Autor(a): Erick Borges Vieira
Orientador(a): Profa. Dra. Clarice Greco Alves
Data da defesa: 19/02/2024
Esta dissertação explora a evolução da televisão com ênfase na transição da TV tradicional aos serviços de streaming, destacando as transformações nos processos de produção, distribuição de conteúdo e consumo de mídia. No âmbito dessa mudança, buscamos resposta para as seguintes questões: qual é a oferta de produtos das plataformas de streaming em comparação com a programação da TV linear? Há produção específica para essas plataformas, que não sejam transmitidas na TV aberta? Há abertura nos serviços de streaming para interatividade com o telespectador? A pesquisa concentra-se na análise exploratória e qualitativa dos portais de streaming das cinco maiores emissoras de televisão brasileiras: Globo (Globoplay), SBT (SBT Vídeos), Record (PlayPlus), Bandeirantes (BandPlay) e RedeTV (RedeTV Go). O objetivo geral é compreender como a migração desses cinco principais canais de TV para o streaming, aliada à era da convergência de mídias, impacta os processos de produção e de consumo audiovisual. Como objetivos específicos, pretendemos descrever os portais de streaming das emissoras de TV brasileira mencionadas, identificar semelhanças e diferenças no que tange aos programas na oferta dos produtos audiovisuais, presença conteúdo exclusivo, formatos e formas de interatividade, identificar os sistemas de distribuição, participação e utilização de novos aplicativos e produtos e compreender como essas emissoras utilizam as redes sociais como ferramentas estratégicas para a divulgação de seus serviços de streaming. O estudo incorporou teorias sobre a cultura da convergência (Jenkins, 2009), a terceira fase da televisão contemporânea (Lotz, 2017) e explora a relação entre tecnologia, cultura e sociedade (Williams, 2016) e reflexões acerca das transformações tecnológicas na TV (Cannito, 2010). Por fim, destacamos que os resultados da análise demonstram que os serviços de streaming aparecem como protagonistas na produção e distribuição de conteúdo e apresentam uma nova forma de assistência, inaugurando um novo processo na programação televisiva, agora pautado pelas demandas individuais dos espectadores, mas com a ausência de possibilidades de interação entre usuários.
Palavras-chave: evolução da televisão; streaming; cultura da convergência; interatividade; TV brasileira.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Autor(a): Marta Beatriz Conceição Guedes
Orientador(a): Profa. Dra. Malena Segura Contrera
Data da defesa: 11/03/2024
Este trabalho objetiva investigar as representações do corpo apresentadas na série Altered Carbon, desde a sua primeira manifestação, enquanto matéria orgânica, passando pela sua relação com o mito, até chegarmos à sua desmaterialização no corpo hologramático habitado por uma Inteligência Artificial. Além disso, é objeto teórico da investigação entender se a imortalidade tecnológica apresentada na série, e apregoada pelo movimento transumanista, se mostra como uma consequência da dessacralização do corpo. A problemática da dissertação é: em que medida a cosmovisão transumanista, refletida na série Altered Carbon, por meio do massivo investimento em ciência e tecnologia, vende a ideia de imortalidade tecnológica, com base no apagamento do corpo, reflexo do desencantamento do mundo. Seria a tecnoimortalidade a redução do valor simbólico do corpo e da transcendência decorrente da cultura mediática? A metodologia utilizada tem base na análise de conteúdo, de Bardin (1988). O primeiro capítulo apresenta a série Altered Carbon, veiculada na Netflix, sendo composta por duas temporadas, com 18 episódios no total. Neste capítulo ainda são apresentadas as principais personagens da série e como o corpo e a imortalidade são exibidos na ficção, por meio da análise das cenas mais relevantes para investigação do objeto da pesquisa. No segundo capítulo é feita uma digressão do corpo arcaico até o corpo hologramático, partindo do corpo mitológico e passando pelas categorias de corpos identificadas na série. O terceiro capítulo traz os conceitos simbólicos de morte e imortalidade, percorrendo o caminho desde a irrupção da imagem de imortalidade e sua simbologia, chegando ao atual desejo tecnófilo de imortalidade tecnológica. Utiliza-se de pesquisa no site IMDb para demonstrar a relevância do tema, bem como o aumento do número de produções mediáticas versando sobre imortalidade; pesquisa na internet de casos de tentativa de imortalidade ou de retardamento da morte; e ainda, usa-se pesquisas documentais (livros, documentários e notícias) com intenção de aprofundamento da virtualização do corpo em prol da imortalidade tecnológica. Fundamentalmente, o trabalho tem base nos conceitos de corpo, morte, imortalidade, consciência, tecnologia e transumanismo. Utiliza-se o paradigma da Complexidade de Morin (2011). O termo transumanismo é tratado com Estulin (2019) e Ferry (2018). O termo corpo e seu apagamento são discutidos por Keleman (2001), Le Breton (2013) e Contrera (2005). Imagem, Símbolo, Mito, Arquétipo e Imaginação são trazidos a partir de Jung (2008), Chevalier (2020), Eliade (2018). A morte é tratada a partir de Morin (1970, 1975). O termo imortalidade foi desenvolvido por Alexandre (2018, 2022), Baudrillard (2002), Jung (2022) e Eliade (2018). Consciência e Consciente são entendidos a partir de Jung (2013) e Neumann (2008). Iconofagia é tratado a partir de Baitello Jr. (2005).
Palavras-chave: Corpo; Imortalidade; Transumanismo; Imaginário; Iconofagia.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Fábio Ranzani de Paiva
Orientador(a): Profa. Dra. Simone Luci Pereira
Data da defesa: 22/04/2024
O Bixiga é um território intercultural, com características periféricas, na região central da cidade São Paulo, mas que, historicamente, foi representado hegemonicamente como bairro italiano, no qual a produção audiovisual tem importante papel. O objetivo desta pesquisa é: compreender a contribuição do audiovisual periférico para o tensionamento das representações hegemônicas, propondo novas formas de percepção e (re)construção deste território. O corpus de análise envolveu as práticas e produções dos Coletivos Cinequebrada e Caramuja - pesquisa, memória e audiovisual, produtora do documentário Oxente, Bixiga! (Fagundes; Vargas, 2021). A escolha por esse recorte se deu pelo entendimento de que ambos exercem o ativismo político - no Bixiga e sobre o Bixiga -, através do audiovisual e dentro de uma perspectiva periférica ou contra-hegemônica, a partir de três eixos: produção audiovisual, atividades de formação e cineclubismo. A metodologia adotada foi a articulação entre análise fílmica e contextual, que envolve a análise da produção audiovisual (Prysthon, 2008; Souza, 2012, 2016) dos coletivos; e b. o trabalho de campo de inspiração etnográfica (De Oliveira, 2018; Geertz, 2008; Marcus, 1995; Pereira et al., 2024) em eventos, oficinas, exibição de filmes e diárias de gravação entre outros. Com base na análise contextual e fílmica, partindo do campo à teoria (Agier, 2015), buscamos compreender como esses coletivos constroem novas perspectivas de identidade e representação (García Canclini, 2001; Hall, 2003, 2014, 2016; Martín-Barbero, 2014b), tendo como perspectiva de abordagem a noção de comunicação urbana (Caiafa, 2002, Pereira; Rett; Bezerra, 2021) e as dinâmicas espaciais e de mobilidade na cidade (Aderaldo, 2017, 2021; Massey, 2000). Buscamos, assim, compreender novas foras de representar e construir a cidade e as formas de viver urbano.
Palavras-chave: identidade/representação; Bixiga; comunicação urbana; produção audiovisual; perspectiva periférica.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais.
Autor(a): Jorge Luis da Hora de Jesus
Orientador(a): Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
Data da defesa: 17/06/2024
Esta dissertação tem como objetivo analisar os estereótipos do negro na televisão brasileira, a partir dos programas de humor. O eixo central dedica-se a observar de que maneira estas agressões são diariamente apresentadas de forma invisibilizada que revisitam o olhar e o comportamento colonizador sobre as minorias usando como pano de fundo o humor (ferramenta de entretenimento) na televisão brasileira. O arcabouço teórico da pesquisa está baseado nos conceitos de Thompson (2011), que afirma que a comunicação deve ter sua análise, ao menos em parte, baseada no contexto social. Esta pesquisa parte do princípio de que a mídia brasileira se encontra ainda sustentada por uma narrativa em que o negro tem um estereótipo muito bem demarcado e que se reveste da forma como o europeu enxerga o Brasil. A hipótese é de que a produção do humor pode reiterar processos de estigmatização social e que a mídia hegemônica perpetua estereótipos raciais, permitindo que este estudo explore como essas dinâmicas se manifestam e são replicadas nos conteúdos de humor. A proposta metodológica para aplicação da base teórica refere-se à abordagem qualitativa, conforme descrito por Gil (2021). Como objeto de estudo, selecionou-se de forma aleatória através do google imagem os personagens e programas de humor para analisar os elementos estruturais do humor na televisão brasileira. Como resultado, buscou-se observar prioritariamente os programas humorísticos, uma vez que neste espaço as fronteiras são naturalmente imprecisas, possibilitando um jogo de posições em que o preconceito pode tanto ser manifesto como tomado como denúncia.
Palavras-chave: Humor; negro, televisão brasileira; estereótipo, mídia.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Título: Imaginário e causas sociais nas relações de visibilidade e audiência na telenovela Pantanal (2022)
Autor(a): André Luiz da Silva Camelo
Orientador(a): Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
Data da defesa: 24/06/2024
Esta pesquisa discorre a partir da perspectiva cultural de um fenômeno midiático que foi a telenovela Pantanal (2022) produzida e transmitida pela TV Globo. Este fenômeno reverberou em várias mídias e gêneros televisivos. Marcando a volta do audiovisual brasileiro, após uma pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), em especial da volta da teledramaturgia brasileira. A telenovela passava por um período de reprises onde a audiência já não atingia a grandes números. Neste momento histórico, além do conturbado momento político brasileiro, com várias autoridades eleitas com discursos negacionistas, antiecológicos e contra a cultura brasileira. A TV Globo precisava acertar em sua retomada, para isso escolheu a telenovela que mais mexeu com a audiência na década de 1990. Principalmente por ser realizada por uma emissora de TV menor e com menos estrutura. A telenovela Pantanal ainda estava nas lembranças de muitos, com um sentimento quase de nostalgia, mas nos jovens veio com um frescor e novidade. O fato é que Pantanal (2022) se tornou um fenômeno assim como sua versão de 1990. Assim como sua primeira versão, a Pantanal de 2022, surgiu com grandes inovações técnicas, e uma primorosa linguagem cinematográfica, além de temas adaptados e voltados a sociedade contemporânea (LGBTQIAP+, a emancipação da mulher, a questão das queimadas, o agronegócio) que buscaram agradar o maior público possível. Além de uma escalação de elenco de forma brilhante, com nomes consagrados e novos artistas, tudo junto com uma “máquina” de divulgação. Temos como primeiro objetivo entender a evolução da televisão, e a importância da audiência para a televisão comercial, que é totalmente custeada através da monetização da audiência. O segundo bjetivo específico mensurar o tempo de exposição de cada personagem, de acordo com metodologia própria, para isso utilizamos a ferramenta de análise de tendências Google Trends de modo a dimensionar o comportamento de interesse do público manifesto na busca por informações associadas aos principais personagens da telenovela, durante seu período de exibição. Com a finalidade de confirmação de tal interesse, também foram levantados dados relacionados com comportamento de interesse referente aos atores que atuaram na representação de tais personagens, buscando dimensionar a efetiva visibilidade dos personagens no enredo. A análise dos dados trouxe elementos que contradizem a lógica do dimensionamento do vínculo a partir da duração da exposição da imagem: personagens como José Leôncio, que protagoniza a história, ou Jove, seu filho que ao mesmo tempo participa da narrativa principal em processos de disputas com o pai além de conduzir um ramo próprio a partir de sua relação com Juma Marruá, os quais participam de grande volume das cenas transmitidas, apresentam comportamento de interesse significativamente inferior a outros personagens cuja exposição é menor, seja no volume ou na frequência de participação em cenas, tais como o Velho do Rio, Maria Marruá ou a própria Maria Bruaca. Por que personagens com pouco tempo de exposição conseguiram despertar mais interesse no público? Nossa hipótese é que a cultura foi o motivador deste interesse. Através da pesquisa conseguimos identificar elementos que remontam não só a cultura rural mas ao folclore pantaneiro, dessa forma podemos considerar que há um novo padrão, não só a visibilidade mas também o imaginário contribuiu para esse sucesso. Concluímos que apesar da visibilidade ser de grande importância, foi observado que o imaginário, os fatores míticos, culturais e folclóricos contribuem para essa adesão do público, e o que refletiu a audiência. Para isso fomos comprovar buscando dados na mídia especializada e na análise de interesse do público. Para atingir esse objetivo recorremos a autores com Guy Debord, Edgard Morin, Arlindo Machado, Muniz Sodré, Malena Segura Contrera, entre outros.
Palavras-chave: Imaginário; visibilidade; audiência; telenovela pantanal; google trends.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.