Dissertações Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Título: No Bixiga, sobre o Bixiga: produção audiovisual, representações e identidades urbanas em disputa

Autor(a): Fábio Ranzani de Paiva
Orientador(a): Simone Luci Pereira
Data da defesa: 22/04/2024

O Bixiga é um território intercultural, com características periféricas, na região central da cidade São Paulo, mas que, historicamente, foi representado hegemonicamente como bairro italiano, no qual a produção audiovisual tem importante papel. O objetivo desta pesquisa é: compreender a contribuição do audiovisual periférico para o tensionamento das representações hegemônicas, propondo novas formas de percepção e (re)construção deste território. O corpus de análise envolveu as práticas e produções dos Coletivos Cinequebrada e Caramuja - pesquisa, memória e audiovisual, produtora do documentário Oxente, Bixiga! (Fagundes; Vargas, 2021). A escolha por esse recorte se deu pelo entendimento de que ambos exercem o ativismo político - no Bixiga e sobre o Bixiga -, através do audiovisual e dentro de uma perspectiva periférica ou contra-hegemônica, a partir de três eixos: produção audiovisual, atividades de formação e cineclubismo. A metodologia adotada foi a articulação entre análise fílmica e contextual, que envolve a análise da produção audiovisual (Prysthon, 2008; Souza, 2012, 2016) dos coletivos; e b. o trabalho de campo de inspiração etnográfica (De Oliveira, 2018; Geertz, 2008; Marcus, 1995; Pereira et al., 2024) em eventos, oficinas, exibição de filmes e diárias de gravação entre outros. Com base na análise contextual e fílmica, partindo do campo à teoria (Agier, 2015), buscamos compreender como esses coletivos constroem novas perspectivas de identidade e representação (García Canclini, 2001; Hall, 2003, 2014, 2016; Martín-Barbero, 2014b), tendo como perspectiva de abordagem a noção de comunicação urbana (Caiafa, 2002, Pereira; Rett; Bezerra, 2021) e as dinâmicas espaciais e de mobilidade na cidade (Aderaldo, 2017, 2021; Massey, 2000). Buscamos, assim, compreender novas foras de representar e construir a cidade e as formas de viver urbano.

Palavras-chave: identidade/representação; Bixiga; comunicação urbana; produção audiovisual; perspectiva periférica.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais

Título: Tecnoimortalidade: a inutilidade do corpo e a redução simbólica do imaginário da imortalidade a partir da série Altered Carbon

Autor(a): Marta Beatriz Conceição Guedes
Orientador(a): Malena Segura Contrera
Data da defesa: 11/03/2024

Este trabalho objetiva investigar as representações do corpo apresentadas na série Altered Carbon, desde a sua primeira manifestação, enquanto matéria orgânica, passando pela sua relação com o mito, até chegarmos à sua desmaterialização no corpo hologramático habitado por uma Inteligência Artificial. Além disso, é objeto teórico da investigação entender se a imortalidade tecnológica apresentada na série, e apregoada pelo movimento transumanista, se mostra como uma consequência da dessacralização do corpo. A problemática da dissertação é: em que medida a cosmovisão transumanista, refletida na série Altered Carbon, por meio do massivo investimento em ciência e tecnologia, vende a ideia de imortalidade tecnológica, com base no apagamento do corpo, reflexo do desencantamento do mundo. Seria a tecnoimortalidade a redução do valor simbólico do corpo e da transcendência decorrente da cultura mediática? A metodologia utilizada tem base na análise de conteúdo, de Bardin (1988). O primeiro capítulo apresenta a série Altered Carbon, veiculada na Netflix, sendo composta por duas temporadas, com 18 episódios no total. Neste capítulo ainda são apresentadas as principais personagens da série e como o corpo e a imortalidade são exibidos na ficção, por meio da análise das cenas mais relevantes para investigação do objeto da pesquisa. No segundo capítulo é feita uma digressão do corpo arcaico até o corpo hologramático, partindo do corpo mitológico e passando pelas categorias de corpos identificadas na série. O terceiro capítulo traz os conceitos simbólicos de morte e imortalidade, percorrendo o caminho desde a irrupção da imagem de imortalidade e sua simbologia, chegando ao atual desejo tecnófilo de imortalidade tecnológica. Utiliza-se de pesquisa no site IMDb para demonstrar a relevância do tema, bem como o aumento do número de produções mediáticas versando sobre imortalidade; pesquisa na internet de casos de tentativa de imortalidade ou de retardamento da morte; e ainda, usa-se pesquisas documentais (livros, documentários e notícias) com intenção de aprofundamento da virtualização do corpo em prol da imortalidade tecnológica. Fundamentalmente, o trabalho tem base nos conceitos de corpo, morte, imortalidade, consciência, tecnologia e transumanismo. Utiliza-se o paradigma da Complexidade de Morin (2011). O termo transumanismo é tratado com Estulin (2019) e Ferry (2018). O termo corpo e seu apagamento são discutidos por Keleman (2001), Le Breton (2013) e Contrera (2005). Imagem, Símbolo, Mito, Arquétipo e Imaginação são trazidos a partir de Jung (2008), Chevalier (2020), Eliade (2018). A morte é tratada a partir de Morin (1970, 1975). O termo imortalidade foi desenvolvido por Alexandre (2018, 2022), Baudrillard (2002), Jung (2022) e Eliade (2018). Consciência e Consciente são entendidos a partir de Jung (2013) e Neumann (2008). Iconofagia é tratado a partir de Baitello Jr. (2005).

Palavras-chave: Corpo; Imortalidade; Transumanismo; Imaginário; Iconofagia;
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário

Título: O show tem que continuar: adaptações da TV aberta ao sistema de vídeo sob demanda

Autor(a): Erick Borges Vieira
Orientador(a): Clarice Greco Alves
Data da defesa: 19/02/2024

Esta dissertação explora a evolução da televisão com ênfase na transição da TV tradicional aos serviços de streaming, destacando as transformações nos processos de produção, distribuição de conteúdo e consumo de mídia. No âmbito dessa mudança, buscamos resposta para as seguintes questões: qual é a oferta de produtos das plataformas de streaming em comparação com a programação da TV linear? Há produção específica para essas plataformas, que não sejam transmitidas na TV aberta? Há abertura nos serviços de streaming para interatividade com o telespectador? A pesquisa concentra-se na análise exploratória e qualitativa dos portais de streaming das cinco maiores emissoras de televisão brasileiras: Globo (Globoplay), SBT (SBT Vídeos), Record (PlayPlus), Bandeirantes (BandPlay) e RedeTV (RedeTV Go). O objetivo geral é compreender como a migração desses cinco principais canais de TV para o streaming, aliada à era da convergência de mídias, impacta os processos de produção e de consumo audiovisual. Como objetivos específicos, pretendemos descrever os portais de streaming das emissoras de TV brasileira mencionadas, identificar semelhanças e diferenças no que tange aos programas na oferta dos produtos audiovisuais, presença conteúdo exclusivo, formatos e formas de interatividade, identificar os sistemas de distribuição, participação e utilização de novos aplicativos e produtos e compreender como essas emissoras utilizam as redes sociais como ferramentas estratégicas para a divulgação de seus serviços de streaming. O estudo incorporou teorias sobre a cultura da convergência (Jenkins, 2009), a terceira fase da televisão contemporânea (Lotz, 2017) e explora a relação entre tecnologia, cultura e sociedade (Williams, 2016) e reflexões acerca das transformações tecnológicas na TV (Cannito, 2010). Por fim, destacamos que os resultados da análise demonstram que os serviços de streaming aparecem como protagonistas na produção e distribuição de conteúdo e apresentam uma nova forma de assistência, inaugurando um novo processo na programação televisiva, agora pautado pelas demandas individuais dos espectadores, mas com a ausência de possibilidades de interação entre usuários.

Palavras-chave: evolução da televisão; streaming; cultura da convergência; interatividade; TV brasileira
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.