Ementa
Epistemologia, história da ciência e história da universidade; filosofia da ciência. Estrutura geral de uma pesquisa; normalização ABNT; publicação e apresentação de pesquisas. Bases de dados: cabi, medline, etc.; formas de acesso às bases de dados: internet, cd-rom, impressos, etc. Financiamento de pesquisa. Casuísticas e modelos experimentais. Didática e oratória. Papel do professor universitário. Relação professor-aluno. Técnicas e recursos audiovisuais. Ensino convencional e ensino construtivista. Ensinar a aprender. Plano de ensino: objetivos, ementa, conteúdo, avaliação, bibliografia e cronogramas. Técnicas e instrumentos de avaliação.
Bibliografia
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 10 ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1984.
ALVES, R. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. 13 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CARVALHO, A.M.; MORENO, E.; BONATTO, F.R.O.; SILVA, I.P. Aprendendo metodologia científica. São Paulo: O Nome da Rosa, 2000.
GARCIA. M. Normas para elaboração de dissertações e monografias. Disponível em <http://www.technovet.com.br/mauricio/mgnormas.htm>. Acesso em 20/04/2001.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1990.
REA, L.M. ; PARKER, R.A. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2000.
SAMPAIO, H. Ensino superior no Brasil. São Paulo: Huitec/FAPESP, 2001.
TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.