Processo Seletivo - Vagas Remanescentes

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

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Ano Letivo de 2025 (Primerio semestre)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.

A inscrição será realizada somente on-line.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
  2. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  3. Cópia do CPF;
  4. Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
  5. Cópia frente e verso do(s) diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
  6. Cópia frente e verso do diploma do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  7. Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
  8. Curriculum vitae documentado (de preferência, Lattes);
  9. Pré-projeto no qual conste: proposta do tema, apresentação, objetivo e bibliografia, conforme modelo ANEXO I. (*) DOC;
  10. Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00(**);
  11. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

  • Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
  • Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
  • Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.

(*) O Pré-Projeto de Pesquisa deve trazer elementos relevantes para a Área de Comunicação e/ou ser aderente ao escopo das pesquisas realizadas pelos docentes vinculados ao Programa, conforme disposto no endereço: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/corpo_docente.aspx
O Pré-Projeto de Pesquisa apresentado no processo seletivo poderá sofrer alterações caso o candidato venha a ser selecionado.

(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.

Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação.

O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.

Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgcomunicacao@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.

Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.

INDICAÇÃO DE ORIENTADOR
Os candidatos que desejarem ingressar no Programa com um orientador previamente especificado deverão mencionar essa escolha no campo apropriado do Pré-projeto de Pesquisa.
A indicação feita pelo candidato poderá ser aceita nos casos em que o orientador indicado tenha vagas disponíveis para orientação. Por isso, é importante que o tema do Pré-projeto de Pesquisa seja compatível com a linha de pesquisa do orientador escolhido. Recomendamos, para tanto, a leitura dos textos disponíveis na Bibliografia Específica Recomendada.
Caso o orientador indicado pelo candidato não tenha vagas disponíveis ou se não houver manifestação no campo específico destinado a essa indicação, a documentação do candidato será avaliada por docente(s) designado(s) pela coordenação do Programa.

A seleção do Programa de Mestrado e Doutorado compreende:

Etapa I - Eliminatória
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.

Etapa II - Apenas para os candidatos aprovados na Etapa I
Prova de Conhecimentos, Entrevista, Exame de proficiência em língua estrangeira e análise do Projeto de Pesquisa

ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
De 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.

ETAPA II - EXAMES DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira): Prova de Conhecimentos – 09 horas / Proficiência em Língua Estrangeira – 11 horas.
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira): Entrevista – a partir das 09 horas.

RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.

As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:

  1. Apresentar os seguintes documentos originais:
    a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
    b) CPF;
    c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
    d) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
    e) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
    f) Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
    g) Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
    h) 2 fotografias 3x4 (recentes).
    Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
    i) Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
    j) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa.
    Os candidatos que cursaram graduação ou Mestreado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
    k) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
    l) Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
  2. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
  3. Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
  4. Retirar o boleto para pagamento da matrícula.

Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP
Rua Dr. Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04026-002
Secretária do Programa: Christina Rodrigues
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 08 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

INÍCIO DAS AULAS
Dia 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira).

O Programa de Comunicação disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre de 2025 pode ser acessado na página do Programa, na seção Candidato/Aluno/Egresso > Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES. Para mais detalhes, acesse o link:
https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/assets/download/com_edital_PROSUP_2025-1.pdf