre outubro de 2020 e dezembro de 2021. Assim, procuramos trazer uma compreensão acerca do consumo ativista presente nos diferentes territórios do Al Janiah durante a pandemia, observando as re-existências presente no espaço físico, nos discursos e nas trajetórias de vida dos funcionários, articuladas as questões ativistas locais e translocais, dialogando com os grupos minoritários a partir de muitas redes e fluxos entre coletivos, movimentos sociais, partidos, mundo acadêmico.
Palavras-chave: Al Janiah; comunicação urbana; multiterritórios; ativismo; consumo cultural.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.
Autor(a): Fábio Levi Quintino
Orientador(a): Clarice Greco Alves
Data da defesa: 30/05/2022
Este trabalho tem por objetivo entender como o cancelamento de uma produção audiovisual afeta a relação entre fãs, produtoras e séries. O aumento das produções de séries mudou o mercado audiovisual, proporcionando a criação de novas plataformas de streaming para divulgação, porém com um alto número de cancelamento das séries que não alcançam a audiência desejada pelas empresas. No meio desta dinâmica de mercado há o fã que consome incessantemente seu objeto de adoração e sua opinião, muitas vezes, não é levada em consideração no processo de decisão. Para seu desenvolvimento serão utilizadas técnicas de análise nas redes sociais, revisão bibliográfica dos temas e estudo de caso de três séries canceladas: Anne with an E (CBC / Netflix, 2017-2019), Sense8 (Netflix, 2015-2017) e Heroes (NBC, 2006-2010). Entre os resultados, destacamos que, apesar de o cancelamento de produções estar geralmente ligado a questões de ordem econômica, casos específicos de organização dos fandoms demonstram que é possível obter conquistas de finais dignos para as histórias que durante anos foram amadas e acompanhadas pelos seus fãs.
Palavras-chave: Cancelamento; Fãs; Séries.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Autor(a): Marinéia Paiva Barbosa
Orientador(a): Malena Segura Contrera
Data da defesa: 13/06/2022
A presente pesquisa investiga a importância das práticas empáticas existentes na comunicação presencial no contexto da performance teatral, considerando a obra de Eugenio Barba, representante do Odin Teatret. O tema discutido é fator fundamental para a constituição da comunicação humana, primordialmente, nos processos miméticos que a constituem. O problema de pesquisa questiona: qual a importância das práticas empáticas no teatro de Eugenio Barba, considerando a dimensão da comunicação presencial da performance teatral? A palavra, por sua vez, é tão carregada de sentido quanto de poiesis e matéria carnal. O problema fundamental é que o teatro de Eugenio Barba não se limita nem somente ao texto, nem somente à encenação, pois ultrapassa essa dicotomia e considera o contexto social e cultural no qual ele se insere. O objetivo principal deste estudo é analisar o papel da empatia no bios cênico na comunicação presencial e como isso afeta a performance teatral. Derivados do objetivo geral, os objetivos secundários são: analisar a relação entre capacidade de estabelecer vínculos e o desenvolvimento da empatia na comunicação presencial e analisar de que forma as competências empáticas são fundamentais para o performer realizar as competências socioemocionais, cultivar novas aptidões cognitivas e acoplamentos sensoriais exigidas na performance teatral. Quanto à metodologia, ela é teórica bibliográfica qualitativa, mapeando os conceitos e interrelacionando-os acerca do tema, a relação entre empatia e comunicação presencial no teatro, considerado a partir do paradigma da complexidade. Utilizou-se o corpus da obra teatral de Eugenio Barba no período de 2017 a 2020. No primeiro capítulo, trabalhou-se os conceitos de Performance teatral e como ela é compreendida no Odin Teatret, fundado por Eugenio Barba. No segundo capítulo, verificou-se o Bios cênico como comunicação presencial e o papel da Empatia na comunicação presencial e investigação sob a ótica dos conceitos de imaginário e mediosfera (CONTRERA, 2010). O terceiro capítulo analisou o gesto em detrimento das palavras. O corpo como primeiro suporte de textos culturais e de processos comunicativos que possui historicidade e se interpenetra através de uma lógica recursiva. As referências teóricas utilizadas foram as contribuições de Paul Zumthor e Renato Cohen (2002), na compreensão do termo performance. O termo Imagem Midiática e O Imaginário como Vínculo é discutido por Baitello Jr. (2013, 2014) e Contrera (2017). O termo Mediosfera por Contrera (2017). Empatia, Emoção e Mimese são Odin Teatret e a Antropologia Teatral, através de Eugenio Barba (2009). Gunther Gebauer em Mimese como Cultura, nas Ciências Sociais (2004). A relação da mídia, sociedade, os campos estéticos, a arte e a média são pontuados por Morin (2000) e Sodré (2014). As relações entre comunicação e corpo a partir de Contrera (2003), Pross, Norval Baitello Jr. A conceituação do termo Cultura será tratada por Morin (1990), Imagem, Símbolo, Mito, Arquétipo e Imaginação a partir de Morin.
Palavras-chave: Performance Teatral; Empatia; Imaginário Cultural; Mimese; Vínculo; Comunicação presencial.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Adriel Geovane Diniz Lopes
Orientador(a): Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 14/06/2022
A presente dissertação objetivou analisar a espetacularização no perfil do candidato a presidente Jair Bolsonaro por meio da representação da Operação Lava Jato pelo presidenciável no período eleitoral. Foram estudadas as publicações feitas no perfil do presidenciável no período de 16 de agosto de 2018 a 28 de outubro de 2018, quando ocorreram o primeiro e o segundo turnos das eleições daquele ano. A metodologia foi fundamentada em Laurence Bardin (2016), com o enquadramento e suas categorias, buscando apoio em Cervi (2018), na análise de conteúdo automatizada, além de sustentação na conjuntura política e na fundamentação em conceitos e aplicações jurídicas. A hipótese inicialmente levantada foi a utilização da cobertura especular feita pela mídia sobre a Operação Lava Jato, que foi aproveitada pelo perfil do candidato na comunicação naquele período. Foi possível perceber a utilização da narrativa hegemônica sobre a Operação com o intuito de favorecer a construção da imagem do candidato como antissistema, anticorrupção e antipetista.
Palavras-chave: Lava Jato; Sociedade do Espetáculo; PT; Jair Bolsonaro; Eleições 2018; Judicialização; Twitter.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Autor(a): Rafael Rodrigues de Souza
Orientador(a): Malena Segura Contrera
Data da defesa: 15/06/2022
Com o crescente interesse da mídia impressa especializada em carreiras e negócios na temática do sofrimento psíquico no ambiente de trabalho, como observado nas revistas hegemônicas do segmento, tal fenômeno, antes reservado à análise crítica de autores especializados, passou a ser apresentado ao grande público pelo viés mercadológico. Visando compreender esta temática simbolicamente, à luz das ciências do imaginário, selecionamos as revistas Exame, Você S/A e Você RH para investigarmos reportagens publicadas no período de um ano, entre junho de 2019 e maio de 2020, que versassem sobre o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho. Considerando o corpus e o tema proposto, nosso problema foi: como o sofrimento psíquico é simbolicamente representado nas revistas selecionadas voltadas especificamente ao mundo corporativo? Nossa hipótese é de que enquanto alguns aspectos do sofrimento são extasiados outros são omitidos, revelando a redução simbólica do fenômeno, de forma que o conteúdo publicado esteja essencialmente ligado às ideias mercadológicas de aumento da produtividade e/ou do lucro, descartando o aspecto da totalidade simbólica e humana incluídas na questão. Dezenove matérias foram escrutinadas e criticadas no primeiro capítulo, para que no segundo capítulo evidenciássemos os exageros e as omissões, terminando com uma análise mítico-arquetípica do mitema do sofrimento, dividido em cinco categorias tidas como as ações “responsáveis” por diminuir ou resolver o problema, segundo as revistas. A temática dos martírios míticos gregos de Tântalo, Íxion, Prometeu, Sísifo e Danaides foi essencial para a nossa análise simbólica do sofrimento. Nossas conclusões apontam que, diferentemente de tomar o problema como algo a ser resolvido pragmaticamente, do ponto de vista mercadológico, como é o defendido indiretamente pelas revistas, é fundamental entendê-lo simbolicamente, pois isto revela que ele não é um problema em si, senão o sintoma de algo que vai mal na sociedade. Nossa pesquisa se fundamenta na leitura do imaginário proposta por Edgar Morin, Gilbert Durand e Malena Contrera, além de autores do campo da psicologia analítica, como Carl Gustav Jung, James Hillman e Verena Kast, assim como pesquisadores da área da sociologia do trabalho, tais como Christophe Dejours, Dietmar Kamper, André Gorz e Byung-Chul Han.
Palavras-chave: Imaginário; Mídia impressa; Revistas de negócios; Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): José Luiz Balestrini Junior
Orientador(a): Malena Segura Contrera
Data da defesa: 22/06/2022
Resumo: Considerando o cenário atual na relação do ser humano com a imagem, sua natureza simbólica e suas dimensões endógena e exógena (BELTING, 2014), refletimos no presente trabalho sobre novos desdobramentos do fenômeno da iconofagia (BAITELLO JR., 2014) e da utilização ideológica do imaginário (CONTRERA, 2017), através de uma possível substituição das imagens endógenas oníricas por imagens desenvolvidas tecnicamente; pensando o papel da imagem nos processos imaginários, o sonho é espaço de vivência das imagens endógenas. A cultura mediática e o império das imagens exógenas atuam diretamente sobre o modo como o ser humano contemporâneo lida com as imagens endógenas. Sendo o sonho exemplo da última categoria e de importância comprovada na resolução de problemas psicológicos individuais e coletivos, ou seja, valioso para o desenvolvimento de estratégias de resiliência. A partir dessa reflexão perguntamos no presente trabalho: como a relação atual do ser humano com as imagens exógenas influencia a maneira com que tratamos as imagens endógenas oníricas? Para cumprir tal tarefa, escolhemos como metodologia uma criteriosa revisão e comparação bibliográfica de diferentes campos do desenvolvimento científico de estudos da imagem, do imaginário e da imaginação, assim como dos sonhos; com o intuito de estabelecer um diálogo que abarcasse a diversidade com que o fenômeno pode ser observado, trouxemos para o presente trabalho de autores das seguintes áreas: antropologia, teoria da comunicação, biologia, neurociência, psicologia, sociologia, entre outros. Entre os autores consultados estão: Edgar Morin, que oferece noções importantes sobre o conceito de complexidade e da noosfera; Hans Belting, que nos ajuda a delinear a maneira de lidar com as diferentes dimensões da imagem; Malena Contrera, que define o conceito de Mediosfera e fala sobre o uso ideológico do imaginário; Norval Baitello Jr., que com o conceito de iconofagia nos mostra claramente como a invasão das imagens exógenas vem se estabelecendo e crescendo ao longo dos anos. Levamos em conta a importância do trabalho com os sonhos para a saúde geral do indivíduo e da coletividade, como apontado por C. G. Jung e consideramos sua importância para a criação de estratégias de resiliência, a partir dos moldes propostos por Boris Cyrulnik. Adicionamos dados da neurociência que mostram a decodificação de imagens oníricas, o estabelecimento de diálogos com sonhadores durante o sono REM e a identificação de neurônios que respondem de maneira exclusiva a determinadas imagens visuais. O objetivo principal foi o de propor uma reflexão crítica levando em conta o potencial das imagens simbólicas e os riscos da possível intervenção.
Palavras-chave: Imagem; Imaginário; Imaginação; Imagem Onírica; Sonho; Rebaixamento da Consciência; Inconsciente Coletivo; Mito; Mitologia; Ideológica e econômica dos sonhos.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Elfrides Luiz de Oliveira Júnior
Orientador(a): Antonio Adami
Data da defesa: 27/06/2022
A televisão passa por profundas mudanças na relação com as novas tecnologias. Este trabalho pretende discutir como o telejornalismo brasileiro vem adotando a transmidiação, um modelo de produção baseado na integração de meios de comunicação, a partir do estudo de caso do Jornal da Record News, exibido desde maio de 2011 em TV aberta no Brasil. Explorando a articulação entre televisão e internet, principalmente redes sociais, o jornal se apresenta aos telespectadores com uma narrativa transmídia. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os estudos sobre o telejornal citado, especificamente sobre as estratégias multiplataforma em seus primeiros dez anos. A metodologia que melhor se adequa ao tema pressupõe observação sistematizada, apoiada em estudos do telejornalismo e da linguagem e são inventariadas nas estratégias de articulação entre TV e internet adotadas pelo Jornal da Record News, de modo a propor uma categorização dos conteúdos multiplataforma produzidos pela equipe jornalística. A coleta de dados é realizada pessoalmente, por meio do exame dos documentos de análise. Também utilizamos para a pesquisa a metodologia da história oral, para entrevistas com os funcionários e diretores da emissora. A partir deste recorte, os resultados observados são de que, até a pandemia de Covid-19, a característica diferenciada do telejornal de entregar conteúdos transmidiáticos foi mantida para o público.
Palavras-chave: Transmidiação; Multiplataforma; Jornalismo transmídia; Televisão.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, cultura e memória.
Autor(a): José Luiz de Paula Junior
Orientador(a): Mauricio Ribeiro da Silva
Data da defesa: 27/06/2022
Este estudo tem como objetivo compreender os mecanismos de construção e disseminação de estereótipos, tendo os rótulos de cachaça como referência da pesquisa. Esta tese também busca identificar a potência comunicacional e as relações diretas da bebida com a cultura popular do Brasil, seja na esfera da cultura como vetor principal, seja na sua participação como coadjuvante na literatura, na música e na poesia. As cachaças e seus rótulos permeiam tanto as modalidades culturais populares quanto as da elite, tema esse tratado por Muniz Sodré e Santaella. Pesquisamos essa trajetória, ao longo da história do Brasil. No período colonial, o ponto de partida foram os apontamentos de Hans Stadem, do padre José de Anchieta, a carta de Pero Vaz de Caminha e o tratado de Pero Magalhães Gândavo. Seguimos até as coleções de rótulos de cachaça onde descobrimos a primeira garrafa de cachaça engarrafada e rotulada no Brasil, a ‘Manjopina’, produzida na fazenda Manjope em Pernambuco. Pesquisamos também documentos da Companhia das Índias Ocidentais, no Recife Holandês. Com as informações obtidas, foi possível constatar o poder comunicacional de um rótulo de cachaça já no Brasil colonial. A instauração da Inquisição em Portugal, as ações e proibições implementadas nesse país tiveram reflexos imediatos no Brasil, onde foram proibidas, pelo Santo Ofício, a produção e a impressão de livros e outras modalidades de impressos. Tais imposições não atingiram a impressão de rótulos de cachaça, que era realizada nos engenhos e ligada à elite agrícola, produtores de açúcar e cachaça. A liberação para a produção de livros e impressos acontece em 1808, com a chegada da família real e sua corte ao Rio de Janeiro, criando-se a imprensa Régia. O rótulo de cachaça no ambiente imperial teve como ponto de partida para as pesquisas, a obra ‘História das Artes Gráficas no Brasil’. Para melhor compreender o caminho percorrido até a República, também se buscou informações nas obras de Sérgio Buarque de Holanda, Darcy Ribeiro, Roberto Da Mata, Laura de Mello e Souza, Caio Prado Júnior e Lilia Schwarcz. Por fim, Harry Pross, Ivan Bystrina, Gilbert Durand, Edgard Morin, Malena Segura Contrera, Maurício Ribeiro da Silva, Alberto Klein, entre outros, deram o substrato para entender as narrativas simbólicas.
Palavras-chave: Comunicação idiatíca; Imaginário; Rótulo de cachaça.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Autor(a): Priscila Miranda Bezerra
Orientador(a): Simone Luci Pereira
Data da defesa: 30/06/2022
As cidades são um campo heterogêneo e de produção da alteridade, onde formas de comunicação urbana resultam de suas dinâmicas em constante articulação. Os estudos sobre cidades revelam o contexto de urbanização excludente das grandes metrópoles, onde os espaços são constantemente privatizados, demonstrando o caráter de cidade mercantilizada, bem como revelando as noções de territorialidades em disputa. Há décadas, ocorrem discussões em tono do direito a cidade, um conceito polissêmico que se tornou o slogan de diversos movimentos sociais mundo a fora. Em São Paulo, há inúmeros destes movimentos, principalmente os de moradia, como também há associações, urbanistas, coletivos, apoiadores, e demais representantes da sociedade civil, lutando para que espaços sejam democratizados, representados também por classes populares, como ocorre no Centro da cidade. Essa é uma discussão ampla, onde muitas são as formas de resistência, tais como as ocupações residenciais em imóveis abandonados. Esse tipo de intervenção é comum, ocorre desde a década de 1980, frente à necessidade habitacional e a falta de moradia digna. O abandono de imóveis é uma das consequência do despovoamento que ocorreu na região central, por volta da década de 1960, devido ao surgimento de outras centralidades, como o quadrante sudoeste, por exemplo, resultado em inúmeros espaços ociosos e degradados, ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, parcerias entre o poder público e privado geram a especulação imobiliária, e ainda, planos de revitalização urbana, que a partir do objetivo de restaurar os espaços, além de outras melhorias, focadas em atrair novos empreendimentos e turistas culturais, passa a beneficiar as classes mais abastadas, causando assim, a gentrificação, um fenômeno que “expulsa” embora que indiretamente, os seus antigos moradores, que são as classes populares. Essa pesquisa centra-se na análise da ocupação e Centro Cultural Ouvidor 63, formada em 2014 por um coletivo de artistas, motivados pelo imaginário de desenvolver um espaço coletivo de fomento à arte, se engajaram para ocupar um imóvel ocioso no Anhangabaú, Centro. O objetivo da dissertação é compreender a potência desta ocupação, onde formas de engajamento, resistência, artivismos, redes e fluxos geram formas de comunicabilidade urbana. A nossa investigação iniciou-se em março de 2020, ao mesmo tempo em que fomos isolados, devido à pandemia do Covid-19, tais circunstancias, nos impediram de visitar o local por mais de um ano. Inicialmente, a metodologia adotada foi o trabalho de campo de inspiração etnográfica digital, a partir da rede social Instagram, onde o coletivo é mais ativo, e posteriormente, presencial, após a abertura do espaço. Centramos na análise de uma situação, a 3ª Bienal de Artes do Ouvidor 63, ocorrida em 2021 para produzir os dados complementares e elucidar as questões levantadas neste estudo.
Palavras-chave: Comunicação urbana; ocupação artística; ouvidor 63; ativismo urbano; territorialidade.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.
Autor(a): Euclides Armando Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Clarice Greco Alves
Data: 18/10/2022
Resumo: Essa dissertação de mestrado pretende estudar as características da circulação de produtos audiovisuais dedicados à cultura popular nordestina no Youtube. O objetivo da pesquisa se concentra em identificar os elementos que relacionam os conteúdos da cultura nordestina e como esse conteúdo lida com ideários e estereótipos que perpetuam ou como agem de forma a apresentar um nordeste emancipado no imaginário coletivo. A investigação se inicia com um aporte teórico baseado nas teorias ligadas à cibercultura e as dinâmicas culturais dos meios digitais, passa por um aprofundamento nos Estudos Culturais Britânicos e Latino- americanos e se encerra com a análise de vídeos de três canais de Youtube que se autodenominam representantes da cultura nordestina.
Palavras-chave: Cultura popular, cibercultura, cultura da convergência
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais.
Autor(a): Tatiana Travassos de Menezes
Orientador(a): Simone Luci Pereira
Data da defesa:14/11/2022
Esta pesquisa analisa as atividades de Extensão e Cultura promovida pela AAAUO -Associação Atlética Acadêmica Unifesp Osasco e a Bateria Universitária Pirateria, dois agrupamentos de jovens universitários da EPPEN – Escola Paulista de Política Economia e Negócios – campus Osasco da Unifesp – Universidade Federal de São
Paulo durante a pandemia, buscando compreender as atividades realizadas virtualmente no Instagram. Tendo como base uma noção de cultura como ação política, buscamos compreender formas de atuação da bateria e da atlética estudantil ligadas à universidade no momento da pandemia da covid-19 no período compreendido de março de 2020 a março de 2022, em que todas as atividades presenciais da universidade ficaram suspensas, mas aconteceram de forma on-line e ficaram disponíveis no Instagram. Diante de um cenário de distanciamento social, verificamos e analisamos as formas de socialidades (MARTIN-BARBERO, 2004), vinculação e sentidos de solidariedade digital (GEORGIOU, 2020) na recepção virtual dos alunos ingressantes. A metodologia utilizada foi uma etnografia digital do evento (POLIVANOV, 2013; MILLER, 2020; HINE, 2015), e análise de lives/vídeos (LUPINACCI, 2021).
Palavras-chave: Culturas juvenis, Socialidade, Solidariedade Digital, Etnografia digital.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.
Autor(a): Paula Garcia
Orientador(a): Barbara Heller
Data da defesa: 14/12/2022
Sabemos que a desigualdade de gênero é uma velha discussão que perdura até os dias atuais no nosso país. Uma vez que nossa cultura é herdeira de relações patriarcais, perguntamos: como a produção dos coletivos teatrais feministas contribui para o processo comunicacional de combate às desigualdades de gênero no Brasil? Consideramos, então, o texto dramático como uma manifestação artística capaz de interagir e inquietar as plateias que comparecem nas mais variadas casas de espetáculos, teatros de bairro ou palcos ao ar livre. Esta dissertação analisa as narrativas do texto teatral amador escrito por coletivos feministas para entender como se expressam, quais vozes comparecem suas dores e anseios. O corpus compõe-se de cinco textos, um de cada região geográfica do Brasil: “Arremate de Teatro” (região Nordeste), “(Em) Companhia de Mulheres” (região Sul), “Frente Feminina” (região Centro-Oeste), “Mulheres Marajoaras em Cena” (região Norte) e rede artística “M.O.T.I.M - Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento” (região Sudeste). Partindo da hipótese de que esses textos escritos por mulheres, para todos, se constituem como um espaço de fala e identificação, confirmamos, a partir dos suportes teóricos sobre teatro, análise do discurso e movimento feminista, que os textos analisados se apresentam como formas igualmente potentes de catarse, sensibilização e resistência à domesticação e à opressão a que as mulheres ainda são submetidas.
Palavras-chave: Comunicação. Cultura midiática. Coletivos de teatro feminista. Discurso.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativas da memória: representações, identidades e culturas.
Autor(a): Roberto dos Santos Souza
Orientador(a): Barbara Heller
Data da defesa: 21/12/2022
A covid-19 impôs ao Brasil diversas mudanças e impactos sociais, políticos, econômicos e culturais. Observou-se politização da pandemia no Brasil desde seu início em março de 2020, graças à fragilidade das ações do governo federal no combate ao coronavírus e também ao seu negacionismo. Apesar da campanha “Vacina para todos”, encabeçada pela Academia Brasileira em Ciências, em janeiro de 2021, alguns grupos sociais foram mais deixados de lado que outros, como o das pessoas encarceradas, muito vulneráveis à doença pela insalubridade a que estão submetidos nas unidades prisionais em que estão cumprindo pena. A pandemia, desde seu início, tem sido veiculada em vários meios de comunicação e causou diversas reações na população. O objetivo da dissertação é mostrar como e se os impactos da pandemia da covid-19 são noticiados na mídia digital mineira sobre um presídio em Ribeirão das Neves – MG e dar visibilidade a esse grupo tão abandonado. Assim, investigaremos as disputas de poder no discurso da mídia e dos próprios detentos do presídio Inspetor José Martinho Drumond, nessa cidade, por meio de dez entrevistas orais, identificando os contrapontos existentes. Serão analisados textos jornalísticos veiculados nos jornais Estado de Minas e G1 globo.com/MG publicados no período de março de 2020 a março de 2022. Nossos suportes teóricos são, entre outros, desde Michel Foucault, Angela Davis, Achille Mbembe até as resoluções do Conselho Nacional de Justiça, concernentes à pandemia.
Palavras-chave: Covid-19; pandemia; mídia.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Narrativas da memória: representações, identidades e culturas.